Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto pode ser escrito em português, espanhol ou inglês.
  • Deve ser digitado no programa Microsoft® Word ou compatível, gravado em formato .doc ou .docx
  • Deve conter:

    1. Folha de apresentação com o título, que deve expressar clara e sucintamente o conteúdo do texto, contendo no máximo 15 palavras.


    2. Os textos em português e espanhol devem ter título na língua original e em inglês. Os textos em inglês devem ter título em inglês e português.


    3. Nome completo do(s) autor(es). Em nota de rodapé colocar as informações sobre filiação institucional e titulação, endereço, telefone e e-mail para contato.


    4. No caso de resultado de pesquisa com financiamento, citar a agência financiadora e o número do processo.

    5. Resumo em português e inglês ou em espanhol e inglês, com no máximo 700 caracteres, incluídos os espaços, no qual fiquem claros os objetivos, o método empregado e as principais conclusões do trabalho.


    6. Não são permitidas citações ou siglas no resumo, à exceção de abreviaturas reconhecidas internacionalmente.


    7. Ao final do resumo, de três a cinco palavras-chave, utilizando os termos apresentados no vocabulário estruturado (DeCS/MeSH).

  • Padrão A4 (210X297mm), margem de 2,5 cm em cada um dos quatro lados, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
  • O corpo de texto não deve conter qualquer informação que possibilite identificar os autores ou instituições.
  • Respeita-se o estilo e a criatividade dos autores para a composição do texto, no entanto, deve contemplar elementos convencionais como:

    1. Introdução com definição clara do problema investigado e justificativa.
    2. Métodos descritos de forma objetiva.
    3. Resultados e discussão podem ser apresentados juntos ou em itens separados.
    4. Conclusão.
  • Evitar repetições de dados ou informações nas diferentes partes do texto.
  • Para as palavras ou trechos do texto destacados, a critério do autor, utilizar aspas simples. Exemplo: ‘porta de entrada’.
  • Depoimentos de sujeitos deverão ser apresentados em itálico.
  • Não utilizar notas de rodapé no texto. As marcações de notas de rodapé, quando absolutamente indispensáveis, deverão ser sobrescritas e sequenciais.
  • Figuras, gráficos e quadros devem ser enviados em arquivo de alta resolução, em preto e branco ou escala de cinza, em folhas separadas do texto, numerados e titulados corretamente, com indicações das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes. O número de figuras, gráficos e quadros deverá ser, no máximo, de 5(cinco) por texto.
  • Os arquivos de imagem devem ser submetidos um a um, sem identificação dos autores, citando apenas o título e a fonte do gráfico, quadro ou figura. Devem ser numerados sequencialmente, respeitando a ordem em que aparecem no texto. Em caso de uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados, a menos que autorizem, por escrito, para fins de divulgação científica.
  • As referências devem ser de no máximo 20, podendo exceder quando se tratar de revisão integrativa ou revisão sistemática.
    As referências deverão ser apresentadas no final do artigo, seguindo as normas de VANCOUVER.

    Orientação e exemplos para uso da norma Vancouver:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7282/
    http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Diretrizes para Autores

 Política Editorial

         A revista Comunicação em Ciências da Saúde (CCS) dispõe de 3(três) seções: a primeira publica artigos na área Clínica Assistencial com ênfase na atenção geral e especializada; a segunda seção publica artigos em Saúde Coletiva englobando epidemiologia, política, economia, planejamento, gestão, e ciências sociais em saúde; na terceira seção, são publicados artigos na área de Educação no campo da saúde com foco em metodologias ativas de ensino.

         A CCS aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos originais, ensaios, revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência, narrativas, artigos de opinião, resenhas de livros de interesse acadêmico, político e social, além de protocolos clínicos, políticas e programas de saúde. 

       Os artigos podem ser submetidos em português, inglês e espanhol, sendo vedada a submissão simultânea em outro periódico, na íntegra ou parcialmente .

       A CCS não cobra taxas dos autores, no entanto a revisão de língua portuguesa e traduções deverão ser realizadas por revisores e tradutores credenciados pela revista e são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

 Modalidades de trabalhos aceitos para avaliação

1. Artigo original: resultado final de pesquisa científica no campo da saúde individual ou coletiva, que possa ser generalizado ou replicado. O texto deve conter entre 10 e 15 laudas*.

2. Ensaio: análise crítica sobre tema específico de relevância e interesse para a conjuntura das políticas de saúde distrital, nacional e internacional. O texto deve conter entre 10 e 15 laudas*.

3. Revisão sistemática sem metanálise ou revisão integrativa: revisão crítica da literatura sobre determinado tema investigativo sem o uso de método epidemiológico. O texto deve conter de 10 a 15 laudas*.

4. Revisão sistemática com metanálise (ensaios clínicos, estudos observacionais ou estudos de acurácia): revisão crítica da literatura sobre tema atual, utilizando método de pesquisa. Objetiva responder a uma pergunta de relevância para a saúde, detalhando a metodologia epidemiológica adotada. O texto deve conter entre 10 e 15 laudas*.

