Estudantes da Escs apresentam experiências de atividades práticas realizadas com a comunidade

Evento reuniu discentes da 3ª série do curso de medicina

Sanmya Meneses, da Fepecs| Edição: Natalia Oliveira

O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) recebeu, nesta segunda-feira (21), discentes da 3ª série do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), para apresentação de relatos de experiências, a partir de atividades de extensão curricular realizadas no Programa Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC). Os trabalhos foram desenvolvidos em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, com foco na integração entre os estudantes, os serviços de saúde e as comunidades.

Durante o semestre, os discentes realizaram atividades para o indivíduo, para as famílias e para a comunidade em sete unidades de Atenção Primária à saúde, ou em equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. Para a escolha do tema do projeto de extensão, estudantes de cada cenário de ensino, em conjunto com os docentes e preceptores, fizeram um levantamento prévio para analisar as situações de saúde e necessidades locais.

Segundo a docente Ana Beatriz Schmitt, do eixo Extensão-IESC da 3ª série, “ao se estudar a realidade de cada comunidade, são identificados e explorados problemas e seus possíveis fatores determinantes e condicionantes, para então, serem definidas prioridades e estratégias de intervenção”.

Os projetos de extensão curricular apresentados pelos discentes ocorreram nas regiões administrativas de Samambaia, Vicente Pires, Asa Norte, Vila Planalto, Sobradinho I, Sobradinho II e Varjão, sempre focados nas necessidades e realidade da comunidade local.

Trabalhos apresentados

Ana Beatriz destaca que são sete trabalhos distintos entre si, tendo em vista que cada cenário de ensino do IESC III “desenvolveu um projeto de extensão conforme as demandas e necessidades locais”.

Durante o evento, foram apresentados os trabalhos: Análise e sugestão de intervenção no acolhimento na UBS 01 de Sobradinho; Atividades educativas em saúde em escola pública de ensino médio em Sobradinho II; Treinamento em suporte básico de vida para educadores do ensino fundamental (Samambaia); A roda de conversa como ferramenta de promoção do autocuidado em pacientes diabéticos de Vicente Pires; Ações em saúde no centro de reciclagem do Varjão; Ações educativas e preventivas sobre imunização em adolescentes em uma escola pública do Distrito Federal (Vila Planalto), e Violência contra a mulher: avaliação da capacitação de profissionais de saúde na atenção primária (Asa Norte).

Projeto de extensão

O eixo Interação Ensino-Serviço Comunidade surgiu como uma metodologia para preparar os futuros médicos para a prática profissional. Executado já nas primeiras séries do curso de medicina da Escs, o componente educacional é aplicado de forma contínua e permite que os estudantes adquiram experiência em ambientes além dos hospitais tradicionais.

O projeto está fundamentado em uma forma de ensino que prioriza a integração entre os discentes de medicina, os serviços de saúde e as comunidades, permitindo que os alunos estejam em contato direto com a realidade social e as demandas de saúde da população.

Pular para o conteúdo