COMUNICADO
NOVO CRONOGRAMA DO SISU 2018/1
SISU 2018
SISU 2017
Links
ESCS

COMUNICADO

 COMUNICADO 

Brasília-DF, 26 de janeiro de 2018.

 

Comunicamos que a Resolução n° 01/2018 aprovada, por unanimidade, pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde – CEPE/ESCS, em reunião extraordinária realizada no dia 26 de janeiro de 2018, resolveu suspender, em caráter definitivo, para o SISU de 2018, a aplicação do percentual de 10% de bonificação prevista no art. 6º da Resolução nº. 15/2017 – CEPE/ESCS.

O inteiro teor da Resolução n° 01/2018 encontra-se disponível no site da ESCS.

Atenciosamente,

 

MARIZE LIMA DE SOUSA HOLANDA BIAZOTTO
CEPE/ESCS/FEPECS
Presidente

 

 

NOVO CRONOGRAMA DO SISU 2018/1

NOVO CRONOGRAMA DO SISU 2018/1 

  • Período de inscrições: 23/01 a 26/01  
  • Resultado da chamada regular: 29/01  
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 29/01 a 07/02  
  • Matrícula da Chamada Regular na ESCS: 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018, conforme item 9.2 do Edital Normativo nº 42, de 29/12/2017 
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data: 09/02 

 

OBS.: Ressaltamos que é responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar eventuais alterações, referente ao processo seletivo – primeira edição do SISU 2018, nos endereços eletrônicos http://sisu.mec.gov.br e http://www.escs.edu.br/index.php/sisu

- A CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA (VAGAS REMANESCENTES), DA ESCS, OCORRERÁ NA DATA PROVÁVEL DE 20/02/2018, conforme item 11.3 do Edital Normativo. 

SISU 2018

 

 

ANEXOS do Edital ESCS nº 42/2017 

 

SISU 2017

 

 

 

ESCS

 

 

O ingresso nos Cursos de Graduação de Medicina e Enfermagem da ESCS, a partir 2016, dar-se-á, exclusivamente, por meio do Sistema de Seleção Unificada-SISU, do Ministério da Educação/MEC.

 

A seleção de novos alunos pelo Sistema de Seleção Unificada ocorrerá somente no início do ano, haja vista a Matriz Curricular ser seriada e anual.

 

Para concorrer às vagas oferecidas nos cursos de graduação da ESCS, o candidato deverá, obrigatoriamente, inscrever-se no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para, posteriormente, efetuar sua inscrição no Processo Seletivo SISU.

 

Serão ofertadas 80 vagas em cada curso. O candidato poderá optar por concorrer pelo Sistema Universal (48 vagas/curso) ou pelo Sistema de Cotas (32 vagas/curso), que reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, conforme Lei Distrital nº 3.361/2004 e Decreto 25394/11.

 

O candidato deverá manter-se atento às publicações e atualizações divulgadas nas páginas do Enem, do Sisu e da ESCS , bem como a quaisquer outros editais que venham a ser publicados pela ESCS, para a realização do Processo Seletivo.

 

Perguntas frequentes

Qual a forma de ingresso na ESCS?

O ingresso nos Cursos de Graduação da ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde ocorre uma vez ao ano, sendo o processo de seleção realizado somente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


A ESCS é uma Faculdade Pública?

A Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS é uma IES – Instituição de Ensino Superior Pública, com mais de 16 (dezesseis) anos em atividade, criada pelo Decreto nº 22.074 de 11/04/2001. Ela é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS e esta, por sua vez, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/GDF. Não há cobrança de mensalidade.

Qual é a metodologia de ensino da ESCS?

A ESCS utiliza metodologias de ensino-aprendizagem como a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, bem como a Problematização que possui como estratégia pedagógica a adoção de um currículo integrado, fundamentado no construtivismo e no humanismo, o ensino centrado no estudante e a integração entre o ensino, serviços e comunidade, através da inserção precoce nas práticas profissionais. A Problematização possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das práticas nos serviços de saúde, entrar em contato com a realidade e identificar junto aos profissionais e a comunidade problemas e situações relevantes, fazer reflexão crítica e propor alguma intervenção.
A dinâmica do processo de aprendizagem é analisar e refletir sobre uma situação problema, buscando sua compreensão e fundamentação, para formular hipóteses que a solucionem e que possam ser colocadas em prática para que sejam validadas.
A organização dos conteúdos está sustentada na interdisciplinaridade, e tem a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe como temas transversais em todos os módulos temáticos e práticas profissionais.
As turmas são compostas em pequenos grupos onde o docente é o facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Onde está localizada a ESCS?

A ESCS possui duas Unidades que estão localizadas nos seguintes endereços:
    Medicina – SMHN Quadra 03, Conj. A Bloco 01, Ed. FEPECS, Asa Norte, Brasília - DF;
    Enfermagem – QR 301, Conj. 04, Lote 01, Samambaia - DF.

