Programas de Residência da ESCS/FEPECS realizam ação para alertar sobre os mitos relacionados aos cuidados paliativos

Programas de Residência da ESCS/FEPECS realizam ação para alertar sobre os

mitos relacionados aos cuidados paliativos

De acordo com uma das docentes responsáveis pela ação, ela tem como objetivo desmistificar os cuidados paliativos entre a equipe de saúde e a população.

 

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado do mês de outubro. A data representa uma ação unificada para comemorar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo. Esse ano o tema principal para marcar essa data tão importante foi: “Meu Cuidado. Meu Conforto”.

Nesse contexto, o Programa de Residência Multiprofissional em cuidados paliativos juntamente com a Residência Médica em Medicina paliativa e a Liga de Cuidados Paliativos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS),se uniram na divulgação de alguns mitos relacionados à filosofia do cuidado.

Foram confeccionados oito banners, que estarão no Hospital de Apoio de Brasília, Hospital da Samambaia e Hospital regional da Asa Norte durante todo o mês de outubro. Essa ação tem como objetivo principal desmistificar os cuidados paliativos entre a equipe de saúde e população, e ainda visa na divulgação da filosofia dos cuidados paliativo nos diferentes cenários hospitalares.

De acordo com a docente Karine Marques, a ação gerou mais visibilidade e entendimento sobre os cuidados paliativos.

"Romper a dicotomia curar e paliar é necessário nos diferentes adoecimentos. A filosofia dos cuidados paliativos resgata a integralidade do cuidado, devendo ser comemorada diariamente. Essa ação, além de integrar toda a equipe dá visibilidade para o cuidado e conforto desmistificando e ressaltando o indivíduo em detrimento da doença”, destacou a docente Karine Marques Costa.