Os materiais foram elaborados com intuito de colaborar na tomada de decisão ao tratamento de feridas na UBS 03 do Guará II.
A sala de curativos da UBS 3 do Guará II é um dos cenários de atuação dos estudantes durante o Estágio Curricular Obrigatório, a sala dispõe de diversas coberturas disponíveis para o tratamento de feridas agudas e crônicas.
No entanto, as estudantes Dimítria Carvalho, Gabriella Castro e Mayara Parente, sob supervisão das tutoras Domitilia Bonfim e Simone Souza e dos preceptores Maurício Baptista e Ana Maria Padue, perceberam que informações acerca do mecanismo de ação, tipos de feridas, tecidos, sinais de infecção e tipos de exsudato, eram motivo de dúvidas e insegurança. Isso fazia com que, por vezes, as coberturas disponíveis fossem utilizadas incorretamente ou inutilizadas devido à falta de conhecimento dos profissionais sobre os tratamentos disponíveis para feridas, deixando assim de promover a melhor opção aos pacientes.
Neste contexto surgiu o interesse das estudantes em elaborar um algoritmo de rápido acesso e fácil utilização para colaborar na decisão sobre o tratamento de feridas.
Aplicando as etapas do Arco de Maguerez, as estudantes realizaram um estudo teórico e elaboraram de um quadro que sintetiza as principais informações das coberturas disponíveis. Elaboraram também um fluxograma com imagens dos tipos de tecidos e de exsudato presentes nas feridas, principais diferenças entre úlcera venosa e úlcera arterial, sinais clínicos e indicadores da presença de biofilme na ferida, facilitando a avaliação e tomada de decisão na realização do procedimento.
“Como tutora, contribuir com o aprendizado ativo e significativo é muito gratificante. Esta foi uma das atividades que contribuiu para a formação de profissionais capazes de realizar raciocínio clínico e atendimento de excelência. Os impactos na unidade certamente são significativos, pois frente à grande demanda de procedimentos, rotatividade de profissionais e estudantes que atuam na sala e variedade de produtos disponíveis, ter um material de rápido e fácil acesso é de um valor inestimável, visto que garante uma prática segura para paciente e profissional, favorece o processo de recuperação do paciente e evita desperdício de material”, destacou a tutora Simone Souza.
Colaborar com um atendimento seguro e eficaz no contexto do tratamento de feridas representa a contrapartida à comunidade, aos profissinais da UBS e ao SUS pelas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional durante o estágio realizado na unidade.
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Depoimento das estudantes:
“Fazer este trabalho foi muito importante pra mim, pois além de contribuir para o meu próprio aprendizado em tratamento de feridas, contribuirá para os profissionais da UBS e para os próximos estudantes q estarão atuando na sala de curativos. Esperamos que o nosso instrumento seja um auxílio para a avaliação das feridas, favorecendo, então, a recuperação dos usuários.” (Dimítria Carvalho)
“Diante da minha experiência na sala de curativo, confeccionar o arco me ajudou a significar meu aprendizado, consegui ter uma melhor compreensão das coberturas e da análise de feridas, antes um dos meus maiores medos na enfermagem agora virou um dos meus motivos de orgulho e superação, além disso, é muito gratificante poder ajudar outros profissionais a compreender melhor esse mundo, que é o tratamento de feridas, e proporcionar um cuidado de qualidade ao paciente, com um tratamento mais rápido e eficiente, sem desperdícios de recursos.” (Gabriella Castro)
“A experiência em fazer o Arco sobre tratamento de feridas foi muito importante para meu aprendizado significativo e será de grande relevância na minha formação como enfermeira. Ao observar a realidade, vemos claramente o quanto é importante aprimorar o raciocínio clínico sobre a etiologia, tratamento e a farmacologia das coberturas disponíveis. Estou muito grata por fazer um trabalho no SUS e pelo SUS na minha formação prática.”(Mayara Parente)