A Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Extensão (CPEx) tem como objetivo coordenar e supervisionar a execução dos programas dos cursos de Pós-Graduação e extensão, sendo composta pela Gerência de Mestrado e Doutorado e Gerência de Residência, Especialização e Extensão sendo esta última composta por dois núcleos – Núcleo de Especialização e Extensão e o Núcleo de Residência. 

Gerência de Mestrado e Doutorado 

A Gerência de Cursos de Mestrado e Doutorado tem como competência administrar e gerenciar as atividades referentes aos cursos de mestrado e doutorado na forma da legislação vigente, e estará preferencialmente sob a responsabilidade de um profissional com título de mestrado ou doutorado, que terá as competências de apoiar e desenvolver projetos, estudar e divulgar a legislação e informações acadêmicas, elaborar relatórios e acompanhamento dos cursos e submeter à Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Extensão, todos os assuntos relativos ao desenvolvimento das atividades de docentes e discentes a ela vinculados. 

GERÊNCIA DE RESIDÊNCIA, ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO – GREEx 

A Gerência de Residência, Especialização e Extensão compete administrar e gerenciar as atividades pedagógicas referentes aos Programas de Residências e os Cursos de Especialização e Extensão em consonância com o Projeto Pedagógico da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS. 

Núcleo de Residência - NR 

Ao Núcleo de Residência, compete executar e acompanhar as atividades dos Programas de Residências Médica e de Residências em Área Profissional da Saúde e estará preferencialmente sob a responsabilidade de um profissional docente da Pós-Graduação.

A Residência Médica caracteriza-se como oportunidade de especialização médica em áreas básicas e outras especialidades. Na secretaria de Estado de Saúde do DF, são oferecidos 86 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC, desenvolvidos em 10 (dez) hospitais da rede (HBDF, HRAS, HRAN, HRS HRPa, HRP, HRT, HSVP, HRC e HRG), totalizando uma média de 620 vagas/bolsas. Sendo o ingresso para as vagas através de concurso público.

A Residência em Área Profissional caracteriza-se como oportunidade de especialização nas áreas de Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial), Programa oferecido no HBDF com oferta de 06 vagas, os Programas de Enfermagem, são oferecidos em diferentes áreas e em 05 hospitais da rede (HBDF, HRAS, HRAN, HRT e HRG), com oferta de 104 vagas, e a Residência em Nutrição é oferecida em 02 hospitais da rede (HRAN e HRC), com oferta de 40 vagas. 

Núcleo de Especialização e Extensão - NEEx 

Ao NEEx, compete analisar e fornecer parecer para a execução dos projetos de cursos especialização e extensão, bem como, elaborar relatórios sobre o seu funcionamento e acompanhamento. Os cursos são solicitados e executados por demanda de diferentes setores da SES, dentre eles os Programas de Residências Médica e de Residências em Área Profissional da Saúde.

O NEEx analisa e acompanha a execução dos cursos obrigatórios de Metodologia Científica para Residentes, dos mini-cursos e cursos de Extensão das Ligas Acadêmicas, das Sessões Tutoriais para docentes dentre outras atividades, além de estabelecer  parcerias com outras instituições como FIOCRUZ, GANEP/SP, Ministério da Saúde. 

Relatório da análise de processos de afastamento para estudo

Período – 01 de janeiro a 14 de outubro de 2011-

I – Análise de processos com solicitação de dispensa de ponto para estudos de pós-graduação:


Nível de pós-graduação

N° de processos

Lato sensu

Residência

06

Especialização

16

Strito sensu

Mestrado

14

Doutorado

07

Total de projetos analisados

43

 

II. Análise de processos de encerramento de dispensa de ponto para estudos de pós-graduação

:


Nível de pós-graduação

N° de processos

Lato sensu

Residência

-

Especialização

03

Strito sensu

Mestrado

03

Doutorado

01

Total de projetos analisados

07

 

III. Processos não analisados:

 


Motivo

N° de processos

Não era curso de stricto ou lato sensu

07

Autorizado apenas horário especial

02

Servidor solicitou exoneração

01

O período do curso já havia passado

01

Total de projetos analisados

11

 

IV. Processos que retornaram com sugestão de correções:

 


Nível de pós-graduação

N° de processos

Lato sensu

Residência*

01

Especialização*

01

Strito sensu

Mestrado

-

Doutorado*

01

Total de projetos analisados

03

 

* Não atendeu às exigências dos artigos 5°, 7° e 10° do decreto 29.290.

 

 

Ultimas noticias

 

A GCMD coordenou o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu na ESCS, o Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, em parceria com a Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Este Convênio permitiu que 21 servidores da SES/DF, sendo 06 servidores docentes da ESCS, obtivessem o título de Mestre em 2011. Em 2012 estão previstos outros cursos.

Atualmente, estamos na 2ª edição do Curso de Especialização em Nutrição Clínica Enteral e Parenteral em convênio com o GANEP/SP. Estão participando 80 profissionais da saúde de todos os Estados, sendo 10 bolsistas servidores da SES-DF.

Total de Processos analisados no período = 64