SISU 2022

Dúvidas Frequentes sobre o SISU ESCS

Você foi convocado e teve sua matrícula deferida entrar em contato pelos endereços eletrônicos das Secretarias de Cursos:

 

Secretaria/Curso

Endereço

Chefia

Enfermagem

secretariaenfermagem@escs.edu.br

Wendel Moreira Rocha

Medicina

secretariamedicina@escs.edu.br

Ana Paula Costa Teixeira de Souza de Carvalho

Não. Você somente poderá optar por um dos Cursos. Esclarecendo que na ESCS não existem transferências entre cursos.

 

Os Cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS são ministrados em horário integral, não havendo aulas no período noturno.

Medicina calendário acadêmico

Enfermagem calendârio acadêmico

As publicações das chamadas para matrícula nos cursos de graduação da ESCS serão divulgadas no site da ESCS/SISU. O candidato deverá acompanhar diariamente, se haverá mais chamadas para o curso pretendido.

O candidato deverá acompanhar a divulgação das chamadas pelo site

A relação de aprovados para os Cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS estará disponível no site do SISU/MEC, através do link: http://sisu.mec.gov.br  e no site da ESCS, através do link: Site ESCS , de acordo com o Cronograma do Edital de seleção SISU 2018 divulgado pelo Ministério da Educação e Edital ESCS/SISU 2018.

Curso de Enfermagem com 80 vagas:
    48 (quarenta e oito) vagas de ampla concorrência.
A nota de corte nesta modalidade era 704,59 em 29/01/2017 à 0h.
    32 (trinta e duas) vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: Candidatos que comprovarem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas do Distrito Federal.
  A nota de corte nesta modalidade era 664,30 em 29/01/2017 à 0h.
  Observação: 29/01/2017 foi o último dia de inscrição do SISU 2017.

As notas de corte para os cursos de graduação em Medicina e Enfermagem da ESCS serão divulgadas na internet durante os dias de inscrição do SISU 2018 através do link: http://sisu.mec.gov.br/sisu. Relacionamos abaixo as notas de corte do SISU 2017, a título de exemplo:

Curso Medicina com 80 vagas:
    48 (quarenta e oito) vagas de ampla concorrência.
A nota de corte nesta modalidade era 786,49 em 29/01/2017 à 0h.
    32 (trinta e duas) vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: Candidatos que comprovarem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas do Distrito Federal.
 A nota de corte nesta modalidade era 713,63 em 29/01/2017 à 0h.
Observação: 29/01/2017 foi o último dia de inscrição do SISU 2017.

Serão ofertadas 80 vagas em cada curso da ESCS. O candidato poderá optar por concorrer pelo Sistema Universal (48 vagas/curso) ou pelo Sistema de Cotas (32 vagas/curso), que reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, conforme a Lei Distrital nº 3.361/2004 e o Decreto nº 25.394/2004.

Para mais informações, acesso os links abaixo:

    Lei Distrital nº 3.361/2004: http://www.escs.edu.br/arquivos/lei3361de2004cotasDF.pdf
    Decreto nº 25.394/2004: https://www.escs.edu.br/wp-content/uploads/2021/12/decreto25394de11cotasDF.pdf

O Resultado final do SISU 2018 será divulgado no site: http://sisu.mec.gov.br, de acordo com cronograma divulgado pelo MEC. As chamadas posteriores para as vagas remanescentes serão divulgadas na página da ESCS, de acordo com o Edital ESCS/SISU 2018

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio cujo objetivo é avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame, alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Para mais informações sobre o ENEM, acesse o link: http://enem.inep.gov.br/.

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação por meio do qual as Instituições Públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.
Para mais informações sobre o SISU, acesse os links:
http://sisu.mec.gov.br/

https://www.escs.edu.br/

 

A ESCS possui duas Unidades que estão localizadas nos seguintes endereços:
   Medicina – SMHN Quadra 03, Conj. A Bloco 01, Ed. FEPECS, Asa Norte, Brasília – DF;
   Enfermagem – QR 301, Conj. 04, Lote 01, Samambaia – DF.

 

A ESCS utiliza metodologias de ensino-aprendizagem como a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, bem como a Problematização que possui como estratégia pedagógica a adoção de um currículo integrado, fundamentado no construtivismo e no humanismo, o ensino centrado no estudante e a integração entre o ensino, serviços e comunidade, através da inserção precoce nas práticas profissionais. A Problematização possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das práticas nos serviços de saúde, entrar em contato com a realidade e identificar junto aos profissionais e a comunidade problemas e situações relevantes, fazer reflexão crítica e propor alguma intervenção.
A dinâmica do processo de aprendizagem é analisar e refletir sobre uma situação problema, buscando sua compreensão e fundamentação, para formular hipóteses que a solucionem e que possam ser colocadas em prática para que sejam validadas.
A organização dos conteúdos está sustentada na interdisciplinaridade, e tem a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe como temas transversais em todos os módulos temáticos e práticas profissionais.
As turmas são compostas em pequenos grupos onde o docente é o facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

A Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS é uma IES – Instituição de Ensino Superior Pública, com mais de 16 (dezesseis) anos em atividade, criada pelo Decreto nº 22.074 de 11/04/2001. Ela é mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS e esta, por sua vez, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/GDF. Não há cobrança de mensalidade.

O ingresso nos Cursos de Graduação da ESCS – Escola Superior de Ciências da Saúde ocorre uma vez ao ano, sendo o processo de seleção realizado somente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Pular para o conteúdo