UnDF lança o 1º edital de iniciação científica para estudantes de graduação

São oferecidas 30 bolsas no valor mensal de R$ 700 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Investimento total é de R$ 252 mil. Inscrições começam no dia 26 de fevereiro

Ascom UnDF

Estudantes matriculados nos cursos de graduação da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF e de suas Escolas vinculadas poderão concorrer a uma das 30 bolsas de iniciação científica oferecidas pelos Programas Institucionais de Iniciação Científica – PIC e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIDTI. O edital n° 1 para a seleção de projetos de pesquisa foi publicado no Diário Oficial do DF da última sexta-feira (16).

O valor mensal da bolsa a ser pago por projeto selecionado é de R$ 700, totalizando R$ 252 mil em investimentos. As inscrições devem ser feitas no período de 26 de fevereiro a oito de março no site da UnDF. Docentes candidatos a orientador também participam deste edital. Para se inscrever é preciso acessar a plataforma Solis e entrar com os dados. O estudante que não tiver o cadastro deve solicitar o acesso junto à Secretaria Acadêmica Geral da UnDF. Acesse o formulário de inscrição!

O PIC e o PIDTI são iniciativas voltadas ao desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa no que se refere à formação de estudantes da graduação da UnDF e do Ensino Médio do Distrito Federal, regulamentados pela Resolução nº 15/2023. Nesta primeira oferta de bolsas de pesquisa científica, o edital é destinado apenas aos estudantes da UnDF e das escolas vinculadas. Posteriormente, será lançado um novo edital que contemplará os estudantes do Ensino Médio do DF.

“A publicação do edital nº 01 representa um momento histórico na implantação dos Programas de Iniciação Científica da UnDF. Enquanto primeiro edital de pesquisa, ele inaugura, oficialmente, o início da produção científica na Universidade. Com os esforços reunidos para a sua publicação, já no início das atividades letivas, a UnDF confirma sua missão de responsabilidade e compromisso com a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, ressalta Fabiana França, pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

A avaliação dos projetos de pesquisa ficará a cargo da Comissão Docente de Avaliação TécnicoCientífica da UnDF – CODATEC, criada pela Portaria nº 1/2024, como detalha a professora Larissa Araújo Matos, presidente do Colegiado. “A CODATEC da UNDF é composta por docentes qualificados encarregados de avaliar e acompanhar a qualidade técnica e científica dos projetos de pesquisa submetidos pelos membros da comunidade acadêmica. Ademais, atua fornecendo feedbacks construtivos aos pesquisadores para ajudá-los a aprimorar suas propostas, sendo que este processo de revisão por pares é fundamental para garantir a qualidade das pesquisas a serem realizadas na Universidade”, explica a docente.

“Na seleção dos projetos, tanto na modalidade espontânea quanto induzida, será realizada uma análise criteriosa considerando a relevância, originalidade do projeto e viabilidade técnico-científica. A comissão valorizará propostas inovadoras e com potencial de impacto na comunidade acadêmica e na sociedade”, conclui Larissa Araújo Matos.

De acordo com o edital, os estudantes que não forem contemplados com a bolsa poderão realizar as atividades propostas no projeto de pesquisa como voluntários. A participação como estudante voluntário será considerada como pontuação para as próximas seleções de projetos.

“A abertura dos programas de pesquisa pela UnDF, publicada hoje, precisam configurar, portanto, como uma necessária frente de conscientização sobre a importância da cultura de democratização da ciência em nossa sociedade. A Universidade do Distrito Federal – UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes tem muito a aprender, vivenciar e somar, a partir do empenho de esforços necessários em defesa da educação e da Universidade Pública brasileira”, afirma.

Simone Benck reforça que a ação marca o compromisso da UnDF em protagonizar no cenário científico. “O DF já tem uma referência muito positiva de pesquisa de alta qualidade com a Universidade de Brasília. A UnDF nasce, então, com o dever de incentivar o valor mais genuíno do ser humano pesquisador: o saber perguntar, o saber identificar problemas que possam ser investigados, pesquisados e que possam reverberar com soluções ao longo da sua formação acadêmica e trazer retorno social”, complementou.

Iniciação científica

Em 2023, a UnDF publicou a Resolução nº 15 criando o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) e o Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PIDTI). A norma detalha o funcionamento dos programas voltados para a iniciação à pesquisa e para o desenvolvimento da produção e do pensamento científico de graduandos da UnDF e de estudantes – regularmente matriculados – de escolas do Ensino Médio do Distrito Federal. Segundo a norma, o PIC contemplará a pesquisa básica ou aplicada e o PIDTI envolverá o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e o estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelos de negócios, sempre sob a supervisão de um professor orientador da UnDF ou de suas Escolas vinculadas.

Auxílios estudantis

A oferta de bolsas de pesquisas científicas aos estudantes da UnDF e de suas escolas vinculadas integra a Política de Assistência Estudantil da instituição – PAE, que contempla o pagamento de benefícios financeiros nas modalidades auxílio-permanência (R$ 660), auxílio-transporte (R$ 300) e auxílio-creche R$ 485). Desde o mês de outubro do ano passado, 112 estudantes participam da PAE.