Estudantes de enfermagem desenvolvem ferramenta  para facilitar o acesso a informações sobre a Estratégia Saúde da Família

Site reúne informações importantes para os usuários

 Ascom Fepecs

Como parte das atividades do projeto SUS Junino, os estudantes de enfermagem da primeira série da Escola Superior de Ciências de Saúde (Escs) desenvolveram um site com o objetivo de facilitar o acesso da população e dos profissionais de saúde às informações sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF).

A plataforma, criada com foco na educação em saúde, detalha os serviços disponíveis na atenção primária à saúde e os locais de atendimento. Ao clicar no campo indicado, o usuário é redirecionado para o site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e pode localizar com facilidade a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência apenas informando o CEP.

Além disso, o portal orienta os usuários sobre qual unidade de saúde procurar — UBS, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital —, auxiliando na busca pelo atendimento adequado, conforme a necessidade apresentada.

A tutora da turma responsável pelo projeto, Kelly Barbalho, destaca que a apresentação do projeto durante o evento SUS Junino foi um sucesso. Segundo ela, a iniciativa foi elogiada pela qualidade das informações e pela facilidade de navegação. “A apresentação foi um grande sucesso e os participantes destacaram a qualidade das informações e a facilidade de navegação como aspectos importantes para uso dessa ferramenta no cotidiano dos usuários”, destaca.

A tutora ressalta ainda que os profissionais de saúde também podem se beneficiar da ferramenta. O site disponibiliza uma área exclusiva para trabalhadores da área, com acesso rápido aos protocolos da SES/DF, otimizando o dia a dia das equipes de saúde. “Com essa iniciativa, os futuros enfermeiros da Escs demonstram seu compromisso com a saúde pública e a comunidade, oferecendo uma ferramenta valiosa para promover o acesso à informação e o uso adequado dos serviços do SUS”, finaliza.

Para acessar o site, clique aqui.

Pular para o conteúdo