O evento que termina hoje (22) tem a participação de 300 inscritos

 

Brasília (22/02/2019) – A abertura da II Jornada Acadêmica de Saúde Mental Interdisciplinar – Jasmin, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), foi realizada na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Universidade de Brasília, no Campus da Ceilândia. O objetivo do evento, sob o tema Desconstruindo paradigmas e ressignificando caminhos na Saúde Mental, é ampliar os conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação dos profissionais de saúde e demais atores do Distrito Federal (DF). 

 

Segundo a coordenadora do evento e do Programa Multiprofissional em Saúde Mental–Adulto, Helicinia Peixoto, o encontro visa proporcionar reflexões, debates e encontros para o trabalho em consonância com o modelo de Atenção Psicossocial, a partir da clínica ampliada, fortalecendo a atuação interdisciplinar e intersetorial.  “Considerando o contexto apresentado, fica evidente a necessidade de promover espaços de formação continuada e articulação entre as diversas disciplinas e atores do campo da Saúde Mental”, ressaltou Helicínia.

 

Segundo Jéssica Béda, fisioterapeuta residente, organizar a JASMIN foi um símbolo de superação. “No começo não esperávamos que seria um evento dessa proporção, com jornada de trabalho de 60 horas, usuários e serviços para atender, e sem recursos financeiros, mas deu tudo certo. Os participantes estão aproveitando e dando feedback positivo. Vê-los empolgados nos dá forças para continuar. Foi uma experiência maravilhosa, que acredito que tenha um impacto para a sociedade necessário na conjuntura em que estamos presentes”, disse Jéssica.

 

Para a farmacêutica residente, Rachel Bedatt Silva,  a experiência em organizar a jornada foi um desafio e ao mesmo tempo muito gratificante. “Este é o momento em que nós conseguimos nos aproximar das referências em saúde mental, trocar experiências e promover debates. Ações que se tornam muito importantes ainda mais no contexto atual da saúde mental”, falou Rachel.

 

A abertura teve apresentação de aula magna sobre o tema da Jornada e mesas redondas que abordaram os seguintes assuntos: Saúde Mental e Políticas - desafios e limites atuais; Convivência e Contratualidade - uma abordagem no território e Rede de Atenção à Saúde: os desafios da integração. O encerramento acontece na tarde de hoje (22) com apresentações de Trabalhos Científicos.

 

II Jornada – Contou com a participação de 300 inscritos, entre residentes, preceptores e colaboradores do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e recebeu 12 submissões de trabalhos científicos.

 

(Brasília, 28/02/2019) – A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), realizou, na manhã e tarde dessa segunda-feira (25), cerimônia de acolhimento dos médicos residentes da SES-DF dos Programas de residência desenvolvidos no Instituto Hospital de Base de Brasília; dos hospitais regionais da Ceilândia; do Paranoá; Materno Infantil de Brasília; Gama,Asa Norte, Sobradinho, Santa Maria e do Hospital São Vicente de Paula.

 

Participaram do evento, realizado no auditório da Fepecs, docentes, estudantes veteranos, e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Durante a abertura, o chefe da pasta enfatizou a importância da formação de excelência de profissionais de saúde para melhorar os serviços da rede pública do Distrito Federal.

 

 “A intenção da Secretaria de Saúde é na manutenção da Fepecs dentro da pasta, porque é uma ferramenta essencial para a formação de todos aqui, seja na graduação, seja na residência. É importante que vocês sejam integrantes desse sistema, e que possam colaborar também com a saúde do DF”, afirmou o secretário, ao dar as boas-vindas aos 160 novos estudantes e parabenizá-los pela aprovação na residência.

 

O diretor Executivo da Fepecs, Marcos de Sousa Ferreira, enfatizou a importância da Fundação e dos programas de residência da SES-DF. “Somos a única fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde que está dentro de uma secretaria de Saúde do Brasil. Isso é uma honra, e vamos poder ajudar todas as nossas unidades de saúde, hospitais, UPAs, UBSs na sua assistência”, disse.

 

GESTÃO – Durante seu pronunciamento, o secretário de Saúde explicou aos residentes sobre as recentes mudanças na gestão das unidades de pronto atendimento (UPAs) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que agora integram o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF). Uma delas é a flexibilidade trazida pelo novo modelo, que possibilitou conseguir medicamentos e insumos de forma mais célere.

“Conseguimos observar que de 300 itens faltando entre medicamentos nas UPAs ou no Hospital de Santa Maria, já estamos restabelecendo quase 70% deles em uma semana. Isso nos dá um dinamismo para ofertar o melhor para a população”, comentou Okumoto.

