Estudantes de enfermagem da Escs encerram ano letivo com apresentação de projetos para saúde digital

A iniciativa visa demonstrar soluções criativas para desafios da saúde em era tecnológica

Natalia Oliveira, da Fepecs

Estudantes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) encerraram o ano letivo nesta quarta-feira (18), com a apresentação de projetos da disciplina Saúde digital e Inovação. O evento, que reuniu alunos do 2º e 3º ano do curso, foi realizado no pequeno auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), e contou com a participação de especialistas da Secretaria de Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS), que compuseram a banca avaliadora, além de docentes da Escs.

Com exposição de trabalhos arrojados e criativos, os alunos buscaram propor soluções para desafios contemporâneos de saúde, utilizando a tecnologia como ferramenta de transformação. Durante as apresentações, foram abordados temas como: combate à desinformação em saúde, promoção da alimentação saudável e aumento da atividade física. Todos os trabalhos foram acompanhados pelas docentes Luciana Moura e Raíra Castilho, que compõem o grupo de pesquisa da Escs, denominado Centro Brasileiro de Pesquisa e Resultados em Saúde (Cebras).

Para o docente do curso de enfermagem Francino Azevedo, a disciplina eletiva incentiva que os alunos tenham mais interesse na abordagem da saúde digital, visto que “eles produziram propostas de aplicativos e plataformas de saúde”. Como a disciplina não é obrigatória, os estudantes que se sentem atraídos pelo tema “se inscrevem para cursá-la e recebem desafios e problemas do sistema de saúde do Brasil para apresentar propostas de solução”, destaca Francino.

A disciplina ofertada pela Escs também é uma maneira de integrar o conhecimento teórico à prática, a fim de estimular os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais, além da troca de experiências e trabalho em grupo. A participação de convidados de outros órgãos também reforça a importância da colaboração entre academia e instituições de saúde para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam atender às necessidades da população em geral.

Presente ao evento, a servidora do MS, Kally Soares, ressaltou que “é inspirador ver o potencial desses jovens enfermeiros e a qualidade dos projetos apresentados”. Durante o encontro, também foi constatado pelos participantes o compromisso da Escs com a formação de profissionais preparados para os desafios da saúde digital.

De acordo com Francino, “as iniciativas desenvolvidas pelos alunos têm potencial para impactar positivamente a vida dos pacientes e contribuir para um futuro mais eficiente e humanizado na área da saúde”. Perguntado sobre sua avaliação do encerramento, o docente descreve a disciplina como “referência na formação de enfermeiros inovadores e engajados com a transformação do sistema de saúde”.

Reconhecimento

A disciplina também contou com a participação de professores convidados de outras universidades do país, e a expectativa é de que, a edição de 2025 seja ainda mais positiva do que a deste ano, como por exemplo, com a indicação da representante da SES em testar uma das propostas na Pasta, e a manifestação da representante do MS, que destacou que uma das propostas apresentada pelos alunos tem potencialidade para ser parte do Meu SUS Digital, do órgão federal.

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