A atividade com discentes do curso de medicina faz parte de projeto de extensão curricular
Sanmya Meneses, da Fepecs |Edição: Natalia Oliveira
Contato com os cenários práticos de ensino e interação com a comunidade. A partir deste contexto, estudantes da 3ª série de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) realizaram, nesta segunda-feira (26), um treinamento de primeiros socorros para professores e funcionários da Escola Classe 410 de Samambaia, que conta com turmas de alunos da faixa etária entre 7 e 11 anos. Para realizar a atividade, eles passaram antes por uma capacitação do Grupamento de Atendimento à Emergência Pré-Hospitalar, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF).
A ideia da atividade surgiu a partir da Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722), que foi sancionada em 2018 e determinou a obrigatoriedade da capacitação de noções básicas de primeiros socorros para a comunidade escolar nas redes pública e privada. A ação faz parte do projeto de extensão curricular do eixo Interação Escola-Serviço-Comunidade (IESC) e reuniu 12 estudantes que realizam suas atividades práticas no cenário de ensino da Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Samambaia. Durante a oficina, foram demonstradas manobras de socorro imediato em casos de convulsão, reanimação cardiopulmonar, engasgo, choque elétrico, queimadura e acidente escorpiônico.
Para a docente Ana Beatriz Schmitt Silva, que está à frente da atividade, a oficina tem como propósito fortalecer a interação entre os estudantes de medicina com os profissionais de saúde e membros da comunidade. “É uma atividade de grande relevância social e para o ensino, já que os discentes de medicina poderão aplicar os fundamentos teóricos do curso em situações práticas”, conta. Além disso, “professores e funcionários da escola estarão preparados para iniciar os primeiros socorros caso alguma criança necessite, e até que a assistência médica especializada chegue ao local”, destaca.
Ela lembra, ainda, que a ida aos cenários práticos de ensino desde o primeiro ano do curso de medicina “permite o contato precoce com os profissionais de saúde e comunidade local, favorecendo a formação de um profissional médico capacitado em observar a realidade e propor soluções para os problemas encontrados”.
Extensão curricular
Além dos alunos da 3ª série do curso de medicina da Escs, os demais alunos do IESC, que desempenham atividades práticas em outros cenários de ensino, também farão projetos voltados à comunidade. A proposta central é desenvolver ações com temáticas diversas e sempre articuladas com as demandas locais.
Em 2023, a turma da 3ª série do curso de medicina esteve na Escola Colônia Agrícola Vicente Pires e realizou treinamento de primeiros socorros com os educadores da instituição de ensino. Na oportunidade, foram abordados temas como: reanimação cardíaca; engasgo; ferimentos leves e hemorragia. Durante o treinamento, também foram demonstradas técnicas de desobstrução de vias aéreas, manejo de convulsões e de ferimentos e traumas, além de ressuscitação cardiopulmonar.