 Além disso, para aumentar a transparência, o secretário lembrou que a reestruturação em curso da Secretaria de Saúde criará uma subsecretária voltada à avaliação mensal de todos os contratos existentes dentro da pasta. “A Secretaria de Saúde estará, dia a dia, acompanhando todos os contratos existentes, para que realmente tenhamos uma gestão mais eficiente”, garantiu.

 

Um exemplo citado por Okumoto dessa melhora na gestão foi que, em menos de dois meses, a Secretaria de Saúde colocou em dia as contas anteriores da pasta. “Nós já pagamos quase R$ 1 bilhão em contas, com empresas que estavam diretamente trabalhando e fornecendo seus serviços para a Secretaria de Saúde. Esse volume de recursos é muito grande, e já conseguimos estabelecer algumas melhorias dentro da rede, mas queremos fazer ainda mais”, concluiu.

 

Da Ascom Fepecs com Agência Saúde 
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

 

 

 
 
 
 
É com muito pesar que a Direção da Escola Superior de Ciências da Saúde comunica o falecimento do Dr. José Domingues dos Santos Júnior, docente do Curso de Graduação em Medicina desde a criação desta ESCS.
 
Informamos que o velório do nosso querido  Dr. José Domingues dos Santos Júnior será no dia 16/03/2019 (sábado), das 14h às 17h, na capela 10, do Cemitério Campo da Esperança.
 
   

 

 

 

 

Em três dias de evento foram mais de 300 participantes de várias regiões do país

(Brasília, 26/03/2019) – A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) realizou, na quinta-feira passada (21), solenidade de abertura do 1º Simpósio de Metodologias Ativas na Educação, que foi encerrado no sábado (23) e teve o objetivo de promover discussões e cursos sobre as diferentes demandas das metodologias ativas com as diversas estratégias educacionais.

A abertura do evento contou com a presença do diretor executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Fundação que mantém a ESCS e vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Marcos de Sousa Ferreira, do diretor da ESCS,Ubirajara Picanço, da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Distrito Federal, Rosalina Sudo, e do coordenador do curso de Enfermagem da ESCS,Rinaldo Neves.

O coordenador ressaltou que o simpósio é um sonho realizado e que contou com a participação de profissionais de outras áreas, alem da educação, comoenfermeiros, educadores, engenheiros, advogados, educadores físicos, veterinários, fisioterapeutas, além de médicos e estudantes. A presidente da Aben destacou, por sua vez, a metodologia ativa como uma metodologia de transformação na maneira de ver, de pensar e de fazer a educação.

O diretor da ESCS enfatizou, por sua vez, que a metodologia ativa está presente desde o inicio dos cursos de medicina e enfermagem. “O Simpósio é uma maneira de trazer novas formas da aplicação de metodologia ativa e uma grande oportunidade de discussão para poder saber o que está acontecendo nas diversas outras áreas”, disse.

O diretor da Fepecs, que finalizou a mesa de abertura, parabenizou a organização do Simpósio e ressaltou a importância do evento. “Este Simpósio levanta debates importantes na educação tendo como objetivo a aprendizagem ativa na formação de profissionais, sendo o estudante responsável pela construção do seu próprio conhecimento, a partir do estudo do problema”, destacou.

A líder do grupo de pesquisa em metodologias ativas da ESCS e coordenadora do primeiro simpósio de metodologias ativas na educação, Manuela Costa Melo, reforçou que o evento visa promover a aprendizagem ativa e a adequação dos projetos pedagógicos das instituições de ensino às novas diretrizes curriculares nacionais. Na ocasião, a doutora em saúde coletiva, Eliana Ribeiro, docente da Universidade do Rio de Janeiro, realizou palestra de abertura sob o tema “Trajetória histórica de transformações educacionais com as metodologias ativas: desafios para a formação de profissionais contemporâneos. 

 

(da esquerda para a direita): professora Manuela Costa; Rosalina Sudo ( presidente da Aben); Rinaldo Neves (Coordenador do Curso de Enfermagem); Eliana Ribeiro (palestrante) e o diretor da ESCS, Ubirajara Picanço.

Preparem seus projetos!
Vem aí o Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da ESCS -PIC/ESCS 2019-2020. Em breve, lançamento do Edital de Seleção

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ESCS

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma Instituição de Ensino Superior pública, vinculada a Secretaría de Estado de Saúde do Distrito Federal, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área da saúde. 

 

Atualmente a ESCS oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, incluindo programas de residência médica e multiprofissional 

 

O acesso aos cursos de graduação da ESCS ocorre uma vez ao ano sendo a seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

 

São admitidos anualmente 80 estudantes por curso (Medicina e Enfermagem), sendo 32 destas vagas por curso reservadas para o sistema de cotas. Na ESCS as cotas são destinadas a estudantes oriundos do ensino público do Distrito Federal. 

