98 profissionais iniciam a formação em várias áreas na rede de Saúde do DF

 

Brasília (17/03/2017) - A Secretaria de Saúde do Distrito Federal SES-DF, por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), instituição formadora dos residentes da SES-DF, realizou acolhimento dos 198 profissionais residentes que irão iniciar sua formação como especialistas em diversas áreas e atuarão na Rede de Saúde do DF.

 

O evento de acolhimento foi realizado em três dias, finalizado nesta quinta-feira (16), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), mantenedora da Escs, com a presença da subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Martha Gonçalves. A mesa de abertura contou ainda com a participação da gerente de residência da Escs, Vanessa Campos, a coordenadora da comissão de residência multi e uniprofissional, Ana Lúcia Salomon, a presidente da Associação Brasiliense dos Residentes Multiprofissionais, Giovanna Menezes e a docente da Escs Maria Rita Novaes.  Atualmente, a Rede conta com 450 profissionais residentes em formação nas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, farmácia, fonoaudiologia, serviço social, odontologia, cirurgia bucomaxilofacial e terapia ocupacional.

 

Reconhecimento – Na ocasião, foram entregues certificados de reconhecimento para os residentes destaque 2014, 2015 e 2016 das residências em: Enfermagem em Centro Cirúrgico, Saúde Mental do Adulto, Enfermagem em Nefrologia, Terapia Intensiva e para algumas autoridades e colaboradores que contribuíram na formação dos residentes. 

 

A enfermeira residente homenageada Mirelle Ferreira, que terminou o programa em 2016, ressalta o valor da residência não só na sua vida profissional. “Já estou no mercado de trabalho atuando na assistência e na área acadêmica, como preceptora em uma instituição privada. A residência é um divisor de águas para quem está saindo da faculdade porque, além da experiência enriquecedora, saímos de lá melhores como cidadãos”, disse Mirelle.

 

Prática - Para a coordenadora da residência de Enfermagem em Centro Cirúrgico em Rede, Jaqueline Gomes, o programa é fundamental para transformar os residentes em agentes de mudança e multiplicadores no cuidado com a segurança para o paciente.

Para a gerente de Residência da Escs, Vanessa Campos, o objetivo da residência multiprofissional é integrar os saberes de cada categoria profissional visando um plano terapêutico singular à realidade de cada paciente. "Registramos que estes programas de residência  multiprofissional completaram um ano de criação e tem contribuído para a integração de todo o sistema de saúde do Distrito Federal. Assim, a Secretaria de Saúde contribui para a formação de especialistas no Distrito Federal e para todo o país", disse.

Brasília (24/03/2017) – Coordenação de Pós Graduação e Extensão (CPEx/ESCS), da Escola Superior de Ciências da Saúde, convoca para matrícula em atendimento à chamada de Seleção Pública nº 1/2016/ PROFSAUDE/MPSF.

Acesse aqui a lista para matrícula:

http://www.fepecs.edu.br/arquivos/ConvMatricula24032017.pdf

Orientações para matrícula:

http://www.fepecs.edu.br/arquivos/InstMatricula24032017.pdf

EDITAL Nº 14, DE 23 DE MARÇO DE 2017

 

Brasilia (24/03/2017) A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), homologa resultado final do processo seletivo para a atividade de monitoria e concessão de bolsas de monitoria aos estudantes do curso de graduação em enfermagem para o ano de 2017, obedecendo às vagas estabelecidas no edital normativo nº 08, de 08 de fevereiro de 2017.

Acesse EDITAL Nº 14, DE 23 DE MARÇO DE 2017 com relação dos candidatos:

http://www.fepecs.edu.br/arquivos/Edital08RFMonitEnf2017.pdf

 
Preparem seus projetos!
Vem aí o Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da ESCS -PIC/ESCS 2019-2020. Em breve, lançamento do Edital de Seleção

Conheça a ESCS

ESCS
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IESC
Eletivas
Avaliação

ESCS

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma Instituição de Ensino Superior pública, vinculada a Secretaría de Estado de Saúde do Distrito Federal, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área da saúde. 

 

Atualmente a ESCS oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, incluindo programas de residência médica e multiprofissional 

 

O acesso aos cursos de graduação da ESCS ocorre uma vez ao ano sendo a seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

 

São admitidos anualmente 80 estudantes por curso (Medicina e Enfermagem), sendo 32 destas vagas por curso reservadas para o sistema de cotas. Na ESCS as cotas são destinadas a estudantes oriundos do ensino público do Distrito Federal. 

