O curso de medicina é oferecido pela ESCS por meio da CCM tem por base um Projeto Pedagógico que define o perfil do profissional médico que se deseja formar, onde os conteúdos a serem ministrados são organizados em módulos temáticos e os objetivos de aprendizagem são apresentados sob a forma de competências.

O currículo é centrado no estudante, orientado à comunidade e utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sempre com base em orientações pedagógicas advindas do construtivismo. Seu método de ensino-aprendizagem está baseado em:

- Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
- Aprendizagem Baseada em Pequenos Grupos
- Aprendizagem Auto-Dirigida
- Aprendizagem Orientada à Comunidade
- Capacitação em Habilidades e Atitudes
- Iniciação Científica em Medicina

As bases cognitivas da medicina atual são oferecidas aos estudantes por meio de módulos temáticos que seguem o ciclo vital do ser humano, partindo da saúde materno-infantil, passando pela adolescência até a idade adulta e a velhice, abrangendo os tipos de problemas mais freqüentes em saúde, buscando as bases dos conhecimentos como: metabolismo; doenças resultantes da agressão ao meio-ambiente; a perda de sangue; dor; problemas mentais; dispnéias; bioética; perda de peso. Geralmente são acompanhados de estágios em unidades de saúde hospitalares, extra-hospitalares e na comunidade. Além de 27 (vinte e sete) módulos temáticos oferecidos em quatro anos, os alunos têm, ainda, a oportunidade de completar seus conhecimentos conforme seu próprio interesse, por meio de módulos eletivos livres que consistem em imersão nos serviços de saúde com orientação e supervisão de profissionais, reconhecidamente habilitados e experientes na área de atuação, com duração de quatro semanas/ano.

Durante os quatro anos iniciais do curso, os alunos, sob supervisão, são inseridos precocemente em atividades práticas tanto em laboratórios como em serviços de saúde e na comunidade, estabelecendo contato com pacientes e comunidade. São ofertadas oportunidades de aprimoramento por meio do Laboratório Central, do Hemocentro de Brasília, de laboratórios de simulação, ambulatórios e centros de saúde, experiências e estágios hospitalares, Programa Saúde da Família e bibliotecas, inclusive virtuais, por meio de acesso a meios eletrônicos como a Internet.

O corpo docente do curso de medicina é fruto de uma seleção e capacitação direcionada para consolidar seu projeto educacional. Servidores da SES/DF são selecionados com base em critérios de dedicação, compromisso, currículo e titulação acadêmica e submetidos a uma capacitação básica para docência em ABP. São, ainda, os responsáveis pela produção, execução e avaliação de todas as unidades educacionais. METODOLOGIA

O Curso de Graduação em Medicina da ESCS foi delineado de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, mediante a adoção de um modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: - aprendizagem centrada no estudante, - ensino baseado em problemas; e - orientada à comunidade Permitindo que o estudante saia do papel de receptor passivo de informações para o de agente, principal responsável por seu aprendizado, nos moldes da didática construtivista. O método é utilizado, além de Brasília (DF), em Londrina (PR), Marília (SP), MacMaster (Canadá), Harvard (EUA), Illinois (EUA), Ohio (EUA) e em Maastrich (Holanda), dentre mais de 300 cidades do mundo, Avaliado e consagrado nesses locais, o método está em expansão em todo o mundo. O novo conceito curricular do curso de graduação em medicina está assentado em três grandes eixos: - Módulos Temáticos - Habilidades e atitudes - Interação Ensino-Serviços-Comunidade Os módulos Temáticos, no qual os conteúdos são aprendidos sob a forma de problemas. Um pequeno grupo de estudantes, orientado por um tutor deve apresentar soluções para os casos específicos. Os alunos vão em busca de informações nas diversas fontes de pesquisa existentes (livros, Internet, consultores, e etc) para construir seu conhecimento. O das Habilidades e Atitudes, em que os alunos aprendem procedimentos clínicos e cirúrgicos mais freqüentes e também treinam a abordagem que deve ser feita ao doente e sua família. Da Interação Ensino-Serviços-Comunidade, em cuja programação o estudante aprende a trabalhar com sua comunidade e a valorizar a rede básica de saúde onde está inserido. Estão definidos como campos de práticas de ensino-aprendizagem do curso, as Regionais de Saúde e Unidades Hospitalares da SES-DF.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

1. INTRODUÇÃO

2. A PRÁTICA MÉDICA E O PROCESSO DE TRABALHO NA MEDICINA. AS REFORMAS DO SETOR SAÚDE E AS REFORMAS EDUCACIONAIS

3. A EDUCAÇÃO MÉDICA CONTEMPORÂNEA

4. AS NOVAS ORIENTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA

5. PERFIL, METAS E OBJETIVOS NO CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDES: PROPOSTAS CURRICULARES

6. AS DIRETRIZES CURRICULARES E O MODELO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA

7. ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA DOS MÓDULOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, HABILIDADES E ATITUDES E INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇOS-COMUNIDADE: OS CONTEÚDOS CURRICULARES

8. FUNÇÕES DA DOCÊNCIA E APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE DO MÉTODO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

DOWNLOAD DO PROJETO

Estrutura Curricular 2012

DOWNLOAD ESTRUTURA CURRICULAR
Manual do Estudante-Medicina

Conheça a ESCS

Teste de Progresso/2017
ESCS
Monitoria
IESC
Eletivas
Avaliação

Teste de Progresso/2017

Realização de Teste de Progresso.

