Notícias

2019-09-30

A revista Comunicação em Ciências da Saúde – CCS, filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), participou do ABEC Meeting 2019, representada pelo seu Editor Executivo, Luciano de Paula Camilo, nos dias 17 a 20 de setembro.

O evento reuniu mais de 200 participantes, entre editores, revisores e bibliotecários, além de profissionais do mercado editorial e de publicação científica, os quais tiveram a oportunidade de discutir e aprender sobre vários temas, através de verdadeira imersão, na cidade de Fortaleza/CE.

A ABEC promove o evento anualmente e elegeu o tema “Desafios dos editores para a ciência aberta” para ser debatido através de painéis e palestras, a começar pelos fundamentos da editoração científica até tópicos mais avançados em reflexo ao cenário internacional.

As palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa foram ministradas em um ambiente de intercâmbio de experiências e conhecimento, incluindo a divulgação das melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas a fim de contribuir de maneira efetiva com a formação dos participantes do evento.

Abertura - o presidente da ABEC, Rui Seabra Ferreira Júnior, em sua fala inaugural destacou o papel da entidade no aperfeiçoamento dos periódicos científicos do Brasil por meio de políticas que visam o avanço da ciência brasileira, no que tange a produção, divulgação e internacionalização dos periódicos.

Para o Editor da CCS, a participação no evento se faz imperiosa para a constante qualificação do periódico, já que as discussões evidenciam novas ferramentas e perspectivas que podem ser filtradas e aplicadas à realidade da publicação da ESCS.

A programação completa, com todos os detalhes, pode ser acessada no site da ABEC , incluindo a íntegra do evento disponível no canal da ABEC no Youtube.

Por Luísa Peters - CPECC/ESCS

Saiba mais sobre ABEC Meeting 2019 reúne editores, revisores e bibliotecários para discutir os desafios da publicação científica

Edição atual

v. 30 n. 02 (2019): Número Especial: Desafios da Inovação em Saúde - AHEAD OF PRINT (Artigos no prelo)
Publicado: 2019-08-29

Número Especial: Desafios da Inovação em Saúde

Ver Todas as Edições

Capa escs

A Revista Comunicação em Ciências da Saúde (ISSN 1980-0584)  foi criada em 1990 com o nome de Revista de Saúde do Distrito Federal e a partir de 2006, passou para a denominação atual. É uma revista da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e tem regularidade trimestral. Sua distribuição é gratuita para as instituições acadêmicas de todo o Brasil e para a rede do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (DF).

The Journal Reports in Health Sciences was created in 1990 under the name of Revista de Saúde do Distrito Federal and from 2006, it was changed to the current denomination. It is a magazine of the Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) and has regularity quarterly. Its distribution is free for academic institutions throughout Brazil and for the network of the Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (DF).

La Revista Comunicação em Ciências da Saúde fue creada en 1990 con el nombre de Revista de Saúde do Distrito Federal y de 2006,hasta hoy pasó a la denominación actual. Es una revista de la Escola Superior de Ciências de Saúde (ESCS) y tiene regularidad trimestral. Su distribución es gratuita para las instituciones académicas de todo Brasil y para la red del Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (DF).