5. Overview de revisões sistemáticas: metarevisão sistemática. O texto deve conter entre 10 e 15 laudas*.

6. Narrativas em Saúde: O autor deve seguir uma estrutura da narração estabelecendo sequência e tempo, compondo e caracterizando os personagens e situações e aspectos subjetivos e vivenciais relacionados, definindo os espaços e ambientes e a apreciação do próprio lugar de narrador. A narrativa deve apresentar a sucessão e integração dos aspectos observados conferindo uma totalidade de significação sobre o tema em foco. 10 a 15 laudas*.

7. Artigo de opinião: exclusivo para autores convidados pelo(s) Editor(es) Científico(s), com tamanho entre 10 e 15 laudas*. Neste formato não são exigidos resumo e abstract.

8. Relato de experiência: descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, com tamanho entre 10 e 12 laudas*.

9. Resenha: resenhas de livros de interesse para a área de políticas públicas de saúde, a critério do Conselho Editorial. Os textos deverão apresentar uma visão geral do conteúdo da obra, de seus pressupostos teóricos e do público a que se dirige em até três laudas*.

10. Documento e depoimento: trabalhos referentes a temas de interesse histórico ou conjuntural, a critério do Conselho Editorial.

*O número máximo de laudas não inclui a folha de apresentação e referências.

 

 Direitos autorais

         Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da CCS, transferidos por meio de Declaração de Transferência de Direitos Autorais assinada por todos os autores, conforme modelo disponível na página da revista. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos desde que identificada a fonte e a autoria.

 

Submissão e processo de julgamento

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da revista.

Após seu cadastramento, o autor responsável pela submissão receberá login e senha. Ao submeter o texto, todos os campos obrigatórios da página devem ser preenchidos com conteúdo idêntico ao do arquivo a ser anexado.

 

Documentação obrigatória

 

     1. Declaração de autoria e responsabilidade.

Segundo o critério de autoria do International Committee of Medical Journal Editors, os autores devem contemplar as seguintes condições:

a) contribuir substancialmente para a concepção e o planejamento do trabalho ou para a análise e a interpretação dos dados;

b) contribuir significativamente na elaboração do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo;

c) participar da aprovação da versão final do manuscrito.

 

  1. Conflitos de interesse

Os trabalhos encaminhados para publicação deverão conter informação sobre a existência ou não de conflitos de interesse. Os conflitos de interesse financeiros, por exemplo, não estão relacionados apenas ao financiamento direto da pesquisa, mas também ao próprio vínculo empregatício. Caso não haja conflito, inserir a informação “Declaro que não houve conflito de interesses na concepção deste trabalho” na folha de apresentação do artigo será suficiente.

 

  1. Ética em pesquisa

No caso de pesquisa que envolva seres humanos, esta deverá ocorrer de acordo com as Resoluções CNS/MS 466/12, CNS/MS 510/16 e complementares e deverá ser encaminhado o Parecer Consubstanciado emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) aprovando a realização da pesquisa.

 

Fast Track : COVID-19

Em publicações acadêmicas, os preprint são uma versão dos manuscritos antes da avaliação por pares, os quais certificam ou não sua publicação formal em um periódico. Segundo informações obtidas no repositório digital Scielo, listamos abaixo as vantagens desse formato:

  • Acesso aberto de forma imediata ao artigo.
  • Divulgação pública de trabalhos recentes e ‘invisíveis’, como as teses e bolsas de doutorado.
  • Obter mais comentários sobre seu trabalho por parte outros pesquisadores.
  • Data certa de quando sua pesquisa se torna pública, para estabelecer prioridades.
  • Avançar ao ritmo da ciência.

Apesar das vantagens listadas acima, pela experiência adquirida nesse período de pandemia e considerando a demanda por estudos de qualidade relacionadas à COVID-19, o Conselho Editorial da revista CCS optou por fazer alterar a forma de avaliação dos artigos do formato PREPRINT para o formato FAST TRACK, ou seja, todos os trabalhos recebidos que atendam às normas de publicação e estejam dentro do escopo desta seção, passarão por um processo de revisão por pares (Peer Review) acelerada - nesse formato, a expectativa é que os artigos sejam avaliados e, quando aceitos, publicados no período de 3 a 4 semanas.

O artigo deve ser enviado exclusivamente por esta página eletrônica com uma semana de antecedência para que haja tempo de realizar as revisões do texto e de elaborar o layout do mesmo para a sua publicação nesta revista.

O fluxo editorial seguirá os seguintes passos:

  1. Recepção do artigo
  2. Revisão (Desk Review) da versão 1 do texto em 2(dois) dias úteis – caso necessite de correções voltará para o autor que terá 24h para as alterações solicitadas e fazer o upload dos arquivos corrigidos;
  3. Revisão por pares (Peer Review) da versão 2 do texto no período de 1 a 2 semanas;
  4. No caso de aceitação do artigo, a publicação ocorrerá na seção designada em até 5 (cinco) dias úteis.

