O edital conta com vagas para enfermagem e medicina, e estabelece critérios para ingresso de novos estudantes
Natalia Oliveira, da Fepecs
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) está com inscrições abertas para ingresso de novos estudantes nos cursos de graduação em enfermagem e medicina por meio de transferência facultativa. O edital publicado visa o preenchimento de vagas remanescentes nos respectivos cursos, e estabelece critérios específicos para que os discentes consigam realizar a mudança da atual instituição de ensino superior (IES) para a Escs.
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve estar regularmente matriculado nos cursos de enfermagem ou medicina, de IES nacional pública ou privada, e ter realizado pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos, além de não ter obtido nota zero na prova de redação.
Também é necessário que o estudante tenha concluído na instituição de origem as unidades educacionais ou disciplinas anteriores à série para a qual pleiteia o ingresso, e que possua correspondência àquelas que constam nas matrizes curriculares dos projetos pedagógicos de enfermagem e medicina da Escs. Outro ponto a ser observado, é que o curso atual deve ter a mesma formação, na modalidade bacharelado, e ser presencial.
A coordenadora do curso de medicina da Escs, Márcia Cardoso Rodrigues explica que “o processo seletivo cumpre algumas etapas, como análise curricular e documental, que são fundamentais para o ingresso nos cursos da instituição”. Segundo ela, a grande importância desse tipo de processo é “não deixar vagas ociosas e oferecer oportunidade para outros estudantes darem continuidade ao curso dos sonhos aqui”.
As vagas remanescentes podem surgir por diversos motivos: desistência do curso, aprovação em universidades de outros estados, ou simplesmente descoberta de uma nova vocação. Antes do processo seletivo de 2023, a última oportunidade para transferência facultativa na Escs havia sido no ano de 2012, tamanha a procura pela instituição. Márcia acredita que “esse processo será bem concorrido, assim como no ano passado”.
Etapas
O processo seletivo consiste em duas etapas para estudantes que pleiteiam vagas na 3ª série do curso de enfermagem e 2ª, 3ª e 4ª séries do curso de medicina. Já aqueles que quiserem ingressar na 4ª série de enfermagem, que corresponde ao internato, devem passar por três etapas.
A primeira etapa, destinada a todas as vagas, é de caráter eliminatório e classificatório, e consiste na análise do melhor desempenho no resultado do Enem, considerando os últimos cinco anos. A segunda etapa, também destinada a todas as vagas, é de caráter eliminatório e compreende a análise documental e de correspondência pedagógica e aproveitamento das unidades educacionais e disciplinas entre a vaga pleiteada e a matriz curricular dos cursos de enfermagem e medicina da Escs, para a série de interesse do candidato aprovado e classificado na primeira etapa.
A terceira etapa, de caráter eliminatório, destinada exclusivamente para candidatos à 4ª série do curso de enfermagem, consiste na participação no curso de acolhimento e adaptação à metodologia da Escs, além de avaliação de habilidades práticas de enfermagem. Serão considerados como critérios para esta avaliação os domínios cognitivo, psicomotor e atitudinal.
Inscrições e vagas
O período de inscrição começa nesta terça-feira (22), e segue aberto até 25 de outubro, no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com taxa de inscrição de R$ 100. O processo seletivo compreende o ano acadêmico de 2025 e será conforme o calendário de cada curso.
Para a graduação em enfermagem estão disponíveis 30 vagas, sendo 10 para a 3ª série e 20 para a 4ª série. Já o curso de medicina conta com seis vagas, distribuídas em três para a 2ª série; uma para a 3ª série, e duas para a 4ª série.