Período de Inscrição: 10 a 25 de agosto de 2017

Data Provável de Realização do Teste: 20 de setembro 2017

Link de acesso: http://www.concursos.ufms.br

 

ESCS

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma Instituição de Ensino Superior pública, vinculada a Secretaría de Estado de Saúde do Distrito Federal, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área da saúde. 

 

Atualmente a ESCS oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, incluindo programas de residência médica e multiprofissional 

 

O acesso aos cursos de graduação da ESCS ocorre uma vez ao ano sendo a seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

 

São admitidos anualmente 80 estudantes por curso (Medicina e Enfermagem), sendo 32 destas vagas por curso reservadas para o sistema de cotas. Na ESCS as cotas são destinadas a estudantes oriundos do ensino público do Distrito Federal. 

 

Ao longo dos seus 16 anos de existência ESCS já formou mais de 800 médicos e 240 enfermeiros. Nossos cursos de graduação obtiveram nota máxima em todas as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação/INEP por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Monitoria

Monitoria
Resolução nº 35/2007- Regulamenta a atividade de monitoria na Escola Superior de Ciências da Saúde

Resolução n° 35/2007 do colegiado de ensino, pesquisa e extensão/escs que regulamenta a atividade de monitoria, remunerada e não remunerada, na Escola Superior de Ciências da Saúde.
Resolução n 35

IESC

A Interação Ensino, Serviços e Comunidade (IESC) é um programa educacional realizado semanalmente nas quatro primeiras séries do curso de Medicina da ESCS. Está fundamentada em um novo paradigma de atuação médica que introduz importante mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para uma rede de serviços e a atuação na comunidade. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social desde a primeira série. Os cenários de ensino e os campos de atuação são os ambientes comunitários, as unidades básicas de saúde (unidades do Programa Família Saudável e centros de saúde) e os hospitais regionais.

Ao extrapolarem os ambientes dos hospitais universitários, os estudantes interagem com diversos cenários de aprendizagem e ampliam seus conhecimentos relacionados à medicina comunitária e ao sistema e políticas de saúde local e regional. Desenvolvem habilidade de iniciação científica nas múltiplas áreas e interagem com os outros módulos de ensino. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática, ao interagir com as outras unidades educacionais, propicia a quebra da dicotomia teoria/prática.

A IESC tem como propósito fortalecer uma parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade, tendo como marco de referência os planos de desenvolvimento regional.

Para isto busca desenvolver uma educação médica humanitária, promovendo o contato precoce com famílias de comunidades adstritas e usuários do serviço de atenção primária, convivendo com os determinantes de saúde-doença, e participando de diagnósticos globais e intervenções coletivas, familiares e individuais.

Cenários:

Sobradinho

- Centro de Saúde 01- Quadra 14 área especial nº 22/23 fone 35912779 35911829

- Centro de Saúde 02 -Quadra 03 área especial conj D/E 34872196 , 35912744, 35916342

- Centro de Saúde 03 -AR 13 conjunto 07 AE -34856775/ 34857596

Samambaia

- Centro de Saúde 02 -QR 611 área especial 33591001

- Centro de Saúde 03 -QN 429 conjunto F lote 01 33595500

- Centro de Saúde 04 -QN 512 conjunto 02 lotes 01,03 e 03 33581335, 33582828

Taguatinga

- Centro de Saúde 08 -QNL 24 AE 34751012

Recanto das Emas

- Centro de Saúde 02 -Quadra 102 área especial 33342975

Eletivas

Eletivas
Regulamento dos Módulos/Estágios de atualização (Eletivas)

Entende-se por módulo de atualização a atividade acadêmica obrigatória, de caráter complementar, cumprida anualmente pelo estudante da primeira a quarta série e na sexta série do curso, de acordo com os Calendários Acadêmicos aprovados pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE. Na sexta série, será denominado Estágio Eletivo.

Tem como características essenciais:

1ª. Ser escolhida pelo estudante conforme seu próprio interesse, levando em consideração suas aptidões, daí ser também chamada de atividade eletiva;

2ª. Ser ministrada por meio da imersão do estudante em um serviço que desenvolva atividades relacionadas às ciências básicas ou clínicas.

Da existência dos módulos de atualização na estrutura curricular da ESCS resulta a possibilidade de construção de currículos personalizados, bem como de contemplar vocações individuais, valorizando o estudante em sua singularidade.

FAÇA DOWNLOAD AQUI

Avaliação


O sistema de avaliação do curso é formativo e somativo. Os enfoques do sistema de avaliação do curso de Medicina são o(a):
- Estudante; - Docente; - Unidade Educacional/Estágio.

Os estudantes, docentes e unidades educacionais são avaliados de maneira formativa, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e de maneira somativa identificando desempenho e o grau de alcance dos objetivos pré-estabelecidos para uma determinada fase do programa. A avaliação do desempenho escolar do estudante será realizada segundo o Regimento da ESCS, Título V da Avaliação e da Verificação do Rendimento Acadêmico, da Promoção e da Reprovação nos seus artigos 127 a 139.

DOWNLOAD DO MANUAL DE AVALIAÇÃO GRADUAÇÃO EM MEDICINA

 

Unidades - localização

ESCS Medicina
ESCS Enfermagem - Samambaia

ESCS Medicina

ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde - SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs CEP 70.710-907

Brasília/DF Fone: 61 3326 9300

ESCS Enfermagem - Samambaia

 

Quadra 301 Conj. 4 Lote 1 – Centro Urbano
Samambaia Sul – Brasília - DF
CEP: 72.300 - 537
Tel/Fax: (55) 61 - 3358 2370
Endereço Eletrônico: http://www.escs.edu.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Manual Prestaçao de Contas
Relatorio Quadrienal 2011-2014
Carta de Serviços

DODF