A Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Extensão (CPEx) tem como objetivo coordenar e supervisionar a execução dos programas dos cursos de Pós-Graduação e extensão, sendo composta pela Gerência de Mestrado e Doutorado e Gerência de Residência, Especialização e Extensão sendo esta última composta por dois núcleos – Núcleo de Especialização e Extensão e o Núcleo de Residência. 

Gerência de Mestrado e Doutorado 

A Gerência de Cursos de Mestrado e Doutorado tem como competência administrar e gerenciar as atividades referentes aos cursos de mestrado e doutorado na forma da legislação vigente, e estará preferencialmente sob a responsabilidade de um profissional com título de mestrado ou doutorado, que terá as competências de apoiar e desenvolver projetos, estudar e divulgar a legislação e informações acadêmicas, elaborar relatórios e acompanhamento dos cursos e submeter à Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Extensão, todos os assuntos relativos ao desenvolvimento das atividades de docentes e discentes a ela vinculados. 

GERÊNCIA DE RESIDÊNCIA, ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO – GREEx 

A Gerência de Residência, Especialização e Extensão compete administrar e gerenciar as atividades pedagógicas referentes aos Programas de Residências e os Cursos de Especialização e Extensão em consonância com o Projeto Pedagógico da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS. 

Núcleo de Residência - NR 

Ao Núcleo de Residência, compete executar e acompanhar as atividades dos Programas de Residências Médica e de Residências em Área Profissional da Saúde e estará preferencialmente sob a responsabilidade de um profissional docente da Pós-Graduação.

A Residência Médica caracteriza-se como oportunidade de especialização médica em áreas básicas e outras especialidades. Na secretaria de Estado de Saúde do DF, são oferecidos 86 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC, desenvolvidos em 10 (dez) hospitais da rede (HBDF, HRAS, HRAN, HRS HRPa, HRP, HRT, HSVP, HRC e HRG), totalizando uma média de 620 vagas/bolsas. Sendo o ingresso para as vagas através de concurso público.

A Residência em Área Profissional caracteriza-se como oportunidade de especialização nas áreas de Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial), Programa oferecido no HBDF com oferta de 06 vagas, os Programas de Enfermagem, são oferecidos em diferentes áreas e em 05 hospitais da rede (HBDF, HRAS, HRAN, HRT e HRG), com oferta de 104 vagas, e a Residência em Nutrição é oferecida em 02 hospitais da rede (HRAN e HRC), com oferta de 40 vagas. 

Núcleo de Especialização e Extensão - NEEx 

Ao NEEx, compete analisar e fornecer parecer para a execução dos projetos de cursos especialização e extensão, bem como, elaborar relatórios sobre o seu funcionamento e acompanhamento. Os cursos são solicitados e executados por demanda de diferentes setores da SES, dentre eles os Programas de Residências Médica e de Residências em Área Profissional da Saúde.

O NEEx analisa e acompanha a execução dos cursos obrigatórios de Metodologia Científica para Residentes, dos mini-cursos e cursos de Extensão das Ligas Acadêmicas, das Sessões Tutoriais para docentes dentre outras atividades, além de estabelecer  parcerias com outras instituições como FIOCRUZ, GANEP/SP, Ministério da Saúde. 

Relatório da análise de processos de afastamento para estudo

Período – 01 de janeiro a 14 de outubro de 2011-

I – Análise de processos com solicitação de dispensa de ponto para estudos de pós-graduação:


Nível de pós-graduação

N° de processos

Lato sensu

Residência

06

Especialização

16

Strito sensu

Mestrado

14

Doutorado

07

Total de projetos analisados

43

 

II. Análise de processos de encerramento de dispensa de ponto para estudos de pós-graduação

:


Nível de pós-graduação

N° de processos

Lato sensu

Residência

-

Especialização

03

Strito sensu

Mestrado

03

Doutorado

01

Total de projetos analisados

07

 

III. Processos não analisados:

 


Motivo

N° de processos

Não era curso de stricto ou lato sensu

07

Autorizado apenas horário especial

02

Servidor solicitou exoneração

01

O período do curso já havia passado

01

Total de projetos analisados

11

 

IV. Processos que retornaram com sugestão de correções:

 


Nível de pós-graduação

N° de processos

Lato sensu

Residência*

01

Especialização*

01

Strito sensu

Mestrado

-

Doutorado*

01

Total de projetos analisados

03

 

* Não atendeu às exigências dos artigos 5°, 7° e 10° do decreto 29.290.

 

 

Ultimas noticias

 

A GCMD coordenou o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu na ESCS, o Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, em parceria com a Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Este Convênio permitiu que 21 servidores da SES/DF, sendo 06 servidores docentes da ESCS, obtivessem o título de Mestre em 2011. Em 2012 estão previstos outros cursos.

Atualmente, estamos na 2ª edição do Curso de Especialização em Nutrição Clínica Enteral e Parenteral em convênio com o GANEP/SP. Estão participando 80 profissionais da saúde de todos os Estados, sendo 10 bolsistas servidores da SES-DF.

Total de Processos analisados no período = 64

Conheça a ESCS

Teste de Progresso/2017
ESCS
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IESC
Eletivas
Avaliação

Teste de Progresso/2017

Realização de Teste de Progresso.

Período de Inscrição: 10 a 25 de agosto de 2017

Data Provável de Realização do Teste: 20 de setembro 2017

Link de acesso: http://www.concursos.ufms.br

 

ESCS

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma Instituição de Ensino Superior pública, vinculada a Secretaría de Estado de Saúde do Distrito Federal, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área da saúde. 