 

Ao longo dos seus 16 anos de existência ESCS já formou mais de 800 médicos e 240 enfermeiros. Nossos cursos de graduação obtiveram nota máxima em todas as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação/INEP por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Monitoria

Monitoria
Resolução nº 35/2007- Regulamenta a atividade de monitoria na Escola Superior de Ciências da Saúde

Resolução n° 35/2007 do colegiado de ensino, pesquisa e extensão/escs que regulamenta a atividade de monitoria, remunerada e não remunerada, na Escola Superior de Ciências da Saúde.
Resolução n 35

IESC

A Interação Ensino, Serviços e Comunidade (IESC) é um programa educacional realizado semanalmente nas quatro primeiras séries do curso de Medicina da ESCS. Está fundamentada em um novo paradigma de atuação médica que introduz importante mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para uma rede de serviços e a atuação na comunidade. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social desde a primeira série. Os cenários de ensino e os campos de atuação são os ambientes comunitários, as unidades básicas de saúde (unidades do Programa Família Saudável e centros de saúde) e os hospitais regionais.

Ao extrapolarem os ambientes dos hospitais universitários, os estudantes interagem com diversos cenários de aprendizagem e ampliam seus conhecimentos relacionados à medicina comunitária e ao sistema e políticas de saúde local e regional. Desenvolvem habilidade de iniciação científica nas múltiplas áreas e interagem com os outros módulos de ensino. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática, ao interagir com as outras unidades educacionais, propicia a quebra da dicotomia teoria/prática.

A IESC tem como propósito fortalecer uma parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade, tendo como marco de referência os planos de desenvolvimento regional.

Para isto busca desenvolver uma educação médica humanitária, promovendo o contato precoce com famílias de comunidades adstritas e usuários do serviço de atenção primária, convivendo com os determinantes de saúde-doença, e participando de diagnósticos globais e intervenções coletivas, familiares e individuais.

Cenários:

Sobradinho

- Centro de Saúde 01- Quadra 14 área especial nº 22/23 fone 35912779 35911829

- Centro de Saúde 02 -Quadra 03 área especial conj D/E 34872196 , 35912744, 35916342

- Centro de Saúde 03 -AR 13 conjunto 07 AE -34856775/ 34857596

Samambaia

- Centro de Saúde 02 -QR 611 área especial 33591001

- Centro de Saúde 03 -QN 429 conjunto F lote 01 33595500

- Centro de Saúde 04 -QN 512 conjunto 02 lotes 01,03 e 03 33581335, 33582828

Taguatinga

- Centro de Saúde 08 -QNL 24 AE 34751012

Recanto das Emas

- Centro de Saúde 02 -Quadra 102 área especial 33342975

Eletivas

Eletivas
Regulamento dos Módulos/Estágios de atualização (Eletivas)

Entende-se por módulo de atualização a atividade acadêmica obrigatória, de caráter complementar, cumprida anualmente pelo estudante da primeira a quarta série e na sexta série do curso, de acordo com os Calendários Acadêmicos aprovados pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE. Na sexta série, será denominado Estágio Eletivo.

Tem como características essenciais:

1ª. Ser escolhida pelo estudante conforme seu próprio interesse, levando em consideração suas aptidões, daí ser também chamada de atividade eletiva;

2ª. Ser ministrada por meio da imersão do estudante em um serviço que desenvolva atividades relacionadas às ciências básicas ou clínicas.

Da existência dos módulos de atualização na estrutura curricular da ESCS resulta a possibilidade de construção de currículos personalizados, bem como de contemplar vocações individuais, valorizando o estudante em sua singularidade.

FAÇA DOWNLOAD AQUI

Avaliação


O sistema de avaliação do curso é formativo e somativo. Os enfoques do sistema de avaliação do curso de Medicina são o(a):
- Estudante; - Docente; - Unidade Educacional/Estágio.

Os estudantes, docentes e unidades educacionais são avaliados de maneira formativa, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e de maneira somativa identificando desempenho e o grau de alcance dos objetivos pré-estabelecidos para uma determinada fase do programa. A avaliação do desempenho escolar do estudante será realizada segundo o Regimento da ESCS, Título V da Avaliação e da Verificação do Rendimento Acadêmico, da Promoção e da Reprovação nos seus artigos 127 a 139.

DOWNLOAD DO MANUAL DE AVALIAÇÃO GRADUAÇÃO EM MEDICINA

 

Unidades - localização

ESCS Medicina
ESCS Enfermagem - Samambaia

ESCS Medicina

ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde - SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs CEP 70.710-907

Brasília/DF Fone: 61 3326 9300

ESCS Enfermagem - Samambaia

 

Quadra 301 Conj. 4 Lote 1 – Centro Urbano
Samambaia Sul – Brasília - DF
CEP: 72.300 - 537
Tel/Fax: (55) 61 - 3358 2370
Endereço Eletrônico: http://www.escs.edu.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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