Estudantes de Medicina da Liga de Emergência e Trauma da ESCS/FEPECS criam o Manual de Queimaduras para Estudantes

O manual é um material de acesso digital que oferece orientações sobre a assistência em situações de urgência e emergência para o tratamento a pacientes com os mais variados graus de queimaduras

 

Diante do alto índice de acidentes ocorridos por queimaduras todos os anos no Brasil, os estudantes de medicina, que fazem parte da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) criaram o Manual de Queimaduras para Estudantes. A iniciativa contou com o apoio e orientação da Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ).

O Manual de Queimaduras para Estudantes é um material de acesso digital voltado para os alunos e todos os profissionais da assistência da área da saúde, que tem como objetivo condensar diversos tópicos da linha de cuidado ao paciente queimado. O material apresenta pontos que englobam desde a prevenção às sequelas após o acidente por queimaduras, passando pelo manejo pré e intra-hospitalar, aspectos nutricionais e complicações.

Estima-se que por ano, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes por queimaduras no Brasil. Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde e da SBQ, 77% dos casos acontecem em casa e em 40% com crianças de até 10 anos.

As queimaduras podem ser consideradas feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Embora o paciente queimado seja tratado em unidades especializadas, as portas de entrada nos serviços de saúde ocorrem nas unidades básicas, de emergências ou em prontos-socorros.

O estudante de medicina e um dos autores do projeto, Derek Chaves Lopes, falou da importância em ter participado da criação do Manual de Queimaduras.

“O projeto apresenta grande importância, em diversos aspectos, principalmente para os estudantes autores, que tiveram a oportunidade de participar de um trabalho científico com ampla revisão de literatura e contato com especialistas da área. Para os leitores, um manual direto, mas abrangente, de fácil leitura e de acesso digital. Para as instituições envolvidas, a aproximação entre a ESCS/FEPECS e a SBQ, com a possibilidade de futuros projetos”, destacou Derek Chaves Lopes.

A diretora da ESCS/FEPECS e pediatra Dra. Marta Rocha parabenizou a iniciativa dos estudantes envolvidos na criação do manual e destacou a qualidade do material.

“Os estudantes autores do projeto estão de parabéns. Foi uma iniciativa importante e necessária para a sociedade em geral. Com uma linguagem direta e clara, O manual oferece orientações sobre a assistência em situações de urgência e emergência para o tratamento a pacientes com os mais variados graus de queimaduras. Além disso, contou com a revisão cuidadosa de membros da Sociedade Brasileira de Queimaduras, validando o manual como um excelente instrumento de informação segura, centrado nas melhores evidências”, disse a diretora da ESCS/FEPECS.

Para acessar o Manual de Queimadura para Estudantes CLIQUE AQUI

Pular para o conteúdo