Estudantes de enfermagem da ESCS/FEPECS, durante o Estágio Curricular Obrigatório elaboram material instrutivo para sala de curativos.

Os materiais foram elaborados com intuito de colaborar na tomada de decisão ao tratamento de feridas na UBS 03 do Guará II.

A sala de curativos da UBS 3 do Guará II é um dos cenários de atuação dos estudantes durante o Estágio Curricular Obrigatório, a sala dispõe de diversas coberturas disponíveis para o tratamento de feridas agudas e crônicas.
No entanto, as estudantes Dimítria Carvalho, Gabriella Castro e Mayara Parente, sob supervisão das tutoras Domitilia Bonfim e Simone Souza e dos preceptores Maurício Baptista e Ana Maria Padue, perceberam que informações acerca do mecanismo de ação, tipos de feridas, tecidos, sinais de infecção e tipos de exsudato, eram motivo de dúvidas e insegurança. Isso fazia com que, por vezes, as coberturas disponíveis fossem utilizadas incorretamente ou inutilizadas devido à falta de conhecimento dos profissionais sobre os tratamentos disponíveis para feridas, deixando assim de promover a melhor opção aos pacientes.
Neste contexto surgiu o interesse das estudantes em elaborar um algoritmo de rápido acesso e fácil utilização para colaborar na decisão sobre o tratamento de feridas.

Aplicando as etapas do Arco de Maguerez, as estudantes realizaram um estudo teórico e elaboraram de um quadro que sintetiza as principais informações das coberturas disponíveis. Elaboraram também um fluxograma com imagens dos tipos de tecidos e de exsudato presentes nas feridas, principais diferenças entre úlcera venosa e úlcera arterial, sinais clínicos e indicadores da presença de biofilme na ferida, facilitando a avaliação e tomada de decisão na realização do procedimento.

“Como tutora, contribuir com o aprendizado ativo e significativo é muito gratificante. Esta foi uma das atividades que contribuiu para a formação de profissionais capazes de realizar raciocínio clínico e atendimento de excelência. Os impactos na unidade certamente são significativos, pois frente à grande demanda de procedimentos, rotatividade de profissionais e estudantes que atuam na sala e variedade de produtos disponíveis, ter um material de rápido e fácil acesso é de um valor inestimável, visto que garante uma prática segura para paciente e profissional, favorece o processo de recuperação do paciente e evita desperdício de material”, destacou a tutora Simone Souza.

Colaborar com um atendimento seguro e eficaz no contexto do tratamento de feridas representa a contrapartida à comunidade, aos profissinais da UBS e ao SUS pelas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional durante o estágio realizado na unidade.

Clique na imagem para ampliar.

Depoimento das estudantes:

“Fazer este trabalho foi muito importante pra mim, pois além de contribuir para o meu próprio aprendizado em tratamento de feridas, contribuirá para os profissionais da UBS e para os próximos estudantes q estarão atuando na sala de curativos. Esperamos que o nosso instrumento seja um auxílio para a avaliação das feridas, favorecendo, então, a recuperação dos usuários.” (Dimítria Carvalho)

“Diante da minha experiência na sala de curativo, confeccionar o arco me ajudou a significar meu aprendizado, consegui ter uma melhor compreensão das coberturas e da análise de feridas, antes um dos meus maiores medos na enfermagem agora virou um dos meus motivos de orgulho e superação, além disso, é muito gratificante poder ajudar outros profissionais a compreender melhor esse mundo, que é o tratamento de feridas, e proporcionar um cuidado de qualidade ao paciente, com um tratamento mais rápido e eficiente, sem desperdícios de recursos.” (Gabriella Castro)

“A experiência em fazer o Arco sobre tratamento de feridas foi muito importante para meu aprendizado significativo e será de grande relevância na minha formação como enfermeira. Ao observar a realidade, vemos claramente o quanto é importante aprimorar o raciocínio clínico sobre a etiologia, tratamento e a farmacologia das coberturas disponíveis. Estou muito grata por fazer um trabalho no SUS e pelo SUS na minha formação prática.”(Mayara Parente)