Slider

Brasília (21/02/2018) – A abertura do ano letivo da 19º Turma de Medicina e da 11º Turma de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é marcada por várias atividades desenvolvidas pelo Programa de Acolhimento ao Calouro (PAC), organizado por docentes e discentes da ESCS. O objetivo, segundo a diretora substituta, Vanessa Campos, é que haja integração entre os estudantes veteranos, docentes, novatos e que estes conheçam a realidade da ESCS.

A solenidade de abertura do ano letivo, que aconteceu na segunda-feira (19), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), mantenedora da Escola, foi a primeira atividade do PAC e contou com a presença dos 160 estudantes matriculados, familiares e amigos. A mesa de abertura teve a participação do diretor executivo da Fepecs, Marcos de Sousa Ferreira, da diretora geral substituta da ESCS, Vanessa Campos, e dos coordenadores dos cursos de medicina e enfermagem, respectivamente, Márcia Cardoso e Rinaldo Neves.

O diretor da Fepecs destacou a vitória dos alunos aprovados e fez uma apresentação breve sobre o organograma da Fepecs e seu vínculo com a Secretaria de Saúde do DF.

“Destacamos que a ESCS apresenta desde 2008 conceitos elevados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/MEC), sendo uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com modelo pedagógico inovador, aprendizagem centrada no estudante, com ensino baseado em problemas e didática construtivista. Isso é algo excepcional, e oferece a vocês um ensino de alto nível”, ressaltou o diretor, Marcos Ferreira.

Os representantes estudantis dos cursos de medicina e enfermagem, Fernanda Ramires e Fernanda Monteiro, respectivamente, também apresentaram as atividades do PAC a serem realizadas ao longo desta semana e parabenizaram os novos estudantes da ESCS.

O encerramento oficial do primeiro dia de acolhimento foi com a aula inaugural apresentada pela docente de Enfermagem Daniela Martins, sob o tema, a formação profissional da saúde: desafios e potencialidades. A proposta apresentada pela docente foi fazer uma reflexão juntamente com os aprovados sobre o compromisso da ESCS na formação cidadã no contexto social e educacional atual.

PAC - A recepção dos calouros, acompanhadas pelos pais e direção da Escola, é um momento de descontração e comemoração antes do início de muito estudo e dedicação. Serão quatro semanas de atividades de boas-vindas aos calouros, com ações solidárias, como doação de sangue, palestras direcionadas aos estudantes sobre depressão estudantil, entre várias outras.