 

Ao longo dos seus 16 anos de existência ESCS já formou mais de 800 médicos e 240 enfermeiros. Nossos cursos de graduação obtiveram nota máxima em todas as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação/INEP por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Monitoria

Monitoria
Resolução nº 35/2007- Regulamenta a atividade de monitoria na Escola Superior de Ciências da Saúde

Resolução n° 35/2007 do colegiado de ensino, pesquisa e extensão/escs que regulamenta a atividade de monitoria, remunerada e não remunerada, na Escola Superior de Ciências da Saúde.
Resolução n 35

IESC

A Interação Ensino, Serviços e Comunidade (IESC) é um programa educacional realizado semanalmente nas quatro primeiras séries do curso de Medicina da ESCS. Está fundamentada em um novo paradigma de atuação médica que introduz importante mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para uma rede de serviços e a atuação na comunidade. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social desde a primeira série. Os cenários de ensino e os campos de atuação são os ambientes comunitários, as unidades básicas de saúde (unidades do Programa Família Saudável e centros de saúde) e os hospitais regionais.

Ao extrapolarem os ambientes dos hospitais universitários, os estudantes interagem com diversos cenários de aprendizagem e ampliam seus conhecimentos relacionados à medicina comunitária e ao sistema e políticas de saúde local e regional. Desenvolvem habilidade de iniciação científica nas múltiplas áreas e interagem com os outros módulos de ensino. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática, ao interagir com as outras unidades educacionais, propicia a quebra da dicotomia teoria/prática.

A IESC tem como propósito fortalecer uma parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade, tendo como marco de referência os planos de desenvolvimento regional.

Para isto busca desenvolver uma educação médica humanitária, promovendo o contato precoce com famílias de comunidades adstritas e usuários do serviço de atenção primária, convivendo com os determinantes de saúde-doença, e participando de diagnósticos globais e intervenções coletivas, familiares e individuais.

Cenários:

Sobradinho

- Centro de Saúde 01- Quadra 14 área especial nº 22/23 fone 35912779 35911829

- Centro de Saúde 02 -Quadra 03 área especial conj D/E 34872196 , 35912744, 35916342

- Centro de Saúde 03 -AR 13 conjunto 07 AE -34856775/ 34857596

Samambaia

- Centro de Saúde 02 -QR 611 área especial 33591001

- Centro de Saúde 03 -QN 429 conjunto F lote 01 33595500

- Centro de Saúde 04 -QN 512 conjunto 02 lotes 01,03 e 03 33581335, 33582828

Taguatinga

- Centro de Saúde 08 -QNL 24 AE 34751012

Recanto das Emas

- Centro de Saúde 02 -Quadra 102 área especial 33342975

Eletivas

Eletivas
Regulamento dos Módulos/Estágios de atualização (Eletivas)

Entende-se por módulo de atualização a atividade acadêmica obrigatória, de caráter complementar, cumprida anualmente pelo estudante da primeira a quarta série e na sexta série do curso, de acordo com os Calendários Acadêmicos aprovados pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE. Na sexta série, será denominado Estágio Eletivo.

Tem como características essenciais:

1ª. Ser escolhida pelo estudante conforme seu próprio interesse, levando em consideração suas aptidões, daí ser também chamada de atividade eletiva;

2ª. Ser ministrada por meio da imersão do estudante em um serviço que desenvolva atividades relacionadas às ciências básicas ou clínicas.

Da existência dos módulos de atualização na estrutura curricular da ESCS resulta a possibilidade de construção de currículos personalizados, bem como de contemplar vocações individuais, valorizando o estudante em sua singularidade.

FAÇA DOWNLOAD AQUI

Avaliação


O sistema de avaliação do curso é formativo e somativo. Os enfoques do sistema de avaliação do curso de Medicina são o(a):
- Estudante; - Docente; - Unidade Educacional/Estágio.

Os estudantes, docentes e unidades educacionais são avaliados de maneira formativa, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e de maneira somativa identificando desempenho e o grau de alcance dos objetivos pré-estabelecidos para uma determinada fase do programa. A avaliação do desempenho escolar do estudante será realizada segundo o Regimento da ESCS, Título V da Avaliação e da Verificação do Rendimento Acadêmico, da Promoção e da Reprovação nos seus artigos 127 a 139.

DOWNLOAD DO MANUAL DE AVALIAÇÃO GRADUAÇÃO EM MEDICINA

 

Unidades - localização

ESCS Medicina
ESCS Enfermagem - Samambaia

ESCS Medicina

ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde - SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs CEP 70.710-907

Brasília/DF Fone: 61 3326 9300

ESCS Enfermagem - Samambaia

 

Quadra 301 Conj. 4 Lote 1 – Centro Urbano
Samambaia Sul – Brasília - DF
CEP: 72.300 - 537
Tel/Fax: (55) 61 - 3358 2370
Endereço Eletrônico: http://www.escs.edu.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesso ao LYCEUM

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