Métodos subjetivos de avaliação do estado nutricional em idosos cardiopatas: uma revisão de literatura

Métodos subjetivos de avaliação do estado nutricional em idosos

  • Ramyne Castro Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Escola Superior em Ciências da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília - DF

Resumo

Objetivo: investigar os principais métodos subjetivos de avaliação do estado nutricional em idosos cardiopatas. Métodos: revisão de literatura por meio de artigos científicos publicados em revistas indexadas em Lilacs/Bireme, PubMed/Medline e SciELO, com ênfase nos últimos cinco anos (2014 a 2018). Resultados: os principais métodos subjetivos de avaliação do estado nutricional de idosos cardiopatas são: triagem de Risco Nutricional 2002 (NRS-2002), Instrumento Universal de Triagem de Desnutrição (MUST), Avaliação Subjetiva Global (ASG) e Mini Avaliação Nutricional (MNA), incluindo a forma simplificada (MNA-SF). Esses métodos são imprescindíveis para a implementação de estratégias e intervenções nutricionais adequadas, destacando-se a MNA ou MNA-SF. Conclusão: os métodos subjetivos de avaliação nutricional em idosos cardiopatas são fundamentais para a detecção precoce da desnutrição, contribuindo para a adequada intervenção nutricional. Entretanto, há escassez de estudos quanto à identificação de risco nutricional nessa população, tornando-se imprescindível a realização de estudos adicionais.

Publicado
2019-04-15
Como Citar
CASTRO, Ramyne. Métodos subjetivos de avaliação do estado nutricional em idosos cardiopatas: uma revisão de literatura. Comunicação em Ciências da Saúde, [S.l.], v. 29, n. 02, p. 93-99, apr. 2019. ISSN 1980-5101. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/288>. Acesso em: 24 june 2019.
Seção
Clínica Assistencial