Escs forma novos médicos e enfermeiros

As solenidades aconteceram no auditório da Fepecs

Sanmya Meneses, da Fepecs

Alegria, orgulho e sensação de dever cumprido. Foram esses os sentimentos que predominaram nas solenidades de colação de grau dos cursos de medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF). O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) reuniu nos dias 11 e 12 de dezembro uma grande plateia composta por docentes, familiares, amigos e profissionais da saúde para prestigiar os novos médicos e enfermeiros do Distrito Federal.

No primeiro dia de evento (11), 83 estudantes, que fizeram parte da 19ª turma do curso de medicina na Escs, receberam certificados de outorga de grau e proferiram o juramento diante dos convidados. O momento foi de muita emoção e vibração para todos que acompanharam a solenidade.

Em seu discurso, a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, destacou o papel da Escs como um marco para a educação superior no DF e falou sobre a importância da formação de profissionais que fortaleçam o propósito da ciência. Por fim, ela parabenizou os novos médicos lembrando os desafios da profissão. “Aos novos médicos, desejo realizações na carreira e na vida pessoal de cada um de vocês. Sobretudo, espero que sobre coragem para lidar com os desafios inerentes a uma profissão como a medicina”, disse.

Ao cumprimentar os novos colegas médicos, a Secretaria de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, enfatizou que o conhecimento adquirido durante a jornada do curso possibilita “não apenas enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, promovendo o desenvolvimento científico de nossa sociedade”. Ela lembrou, ainda, do diferencial da Escs ao formar profissionais de saúde em consonância com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O formando Pedro Henrique Prates Santos, orador da turma de medicina, destacou que os últimos seis anos foram de muitas batalhas e desafios. “Todos nós temos sentimentos muito diferentes sobre esse momento, mas o orgulho prevalece. Todos têm uma história muito distinta aqui. Tem gente que segue uma geração de médicos, tem aquele que é o primeiro médico da família, tem quem sonhe com a profissão desde criança, e existe até quem entrou no curso com 60 anos”, afirmou emocionado.

Novos enfermeiros

Na quinta-feira (12), foi dia de celebrar a conquista de 57 formandos do curso de enfermagem. O auditório da Fepecs, novamente, ficou lotado para receber e homenagear os estudantes que fizeram parte da 13ª turma da graduação na Escs.

A formanda e oradora da turma de enfermagem, Eduarda Nascimento, afirma que a sensação é de dever cumprido. “É um capítulo encerrado, na verdade, é um capítulo que continua, agora de uma outra perspectiva”, destaca. Durante o seu discurso, ela lembrou as lutas e desafios que os estudantes enfrentaram nos últimos quatro anos.

Para Demétrio Gonçalves Gomes, diretor da Escs, a escola celebra um momento único e significativo para os formandos dos cursos de enfermagem e medicina. “Este é um marco que representa não apenas a conquista individual de cada estudante, mas também um avanço para a sociedade e a saúde pública como um todo”, afirmou.

O diretor e médico lembra que a entrega dos novos profissionais de saúde para a sociedade é um compromisso cumprido com a educação de excelência e com a formação de agentes transformadores do sistema de saúde. “Ao longo de sua jornada acadêmica, os estudantes vivenciaram não apenas o rigor científico e técnico de suas profissões, mas também a importância do cuidado humanizado, da ética e da responsabilidade social”, ressaltou

Também participaram da composição das mesas nas solenidades, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha da Cunha Fernandes; a coordenadora do curso de medicina, Márcia Cardoso Rodrigues; a coordenadora do curso de enfermagem, Teresa Christine Pereira Morais; além dos paraninfos, patronos e homenageados de cada uma das turmas.

Pular para o conteúdo