O que é ENEM/SISU?

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio cujo objetivo é avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame, alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Para mais informações sobre o ENEM, acesse o link: http://enem.inep.gov.br/.

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação por meio do qual as Instituições Públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.
Para mais informações sobre o SISU, acesse os links:
http://sisu.mec.gov.br/
http://www.escs.edu.br/arquivos/Portaria21de5_9_2012.pdf

Como é feita a inscrição no SISU?

A inscrição no SISU deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2017. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do ENEM, através dos links: http://enem.inep.gov.br/ e http://sisualuno.mec.gov.br/.

Onde posso ver o resultado e as chamadas do SISU?

O Resultado final do SISU 2018 será divulgado no site: http://sisu.mec.gov.br, de acordo com cronograma divulgado pelo MEC. As chamadas posteriores para as vagas remanescentes serão divulgadas na página da ESCS: http://www.escs.edu.br/index.php/sisu, de acordo com o Edital ESCS/SISU 2018.

Qual o número de vagas para Medicina e Enfermagem na ESCS?

Serão ofertadas 80 vagas em cada curso da ESCS. O candidato poderá optar por concorrer pelo Sistema Universal (48 vagas/curso) ou pelo Sistema de Cotas (32 vagas/curso), que reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, conforme a Lei Distrital nº 3.361/2004 e o Decreto nº 25.394/2004.

Para mais informações, acesso os links abaixo:

    Lei Distrital nº 3.361/2004: http://www.escs.edu.br/arquivos/lei3361de2004cotasDF.pdf
    Decreto nº 25.394/2004: http://www.escs.edu.br/arquivos/decreto25394de11cotasDF.pdf

Qual a nota de corte de ampla concorrência e de cotas dos Cursos de Graduação em Medicina da ESCS?

As notas de corte para os cursos de graduação em Medicina e Enfermagem da ESCS serão divulgadas na internet durante os dias de inscrição do SISU 2018 através do link: http://sisu.mec.gov.br/sisu. Relacionamos abaixo as notas de corte do SISU 2017, a título de exemplo:

Curso Medicina com 80 vagas:
    48 (quarenta e oito) vagas de ampla concorrência.
    A nota de corte nesta modalidade era 786,49 em 29/01/2017 à 0h.
    32 (trinta e duas) vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: Candidatos que comprovarem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas do Distrito Federal.
    A nota de corte nesta modalidade era 713,63 em 29/01/2017 à 0h.
Observação: 29/01/2017 foi o último dia de inscrição do SISU 2017.

Qual a nota de corte de ampla concorrência e de cotas dos Cursos de Graduação em Enfermagem da ESCS?

Curso de Enfermagem com 80 vagas:
    48 (quarenta e oito) vagas de ampla concorrência.
    A nota de corte nesta modalidade era 704,59 em 29/01/2017 à 0h.
    32 (trinta e duas) vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: Candidatos que comprovarem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas do Distrito Federal.
    A nota de corte nesta modalidade era 664,30 em 29/01/2017 à 0h.
    Observação: 29/01/2017 foi o último dia de inscrição do SISU 2017.

Como saber se serei chamado para matrícula?

A relação de aprovados para os Cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS estará disponível no site do SISU/MEC, através do link: http://sisu.mec.gov.br e no site da ESCS, através do link: http://www.escs.edu.br/index.php/sisu, de acordo com o Cronograma do Edital de seleção SISU 2018 divulgado pelo Ministério da Educação e Edital ESCS/SISU 2018.

Como consigo ter acesso ao site de vocês e onde está publicado meu nome na Lista do SISU?

 

O candidato deverá acompanhar a divulgação das chamadas pelo site http://www.escs.edu.br/index.php/sisu.

Haverá mais chamadas da ESCS para o Curso de Graduação em Medicina e Enfermagem pelo SISU?

As publicações das chamadas para matrícula nos cursos de graduação da ESCS serão divulgadas no site da ESCS/SISU, http://www.escs.edu.br/index.php/sisu. O candidato deverá acompanhar diariamente, se haverá mais chamadas para o curso pretendido.

Quando começam as aulas da ESCS?

Os Calendários Acadêmicos de 2018 para os Cursos de Medicina e Enfermagem serão divulgados no site da ESCS. Para mais informações, acesse os links:
http://www.escs.edu.br/index.php/calendario/medicina http://www.escs.edu.br/index.php/calendario/enfermagem

Os cursos na ESCS são o dia todo? Tem aulas à noite?

Os Cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS são ministrados em horário integral, não havendo aulas no período noturno.

Se eu entrar para o Curso de Graduação em Enfermagem, posso depois transferir para Medicina?

Não. Você somente poderá optar por um dos Cursos. Esclarecendo que na ESCS não existem transferências entre cursos.