Aberto processo seletivo para vagas remanescentes da preceptoria dos cursos da Escs

O período de inscrição será de 27 de janeiro a 2 de fevereiro.

Sanmya Meneses, da Fepecs

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs) e integrada à Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF),  divulgou edital de processo seletivo para vagas remanescentes destinadas para preceptoria dos cursos de enfermagem e medicina no ano de 2025.

O certame é destinado aos profissionais das carreiras de médico, enfermeiro, especialista em saúde (psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional) e servidores cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF). Os selecionados receberão a Gratificação pela Atividade de Preceptoria (GAP), conforme Lei nº 6.454, que regulamenta as atividades dos preceptores. Ao todo, são 86 vagas divididas entre as Superintendências de Saúde da SES/DF. O detalhamento dos locais das vagas disponibilizadas pode ser encontrado no Anexo I do edital.

Atuando como um facilitador, o preceptor media e supervisiona as atividades dos estudantes no cenário de prática da rede de atenção à saúde vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF). Mais do que ensinar a teoria, o preceptor conduz também a articulação com o saber prático da sua área de conhecimento e trabalha na integração dos alunos no ambiente de saúde.

Vanessa Viana Cardoso, gerente de desenvolvimento docente e discente do curso de medicina da Escs, afirma que a atuação dos profissionais como preceptores é essencial para a formação dos estudantes na área da saúde e beneficia “a comunidade, os usuários, os pacientes e, ainda, os próprios profissionais de saúde e serviços de saúde onde atuam e estão lotados”. A gerente lembra que os preceptores são um elo importante entre a instituição de ensino superior (IES) e os serviços da rede pública de saúde.

Inscrições e prazo

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado no site da Fepecs, no período de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Os interessados em concorrer a uma das vagas, devem se atentar às informações disponibilizadas no edital e seguir as orientações descritas. Com a confirmação da inscrição, o candidato é avaliado por meio de uma prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório, de acordo com pontos somados a partir do formulário de pontuação, que consta no Anexo III do Edital.

Os candidatos devem ficar atentos, ainda, para  o prazo específico para entrega do Termo de Compromisso, bem como a escolha do número da vaga para qual se inscreveu. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 1º de março.

 

Pular para o conteúdo