Publicado edital para transferência facultativa aos cursos da Escs

Processo seletivo conta com 20 vagas para os cursos de graduação em Enfermagem e Medicina

Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), publicou edital para a realização do processo seletivo de admissão de estudantes regulares por transferência facultativa externa aos cursos de graduação em enfermagem e medicina da instituição.

A seleção conta com 20 vagas no total, sendo que para o curso de enfermagem são ofertadas 10 vagas para ingresso na 3ª série e cinco vagas para ingresso na 4ª série da graduação. Já o curso de medicina oferece três vagas para a 3ª série e duas vagas para a 5ª série.

O processo seletivo prevê duas etapas: a primeira delas é de caráter eliminatório e classificatório, e consiste na análise do melhor desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos (de 2020 a 2024). Nessa etapa, os candidatos inscritos serão classificados em ordem decrescente, até o limite de cinco vezes o número de vagas para a série a qual se candidataram. Já a segunda etapa, possui caráter eliminatório e compreende a análise dos documentos enviados pelo candidato e a verificação da correspondência pedagógica e o aproveitamento das disciplinas já cursadas pelo candidato na instituição de origem, em relação aos requisitos das disciplinas da vaga no curso pretendido.

Para a coordenadora do curso de medicina da Escs, Márcia Cardoso, o processo de transferência facultativa representa “o fortalecimento do compromisso da escola com a democratização do acesso à educação superior pública de qualidade, acolhendo estudantes que buscam continuar sua formação médica em uma instituição de excelência”. Segundo ela, “ao integrar novos estudantes com diferentes experiências acadêmicas e culturais, promovemos a diversidade e o intercâmbio de saberes”.

Já a gerente de desenvolvimento docente e discente do curso de enfermagem da Escs, Aline Oliveira, destaca que o processo representa “a valorização da equidade, inclusão e o fortalecimento da diversidade acadêmica da escola, por meio da ampliação do acesso e do aproveitamento dos recursos públicos investidos para a formação e para o SUS”.

Critérios e prazos importantes

Para concorrer a uma das vagas, os estudantes devem se inscrever no site da Fepecs, no período de 31 de outubro a 9 de novembro. Além disso, precisam estar regularmente matriculados em cursos de enfermagem e medicina autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e enviar documentação pessoal; melhor resultado obtido no Enem (emitido pelo Inep); declaração de matrícula; histórico escolar, e os programas/planos de ensino de cada disciplina cursada na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem.

É imprescindível que o candidato acesse o edital e leia com atenção, a fim de sanar dúvidas e verificar todos os documentos que devem ser enviados no ato da inscrição. O resultado final tem previsão de ser homologado no dia 11 de dezembro. Já a matrícula dos novos estudantes será realizada no período de 5 a 9 de janeiro de 2026.

 

Pular para o conteúdo