O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (16) e contou com a participação de discentes, especialistas e outros servidores
Natalia Oliveira, da Fepecs
Uma noite muito especial. É assim que será a lembrança desta quarta-feira (16), para docentes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), que lançaram a obra “Feridas Cutâneas: da avaliação ao tratamento fundamentado na etiopatogenia”. O evento foi realizado no Clube da Saúde e concretizou anos de trabalho, incluindo prática profissional e pesquisa por parte dos colaborados do livro, que conta com docentes e estudantes da Liga Acadêmica de Curativos da Escs, além de outros especialistas.
Inspirada pelo tema complexo e a dificuldade encontrada por profissionais da área, a idealizadora do projeto e docente do curso de enfermagem da Escs, Domitilia Bonfim de Macêdo Mihaliuc conta que “após 11 anos de atuação, pensei em agregar à obra a problematização em forma de títulos de capítulos com perguntas”. Ela explica que, “para validar a leitura e promover a aprendizagem significativa, foram inseridos games ao final de cada capítulo”.
Com o objetivo de compreender a causa da ferida para garantir ou não uma expectativa de cura, o livro também ilustra que memorizar as tecnologias disponíveis e suas indicações não é suficiente para a alta de uma pessoa com lesão cutânea. As perguntas e respostas da obra são resultado de um trabalho conjunto de nove discentes da Liga Acadêmica de Curativos, quatro editores docentes e outros dez, escolhidos de acordo com sua respectiva área de atuação e expertise no assunto.
Para Domitilia, a importância do projeto institucionalmente falando está ligada à inovação. “Nosso projeto pedagógico é executado utilizando metodologias ativas, o que nos inspirou a trazer essa perspectiva para a obra”, afirma. Segundo ela, “valorizar o conhecimento de cada docente na sua área de atuação para escrever e contribuir com a profissão é também algo valioso”.
Obra Inovadora
O lançamento da obra não é apenas mais um material de consulta para enfermeiros e outros profissionais de saúde sendo inserido no mercado. O livro representa a entrega de conhecimento que foi sistematizado por defensores do Sistema Único de Saúde (SUS), e que será apresentado à sociedade em forma de prestação de serviço público, por meio de profissionais mais qualificados e atualizados.
E pensando em atualização, Domitilia explica que “nas áreas em que não tínhamos experiência, fizemos convites externos”. Por isso, segundo ela, “os penúltimos capítulos trazem tecnologias adjuvantes que ainda não são realidade no contexto do SUS, como laser, ozônio e matriz de fibrina autóloga, com o objetivo de estimular também o empreendedorismo para as pessoas que irão atuar nesse mercado”. Já no último capítulo, foram convidados advogados “para trazer aspectos éticos e jurídicos importantes, inclusive para aqueles que sonham com seus consultórios, pois acredito que formamos pessoas do SUS para resolver os problemas de enfermagem da sociedade em geral”, esclarece.
Sobre seu papel na obra, a docente destaca que “transformar algo em realidade significa ser capaz de identificar talentos, montar times fortes e mediar todas as situações desafiadoras que aparecem”. À frente do projeto e do convite aos colaboradores da obra, ela ressalta que “compartilhar os saberes de forma leve, atualizada e repleta de evidências para todos é um papel pedagógico e social”.
Com a sensação de dever cumprido e sonho realizado, Domitilia reflete sobre a empreitada: “pessoas de uma instituição pública, com todas as suas limitações recursais, conseguirem escrever cientificamente e compartilhar seus saberes na atual conjuntura, é louvável e merece nosso apoio e reconhecimento”. Emocionada, finaliza “para mim, gerir 54 colaboradores foi uma redescoberta pessoal e profissional”.