O processo seletivo oferece 22 vagas e o curso terá duração de seis meses e carga horária de 152 horas
Natalia Oliveira, da Fepecs
Um curso de extensão inédito no âmbito do Distrito Federal está com inscrições abertas, após edital elaborado em parceria pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET/DF). As três instituições são vinculadas à Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), que mantém o quadro de pessoal e oferece recursos necessários aos serviços.
Com duração de seis meses e carga horária de 152 horas, o curso de doação e captação de tecidos oculares humanos para transplantes será oferecido pela primeira vez, com 22 vagas destinadas a enfermeiros que atuam em Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes (CIHDOTT) de hospitais públicos ou em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no DF; alunos do último ano dos cursos de enfermagem e medicina da Escs, e residentes médicos e enfermeiros da SES/DF.
Idealizador e coordenador do curso, Anderson Galante atua na CET/DF e conta que a ideia surgiu ainda em 2019, mas com o período da pandemia precisou ser adiada por um tempo. “São poucas as iniciativas no Brasil com essa temática na academia, quer seja na graduação, quer seja na pós-graduação, então agora entendemos que é o momento ideal para o lançamento”, afirma. Durante o curso, serão tratadas técnicas de comunicação humana em situações críticas, voltadas para a prática de entrevista com familiares sobre a possibilidade de doação, além da parte prática cirúrgica, quando os alunos poderão aprender sobre a enucleação do globo ocular.
Dividido em quatro módulos, o curso terá aulas presenciais e virtuais, de quinta-feira a sábado, de 8h às 18h, uma vez por mês. Ao longo do curso, as aulas presenciais serão em salas de aula e laboratório morfofuncional da Escs, além do estágio observacional no Banco de Órgãos e Tecidos da CET/DF. Para Anderson, “a importância desse curso aqui no DF abrange vários aspectos”. Segundo o gestor, “somos uma das poucas escolas de saúde no Brasil hoje que faz um curso como esse na categoria extensão”, e acrescenta “não somos pioneiros, mas talvez estejamos entre as cinco escolas que trabalham essa temática”.
A sub-coordenação do curso será realizada pela chefe do Banco de Órgãos e Tecidos, Isabela Rodrigues, e as aulas serão ministradas por docentes do Banco de Órgãos e Tecidos da CET/DF, que conta com uma equipe de enfermeiros e médicos oftalmologistas treinados pela Associação Pan-Americana de Banco de Olhos (Apabo). Também haverá parceria com a Gerência de Psicologia da SES, que vai disponibilizar psicólogos durante o módulo que trata de comunicação humana e entrevista com familiares para realizar a captação de órgãos. “Nossa expectativa é a de que, com esse curso, que vai capacitar enfermeiros, médicos e residentes, haja aumento de doação e de captação de córneas e diminua o tempo de espera de pacientes que aguardam por transplante de córnea”, conclui Galante.
Inscrição e seleção
As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (5) e podem ser feitas até o dia 12 de junho, no site da Fepecs. Para se inscrever, os candidatos devem observar alguns pré-requisitos do edital e a documentação necessária para concorrer a uma vaga.
O processo de seleção consiste em análise documental, que possui caráter eliminatório, e memorial descritivo, com caráter eliminatório e classificatório. A soma total para classificação é de dez pontos, e, em caso de empate, serão considerados critérios como tempo de atuação na área de transplantes e maior pontuação na análise do memorial descritivo.
Cronograma
Inscrições: 5 a 12 de junho
Resultado classificatório: 21 de junho
Convocação para matrícula: 27 de junho
Aula inaugural: 18 de julho