UNESCO lança Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso

2019-04-29

A discussão sobre a ampla disseminação do conhecimento científico em todo o mundo alcançou um novo patamar depois que a UNESCO convidou as coordenadoras de 6 plataformas abertas de Comunicação Científica - AmeliCA, AJOL, Érudit, J-STAGE, OpenEdition e SciELO – para firmarem acordo de esforço mútuo.

A sessão da UNESCO ocorreu no âmbito do Fórum WSIS 2019 (Forum Mundial da Sociedade da Informação) em Genebra, quando ficou acordado a união de esforços para democratizar o conhecimento científico  seguindo uma abordagem multicultural, multitemática e multilíngue.

A chamada Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso Aberto (Global Alliance of Open Access Scholarly Communication Platforms – GLOALL) foi, portanto, lançada com base no princípio de que o conhecimento científico e acadêmico é um bem público global essencial para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O cenário almejado para a Sociedade da Informação é que as pessoas tenham acesso imediato aos recursos de informação e comunicação, em idiomas e formatos que lhes convêm e intuitivos o suficiente para que as habilidades pessoais sejam adequadas para interpretar e utilizar tais informações.

A disseminação de conhecimento, de maneira interoperável e multilíngue é um desafio central para os Estados-Membro da UNESCO, motivo pelo qual a união de grandes plataformas em prol do mesmo objetivo representa um avanço considerável no aumento da visibilidade de periódicos menores e da globalização de conhecimentos, por vezes, sub-representados, e que poderiam salvar vidas.

Em curto prazo, o GLOALL irá gerar uma visão unificada para, na confiança mútua, compartilhar experiências, tecnologia e know-how que possam aprimorar e fomentar o desenvolvimento de ferramentas, conteúdos e práticas para o Acesso Aberto inclusivo.

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Lançamento da Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso Aberto para democratizar o conhecimento [Publicado originalmente no site da UNESCO em abril/2019] [online]. SciELO em Perspectiva, 2019 [viewed 29 April 2019]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2019/04/23/lancamento-da-alianca-global-de-plataformas-de-comunicacao-cientifica-em-acesso-aberto-para-democratizar-o-conhecimento-publicado-originalmente-no-site-da-unesco-em-abril-2019/

Saiba mais sobre UNESCO lança Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso

Edição atual

v. 29 n. 03 (2018): CCS (Ahead of Print - AOF) - Artigos no prelo
Publicado: 2019-04-23

Saúde Coletiva

Ver Todas as Edições

Capa escs

A Revista Comunicação em Ciências da Saúde (ISSN 1980-0584)  foi criada em 1990 com o nome de Revista de Saúde do Distrito Federal e a partir de 2006, passou para a denominação atual. É uma revista da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e tem regularidade trimestral. Sua distribuição é gratuita para as instituições acadêmicas de todo o Brasil e para a rede do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (DF).

The Journal Reports in Health Sciences was created in 1990 under the name of Revista de Saúde do Distrito Federal and from 2006, it was changed to the current denomination. It is a magazine of the Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) and has regularity quarterly. Its distribution is free for academic institutions throughout Brazil and for the network of the Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (DF).

La Revista Comunicação em Ciências da Saúde fue creada en 1990 con el nombre de Revista de Saúde do Distrito Federal y de 2006,hasta hoy pasó a la denominación actual. Es una revista de la Escola Superior de Ciências de Saúde (ESCS) y tiene regularidad trimestral. Su distribución es gratuita para las instituciones académicas de todo Brasil y para la red del Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (DF).