O edital conta com 261 vagas para o próximo ano
Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira
A partir desta terça-feira (19), os interessados em participar do processo seletivo para preceptoria nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) já podem se inscrever na seleção. Ao todo, são 261 vagas direcionadas para servidores ocupantes de cargos efetivos da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), com início das atividades no próximo ano.
Podem participar do certame os servidores que pertencem às carreiras: médica; enfermeiro, especialista em saúde (psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional), além de servidores que se encontram cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF). Os candidatos selecionados vão receber a gratificação pela atividade de Preceptoria (GAP), fixada na Lei nº 6.454, que dispõe sobre as atividades dos profissionais.
O preceptor é um facilitador, que atua como mediador e supervisor das atividades acadêmicas junto aos cenários de prática da rede de atenção à saúde vinculada à SES/DF. Além de educador, o preceptor tem o compromisso da formação em saúde focada na articulação do ensino prático e teórico da sua área de conhecimento e auxilia na inserção do estudante no ambiente de saúde.
A gerente de desenvolvimento docente e discente do curso de medicina da Escs, Vanessa Viana Cardoso, destaca que os preceptores são fundamentais na integração e interação dos estudantes de medicina e enfermagem nos vários cenários de prática na rede de saúde do DF. “Eles atuam como um elo entre a escola e os serviços de saúde, pois os preceptores auxiliam na formação dos estudantes na área da saúde, trazendo contribuições e benefícios tanto para a comunidade, os usuários e pacientes, quanto para os próprios profissionais de saúde e aos serviços de saúde onde atuam e estão lotados”, destaca.
Inscrições e etapas
O período de inscrição começa nesta terça-feira (19) e segue até o dia 25. Os candidatos devem ler atentamente o edital, seguindo as orientações descritas. Para se inscrever, os interessados devem enviar no formulário disponibilizado no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) as informações solicitadas, além da documentação listada. Depois de confirmada a inscrição, o candidato será submetido à prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório, de acordo com pontos somados a partir do formulário de pontuação, que consta no Anexo III do Edital.
A homologação do resultado final está prevista para o dia 10 de dezembro. É importante que os candidatos observem com atenção o cronograma de atividades disponível no edital e o prazo específico para entrega do Termo de Compromisso, bem como a escolha do número da vaga para qual se inscreveu.