 

Atualmente a ESCS oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, incluindo programas de residência médica e multiprofissional 

 

O acesso aos cursos de graduação da ESCS ocorre uma vez ao ano sendo a seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

 

São admitidos anualmente 80 estudantes por curso (Medicina e Enfermagem), sendo 32 destas vagas por curso reservadas para o sistema de cotas. Na ESCS as cotas são destinadas a estudantes oriundos do ensino público do Distrito Federal. 

 

Ao longo dos seus 16 anos de existência ESCS já formou mais de 800 médicos e 240 enfermeiros. Nossos cursos de graduação obtiveram nota máxima em todas as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação/INEP por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Monitoria

Monitoria
Resolução nº 35/2007- Regulamenta a atividade de monitoria na Escola Superior de Ciências da Saúde

Resolução n° 35/2007 do colegiado de ensino, pesquisa e extensão/escs que regulamenta a atividade de monitoria, remunerada e não remunerada, na Escola Superior de Ciências da Saúde.
Resolução n 35

IESC

A Interação Ensino, Serviços e Comunidade (IESC) é um programa educacional realizado semanalmente nas quatro primeiras séries do curso de Medicina da ESCS. Está fundamentada em um novo paradigma de atuação médica que introduz importante mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para uma rede de serviços e a atuação na comunidade. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social desde a primeira série. Os cenários de ensino e os campos de atuação são os ambientes comunitários, as unidades básicas de saúde (unidades do Programa Família Saudável e centros de saúde) e os hospitais regionais.

Ao extrapolarem os ambientes dos hospitais universitários, os estudantes interagem com diversos cenários de aprendizagem e ampliam seus conhecimentos relacionados à medicina comunitária e ao sistema e políticas de saúde local e regional. Desenvolvem habilidade de iniciação científica nas múltiplas áreas e interagem com os outros módulos de ensino. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática, ao interagir com as outras unidades educacionais, propicia a quebra da dicotomia teoria/prática.

A IESC tem como propósito fortalecer uma parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade, tendo como marco de referência os planos de desenvolvimento regional.

Para isto busca desenvolver uma educação médica humanitária, promovendo o contato precoce com famílias de comunidades adstritas e usuários do serviço de atenção primária, convivendo com os determinantes de saúde-doença, e participando de diagnósticos globais e intervenções coletivas, familiares e individuais.

Cenários:

Sobradinho

- Centro de Saúde 01- Quadra 14 área especial nº 22/23 fone 35912779 35911829

- Centro de Saúde 02 -Quadra 03 área especial conj D/E 34872196 , 35912744, 35916342

- Centro de Saúde 03 -AR 13 conjunto 07 AE -34856775/ 34857596

Samambaia

- Centro de Saúde 02 -QR 611 área especial 33591001

- Centro de Saúde 03 -QN 429 conjunto F lote 01 33595500

- Centro de Saúde 04 -QN 512 conjunto 02 lotes 01,03 e 03 33581335, 33582828

Taguatinga

- Centro de Saúde 08 -QNL 24 AE 34751012

Recanto das Emas

- Centro de Saúde 02 -Quadra 102 área especial 33342975

Eletivas

Eletivas
Regulamento dos Módulos/Estágios de atualização (Eletivas)

Entende-se por módulo de atualização a atividade acadêmica obrigatória, de caráter complementar, cumprida anualmente pelo estudante da primeira a quarta série e na sexta série do curso, de acordo com os Calendários Acadêmicos aprovados pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE. Na sexta série, será denominado Estágio Eletivo.

Tem como características essenciais:

1ª. Ser escolhida pelo estudante conforme seu próprio interesse, levando em consideração suas aptidões, daí ser também chamada de atividade eletiva;

2ª. Ser ministrada por meio da imersão do estudante em um serviço que desenvolva atividades relacionadas às ciências básicas ou clínicas.

Da existência dos módulos de atualização na estrutura curricular da ESCS resulta a possibilidade de construção de currículos personalizados, bem como de contemplar vocações individuais, valorizando o estudante em sua singularidade.

FAÇA DOWNLOAD AQUI

Avaliação


O sistema de avaliação do curso é formativo e somativo. Os enfoques do sistema de avaliação do curso de Medicina são o(a):
- Estudante; - Docente; - Unidade Educacional/Estágio.

Os estudantes, docentes e unidades educacionais são avaliados de maneira formativa, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e de maneira somativa identificando desempenho e o grau de alcance dos objetivos pré-estabelecidos para uma determinada fase do programa. A avaliação do desempenho escolar do estudante será realizada segundo o Regimento da ESCS, Título V da Avaliação e da Verificação do Rendimento Acadêmico, da Promoção e da Reprovação nos seus artigos 127 a 139.

DOWNLOAD DO MANUAL DE AVALIAÇÃO GRADUAÇÃO EM MEDICINA

 

Unidades - localização

ESCS Medicina
ESCS Enfermagem - Samambaia

ESCS Medicina

ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde - SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs CEP 70.710-907

Brasília/DF Fone: 61 3326 9300

ESCS Enfermagem - Samambaia

 

Quadra 301 Conj. 4 Lote 1 – Centro Urbano
Samambaia Sul – Brasília - DF
CEP: 72.300 - 537
Tel/Fax: (55) 61 - 3358 2370
Endereço Eletrônico: http://www.escs.edu.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Manual Prestaçao de Contas
Relatorio Quadrienal 2011-2014
Carta de Serviços

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