Estudantes de medicina da Escs realizam ação em escola de Sobradinho

A atividade foi elaborada com 140 crianças da Escola Classe Santa Helena

Sanmya Meneses, da Fepecs| Edição: Natalia Oliveira

Com foco principal na integração entre os cenários práticos de ensino e a interação com a comunidade, o Programa Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC) é um dos eixos desenvolvidos no curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). Como parte das atividades deste eixo, os alunos do 1º ano do curso foram até a Escola Classe Santa Helena, localizada na zona rural de Sobradinho, e realizaram, nesta quinta-feira (10), uma série de atividades de promoção à saúde.

Por meio de brincadeiras, gincana, atividades lúdicas e musicais, os estudantes explicaram para 140 crianças do ensino fundamental a importância dos cuidados de higiene, como lavagem de mãos, escovação dos dentes e uso do fio dental. O grupo distribuiu, ainda, um kit com escova e pasta dental para cada um dos escolares.

A docente da Escs e coordenadora da atividade, Cynthia Bettini, conta que o evento foi bastante positivo e teve uma adesão muito significativa dos alunos. “As crianças ficaram envolvidas e foram muito receptivas às atividades”, disse. No primeiro semestre deste ano, os estudantes já tinham ido à escola para uma visita preliminar, e conversaram com a direção sobre os problemas de saúde mais comuns entre os alunos, o que possibilitou que eles definissem previamente as ações prioritárias a serem executadas durante a ação.

Cynthia explica que antes dos trabalhos de campo do IESC, os estudantes escolhem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazem um levantamento das necessidades e demandas locais. “Com o conhecimento do território onde os grupos estão inseridos e suas vivências, os estudantes de medicina fazem o levantamento das necessidades daquela comunidade e planejam ações de extensão”, destaca. As atividades direcionadas vislumbram também a produção de um trabalho científico no formato de Relato de Experiência, integrando o ensino à pesquisa e extensão.

Sobre o IESC

Desde a criação do curso em 2002, a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), na vanguarda do ensino médico, desenvolve a extensão de forma curricular no eixo educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC). Nesse eixo, o estudante tem contato com os cenários práticos desde o primeiro ano do curso.

O programa é baseado em um modelo de ensino que enfatiza a integração entre os estudantes de medicina, os serviços de saúde e as comunidades, permitindo que os alunos vivenciem diretamente a realidade social e as demandas de saúde da população. Dessa forma, o modelo busca oferecer uma formação mais completa, conectando teoria e prática, e preparando os futuros médicos para atuar em diversos contextos, com uma visão mais ampla das necessidades da comunidade.

Pular para o conteúdo