Fepecs celebra dia do servidor com foco na saúde mental

O evento recebeu palestrantes para discutir a importância de cuidar de quem cuida

Natalia Oliveira, da Fepecs

A diretoria da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), em parceria com as agentes de qualidade de vida promoveu, nesta terça-feira (4), um dia de comemoração para os servidores da entidade. O evento, que teve início com um café da manhã, reuniu cerca de 100 pessoas no auditório da instituição para uma série de atividades em prol da saúde física e mental.

Durante a mesa de abertura, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, agradeceu a presença de cada um e destacou que “o evento foi pensado com muito carinho e cada detalhe é uma devolutiva para tudo que vocês, servidores, entregam aqui”. Com o objetivo de celebrar o dia do servidor público, a ocasião foi marcada pela “valorização de todos que se dedicam ao propósito de servir”, disse a gestora.

Convidado para o evento, o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio do Nascimento, afirmou que “os servidores devem aproveitar esses momentos que a gestão propicia para desacelerar e interagir com os pares”. Segundo ele, o ano de 2026 será voltado à saúde mental e bem-estar do servidor, pois “o governo está atento a essa necessidade de cuidado”.

Também presente à solenidade, a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Pereira Alves, ressaltou que “um dos propósitos do governo é cuidar de quem cuida”. De acordo com ela, uma grande preocupação é “olhar com cuidado para os servidores com deficiência e valorizar as potencialidades que cada um apresenta”.

Atividades e palestras

A primeira atividade do dia ficou por conta do servidor Renato Gomes, que atua na academia do Buriti. Estimulando a prática do exercício físico, ele conduziu uma sessão de alongamento, com dicas que podem ser aplicadas durante o dia de trabalho, entre uma reunião e outra. “Vamos balançar o esqueleto e acordar, pessoal”, disse animado. Após a sessão, convidou os servidores a se inscreverem na academia, que conta com inúmeras atividades, desde musculação a aula de lutas e defesa pessoal.

Em seguida, a psicóloga Heloísa Cunha, falou sobre inteligência emocional e apresentou os pilares do assunto: autoconsciência, autorregulação, empatia e habilidades sociais. Segundo ela, “habilidade é prática, então quanto mais eu pratico, mais habilidoso eu fico, e isso se aplica a todas as áreas, inclusive à inteligência emocional”. A palestrante apresentou um vídeo com trechos do filme Divertidamente e afirmou que “a gente nega as emoções o tempo todo e isso é muito ruim”. Finalizou a palestra após realizar o exercício de acessar estados emocionais positivos e destacou “a necessidade de respirar sempre que estiver prestes a perder o controle”.

A última palestra da manhã foi realizada pela psicóloga Jacqueline Ferraz, que tratou sobre Saúde Mental: estratégias preventivas e cuidados especializados. Servidora do GDF, ela falou sobre a importância do tema no ambiente de trabalho e salientou que “é preciso qualificar o processo de realização da tarefa e não apenas o resultado final”. Também apresentou vídeos com relato de pessoas com depressão, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e outros transtornos ligados à saúde mental, ressaltando a importância de “saber como e quando pedir ajuda”.

O período da tarde foi dedicado aos cuidados físicos, com atividades de podologia, massagem, aferição de pressão, medição de glicose, atendimento de enfermaria e profissional de educação física, oferecidos pelo Clube da Saúde.

 

Pular para o conteúdo