CPECC promove Marco Zero de Fomento à Pesquisa

 

CPECC promove Marco Zero de Fomento à Pesquisa

 

Edição online reuniu pesquisadores, gestores e avaliadores para alinhar contribuições para o Sus/DF


*com informações da Cpecc

Em uma edição inédita, realizada através de videoconferência, em face das medidas de isolamento social, o Marco Zero do Fomento à Pesquisa 2019 ocorreu no último dia 14, com a participação ilustre da representante da Diretoria Executiva da FEPECS, assessora especial Camila Formiga; do Diretor Geral da ESCS, Ubirajara Picanço; dos Avaliadores Ad Hoc, Drs. Roberto Bittencourt, Fabio Amorim, Raquel Maia, Maria do Socorro Nantua, Regina Buani e Demétrio Gomes; dos pesquisadores selecionados no âmbito do Edital n. 22/2019; e da equipe da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica (CPECC), coordenada pela Dra. Cláudia Vicari, que organizou e moderou as interações entre os participantes.

A fala de abertura, pela Dra. Vicari, registrou as boas-vindas a todos os pesquisadores, apresentando-os aos representantes de demais unidades e aos avaliadores. A representante da DE/FEPECS agradeceu o convite e falou sobre a importância do Programa de Fomento à Pesquisa para a nossa instituição, e teve sua fala corroborada pelo Diretor Picanço.

A Gerente de Pesquisa, Cláudia Cardoso, e a servidora Vanessa Amorim, assumiram, então, a fala para apresentarem o Manual de Prestação de Contas, uma ferramenta essencial para a garantia de transparência com os gastos públicos e para o monitoramento da execução de cada pesquisa. Foi destacada a vinculação dos gastos às planilhas de despesas aprovadas pelo certamente, além de dirimidas dúvidas sobre as cláusulas legais dos normativos que orientam o Manual.

Uma vez concluídas a abertura e a apresentação das regras para prestação de contas, foram criadas novas salas virtuais, compostas por 2 avaliadores, 2 moderadores da CPECC, e 3 a 4 pesquisadores para a apresentação dos trabalhos e debate sobre ajustes necessários.

Os pesquisadores mantiveram sua fala sucinta, destacando quais os maiores benefícios e contribuições de suas pesquisas para a Gestão em Saúde do SUS/DF, além de apontarem quaisquer alterações ao cronograma, ao que os avaliadores puderam questionar pontualmente sobre objetivos, metodologias e o cronograma de execução dos projetos.

O evento foi encerrado com grande satisfação pelos participantes, e a CPECC utilizará os registros como ferramenta de orientação e monitoramento dos projetos daqui por diante.