Sistema de Acreditação de Escolas Médicas visita Escola Superior de Ciências da Saúde para reconhecer qualidade do ensino

A verificação será feita entre os dias 8 e 10 de abril

Natalia Oliveira, da Fepecs

O mês de abril será marcado por uma visita do Conselho Federal de Medicina (CFM) à Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), a fim de reconhecer a qualidade do ensino por meio do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). A metodologia ativa utilizada na Escola para garantir que os alunos tenham uma vivência prática da medicina desde o início do curso é um dos fatores que podem conferir a certificação do CFM, que possui reconhecimento internacional pela Word Federation Of Medical Education.

Para receber essa visita, a Escola passou por um processo dividido em quatro etapas. Na primeira, preencheu um questionário online que abrange cinco domínios: gestão educacional; programa educacional; corpo docente; corpo discente e ambiente educacional. Na fase seguinte, os dados foram analisados por uma Comissão de Avaliação, que, após aprovar os requisitos, marcou a data da visita ao curso de medicina, com uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo um discente. A última etapa consiste em um relatório final com parecer, após a visita.

Confiante, a diretora da Escs, Marta David Rocha espera que “a Escola receba o certificado, que é um selo impactante da nossa qualidade de ensino, e que estamos tentando desde 2020”. A gestora conta que, após a tentativa anterior “avaliamos os apontamentos e corrigimos o que foi sugerido, resolvendo as falhas verificadas, portanto, acredito que agora vamos conseguir”.

No período compreendido entre os dias 8 e 10 de abril, a Escola vai receber os visitantes, que, depois de avaliar o curso, vão elaborar o relatório final com parecer sobre o reconhecimento, que garante que a instituição e o programa de medicina atendem a padrões rigorosos de qualidade no ensino, infraestrutura, recursos humanos e pesquisa.

Benefícios

A Acreditação é um reconhecimento da excelência, qualidade e dedicação da instituição em formar profissionais com capacitação de padrão internacional. As Escolas de medicina creditadas pelo Saeme geralmente têm seu prestígio reconhecido internacionalmente, o que pode facilitar a aceitação de diplomas e certificações em outros países. Além disso, a Acreditação demonstra que e instituição oferece um ambiente de aprendizado de alta qualidade, com currículo atualizado, métodos de ensino eficazes e oportunidades de aprendizado prático e clínico.

Outro benefício desse tipo de reconhecimento é o acesso a recursos adicionais, como financiamento para pesquisas, programas de intercâmbio internacional e parcerias com instituições médicas de renome. Complementar a isso, alguns programas de residência podem preferir candidatos que se formaram em Escolas de medicina credenciadas, aumentando, assim, as chances dos estudantes serem aceitos.

Sobre a importância do credenciamento, Marta explica que “a partir de 2025, apenas egressos de instituições acreditadas poderão fazer processos de residência nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra”. Perguntada se esse título vai mudar alguma coisa na Escola, ela avalia que “além de permitir aos nossos egressos alçarem outros países, teremos um relatório de avaliação externa, que proporciona indicadores que permitem identificar como podemos melhorar”.

A Escs foi inaugurada em 2001, e, em 2021, passou a integrar a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).