As apresentações foram realizadas por discentes da 1ª série
Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira
O auditório da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), estudantes da 1ª série do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), para apresentação do seminário final das atividades de extensão curricular no âmbito do Programa Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC). Ao todo, sete grupos apresentaram relatos de experiências desenvolvidos durante o primeiro ano do curso, com auxílio dos docentes da escola.
Esses relatos são registros de ações de extensão elaboradas a partir da observação das necessidades em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Durante toda tarde, os discentes exibiram suas experiências e vivências com foco na integração entre os estudantes, os serviços de saúde e as comunidades locais.
A docente da Escs e coordenadora da atividade, Cynthia Bettini, explica que o projeto de extensão curricular da escola já oferece desde o primeiro ano o contato com os cenários práticos. “Com a metodologia aplicada, é possível oferecer uma formação ampla, conectando teoria e prática, e preparando os futuros médicos para atuar em diversos contextos, com uma visão integral das necessidades da comunidade”, afirma.
O programa IESC tem como objetivo aproximar o ensino acadêmico dos serviços públicos de saúde e da realidade das comunidades, proporcionando aos futuros profissionais da saúde uma vivência prática e enriquecedora.
Projetos apresentados
Os projetos de extensão curricular apresentados pelos discentes foram: Atividades lúdicas na promoção da higiene bucal e corporal em escolas de ensino fundamental da zona rural do Distrito Federal: um relato de experiência (Sobradinho); Saúde mental no processo de envelhecimento: intervenção em um grupo de convivência na UBS II da Asa Norte; Promoção à vacinação em uma escola do DF: relato de experiência (Vicente Pires); Compreensão do quesito gênero/sexualidade nas fichas de cadastro nas UBSs da cidade Estrutural: percepção dos usuários e dos servidores; Interação Ensino-Serviço-Comunidade: experiência da oficina de higiene para crianças em vulnerabilidade social (Estrutural); Sexualidade e adolescência: educar para prevenir (Samambaia) e Fortalecendo o cuidado em saúde mental na Atenção Primária: um relato de experiência sobre a capacitação e a integração de serviços na UBS de Sobradinho.
Ao fim das apresentações, cada um dos grupos foi avaliado por docentes da Escs, levando em consideração o esforço, empenho e envolvimento nas atividades propostas. Na oportunidade, os estudantes também receberam elogios e sugestões dos avaliadores.