Divulgado processo seletivo para banco de credenciamento voltado à docência em enfermagem

Não há número específico de vagas, mas é exigido título de doutorado

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) divulgou edital de processo seletivo para formar um banco de credenciamento para docente e orientador permanente do programa de pós-graduação scricto sensu na modalidade profissional. A oportunidade é para servidores efetivos da carreira de enfermagem da Secretaria de Saúde (SES) ou da carreira de magistério superior do Distrito Federal, com título de doutor há pelo menos um ano.

Os candidatos ao credenciamento devem, necessariamente, ter envolvimento em campos de atuação como “qualidade de assistência à saúde” e linhas de pesquisa em “qualidade na assistência à saúde da mulher, da criança e do adolescente” ou “qualidade na assistência em saúde do adulto e do idoso”.

Para se inscrever, o interessado deve observar alguns pré-requisitos como obtenção do título de doutorado há pelo menos um ano; experiência em orientação concluída de discentes em iniciação científica; cursos de graduação, residência ou especialização lato sensu, ou pós-graduação scrictu sensu entre os anos de 2019 e 2023; além de vínculo ativo e estável na carreira de enfermagem, dentre outras exigências previstas no edital.

De acordo com o gerente de cursos de mestrado e doutorado da Escs, Levy Santana, “esse processo seletivo é importante para a expansão dos cursos e do número de vagas de mestrado e doutorado”. Segundo ele “não há um número específico de vagas, trata-se apenas de um banco de credenciamento”. Atualmente, o quadro de docentes para ministrar este curso na Escs é de 12 profissionais.

A atividade não é remunerada e também não configura vínculo empregatício entre o docente e a instituição. Servidores da SES podem ter dispensa de dez horas em sua carga horária, para atuar em atividades de ensino e pesquisa relacionadas à docência ou orientação no curso. Essas horas também devem ser utilizadas para propor projetos acadêmicos, avaliar e aprovar trabalhos apresentados pelos estudantes e acompanhar o desenvolvimento de tese ou dissertação, oferecendo a orientação necessária em cada caso.

Aqueles que se inscreverem no processo seletivo serão avaliados em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste em uma habilitação documental, momento em que, no ato de inscrição, o candidato deve anexar cópia de documentos pessoais e comprovantes de titulação, como diplomas de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, compreende a avaliação da experiência profissional, desenvolvimento de produtos e dos artigos científicos apresentados, relacionados à produção científica em periódicos classificados no Qualis Capes (2017-2020).

Após a segunda etapa, os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, de acordo com artigos, produção científica e livros apresentados. Todos os trabalhos passam por análise da banca examinadora designada, que vai pontuar e homologar as inscrições realizadas.

Cronograma

O período de inscrição começa na próxima segunda-feira (6), no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e encerra no dia 9 de novembro. A data provável para homologação do resultado final é a partir do dia 22 de novembro.