Será um processo rápido que demanda colaboração do autor para que o texto submetido siga as normas a seguir, de forma a não ocupar a equipe da Revista com texto de baixa qualidade ou com conteúdo de pouco interesse no momento.

 

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO

- O texto não poderá exceder a 10.000 caracteres com espaço, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Times New Roman, margens 2,5 em todos os lados, alinhamento justificado.

- Máximo de 2 figuras/tabelas/imagens/quadros em resolução adequada para publicação. Caso não seja autor a figura, deverá inserir a fonte e caso necessário, obter autorização de publicação.

- Sugere-se seguir este roteiro básico que poderá ser em texto corrido. Os autores podem distribuir livremente os 10.000 caracteres (com espaço) entre as partes do artigo.

Título: no máximo 100 caracteres com espaço

Resumo

Apresentação geral do trabalho em até 200 palavras, que não serão contabilizadas no número de caracteres do artigo.

Introdução

Abordar os antecedentes científicos e a relevância do estudo a saúde pública nacional e local. Explicar por que essa publicação é importante e que pergunta(s) será(ão) respondida.

Métodos

Descreva o desenho do estudo, o ambiente (como comunidade, clínica, hospital), participantes do estudo, as técnicas analíticas e / ou de intervenção e medidas de resultado. A metodologia poderá ser flexível quando se tratar de reflexões mais amplas sem dados quanti ou qualitativos.

Resultados

Apresentar os principais resultados quantitativos e/ou qualitativos, acompanhados por intervalos de confiança ou níveis de significância dos testes estatísticos, conforme apropriado. Tanto resultados negativos como positivos podem ser interessantes, mas precisam estar relacionados com o objetivo e questão a que o artigo se baseia. Se apropriado, declare que os resultados são preliminares. A depender dos resultados encontrados, recomenda-se incluir a "Discussão" no artigo.

Conclusões

Declare apenas as conclusões diretamente suportadas pelos dados. As conclusões poderão ser reflexões sobre saúde pública ou recomendações de ações a serem implementadas ou outras proposições. A título de sugestões, podem ser divididas em:

  1.  Iniciativas que melhoraram a prevenção ou outras atividades de saúde pública;
  2.  Desenvolvimento de procedimentos, políticas ou legislação;
  3. Implementação e fortalecimento dos sistemas de vigilância em saúde pública.

Destaque a magnitude do impacto na saúde pública relatando o processo de indicadores de produto /resultado (como número de pessoas tratadas, quantidade de recursos comprometidos, evidências de melhorias, mudanças de comportamento etc.). Descreva as maneiras pelas quais as ações de saúde pública foram inovadoras.

Ademais, para despertar o interesse na leitura da publicação:

  1. Certifique-se de que as imagens e figuras são de boa qualidade
  2. Certifique-se que todas as figuras/tabelas/imagens/quadros são legíveis
  3. Envie o artigo e imagens/quadros/tabelas/figuras em arquivos separados
  4. Envie uma proposta de parágrafo de entrada (curto, claro e que chame a atenção)
  5. Envie uma proposta de imagem para a entrada (que represente o assunto tratado)
  6. Referências: seguir as normas da revista CCS (Norma Vancouver)

Em caso de dúvidas, contacte a CCS pelo email revistaccs.escs@gmail.com ou revistaccs@escs.edu.br

Saúde Coletiva

Nessa seção, são publicados artigos em sa´ude coletiva que contemplem temas de Epidemiologia, Políticas Públicas, Economia da Saúde, Planejamento e Gestão e Ciências Sociais em Saúde.

Clínica Assistencial

Nessa seção são publicados artigos de pesquisa clínica com ênfase na atenção à sa´ude, geral e especializada, promovida por todas as áreas profissionais da saúde.

Educação

Nessa seção são publicados artigos de educação voltada à area de saúde, ênfase aos que abordam o uso de metolologias ativas de ensino (PBL/ABP, Problematização, TBL, entre outras).

Número Especial: Mestrados profissionais em saúde (encerrado)

O Conselho de Política Editorial do periódico Comunicação em Ciências da Saúde – CCS  informa que está aberta, até 31 DE JANEIRO DE 2020, CHAMADA PÚBLICA com vistas à recepção de artigos científicos inéditos para compor edição temática do Volume 31, número 01, ano 2020, sobre o tema: "Mestrados Profissionais em Saúde", que reflitam produções e produtos dos programas de mestrado profissional em saúde nacionais e internacionais.

Para as regras de publicação, acesse:

http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/about/submissions

A CCS aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos originais, ensaios, revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência, narrativas, artigos de opinião, resenhas de livros de interesse acadêmico, político e social, além de protocolos clínicos e políticas e programas de saúde, podendo ser submetidos em português, inglês ou espanhol. 

Número Especial: Desafios da Inovação em Saúde - (encerrado)

Seção criada para receber os artigos da revista CCS Volume 30 Número 2

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.