Graduação Medicina

O curso de medicina é oferecido pela ESCS por meio da CCM e tem por base um Projeto Pedagógico que define o perfil do profissional médico que se deseja formar, onde os conteúdos a serem ministrados são organizados em módulos temáticos e os objetivos de aprendizagem são apresentados sob a forma de competências.

O currículo é centrado no estudante, orientado à comunidade e utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sempre com base em orientações pedagógicas advindas do construtivismo. Seu método de ensino-aprendizagem está baseado em:

– Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
– Aprendizagem Baseada em Pequenos Grupos
– Aprendizagem Auto-Dirigida
– Aprendizagem Orientada à Comunidade
– Capacitação em Habilidades e Atitudes
– Iniciação Científica em Medicina

As bases cognitivas da medicina atual são oferecidas aos estudantes por meio de módulos temáticos que seguem o ciclo vital do ser humano, partindo da saúde materno-infantil, passando pela adolescência até a idade adulta e a velhice, abrangendo os tipos de problemas mais freqüentes em saúde, buscando as bases dos conhecimentos como: metabolismo; doenças resultantes da agressão ao meio-ambiente; a perda de sangue; dor; problemas mentais; dispnéias; bioética; perda de peso. Geralmente são acompanhados de estágios em unidades de saúde hospitalares, extra-hospitalares e na comunidade. Além de 27 (vinte e sete) módulos temáticos oferecidos em quatro anos, os alunos têm, ainda, a oportunidade de completar seus conhecimentos conforme seu próprio interesse, por meio de módulos eletivos livres que consistem em imersão nos serviços de saúde com orientação e supervisão de profissionais, reconhecidamente habilitados e experientes na área de atuação, com duração de quatro semanas/ano.

Durante os quatro anos iniciais do curso, os alunos, sob supervisão, são inseridos precocemente em atividades práticas tanto em laboratórios como em serviços de saúde e na comunidade, estabelecendo contato com pacientes e comunidade. São ofertadas oportunidades de aprimoramento por meio do Laboratório Central, do Hemocentro de Brasília, de laboratórios de simulação, ambulatórios e centros de saúde, experiências e estágios hospitalares, Programa Saúde da Família e bibliotecas, inclusive virtuais, por meio de acesso a meios eletrônicos como a Internet.

O corpo docente do curso de medicina é fruto de uma seleção e capacitação direcionada para consolidar seu projeto educacional. Servidores da SES/DF são selecionados com base em critérios de dedicação, compromisso, currículo e titulação acadêmica e submetidos a uma capacitação básica para docência em ABP. São, ainda, os responsáveis pela produção, execução e avaliação de todas as unidades educacionais. METODOLOGIA

O Curso de Graduação em Medicina da ESCS foi delineado de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, mediante a adoção de um modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: – aprendizagem centrada no estudante, – ensino baseado em problemas; e – orientada à comunidade Permitindo que o estudante saia do papel de receptor passivo de informações para o de agente, principal responsável por seu aprendizado, nos moldes da didática construtivista. O método é utilizado, além de Brasília (DF), em Londrina (PR), Marília (SP), MacMaster (Canadá), Harvard (EUA), Illinois (EUA), Ohio (EUA) e em Maastrich (Holanda), dentre mais de 300 cidades do mundo, Avaliado e consagrado nesses locais, o método está em expansão em todo o mundo. O novo conceito curricular do curso de graduação em medicina está assentado em três grandes eixos: – Módulos Temáticos – Habilidades e atitudes – Interação Ensino-Serviços-Comunidade Os módulos Temáticos, no qual os conteúdos são aprendidos sob a forma de problemas. Um pequeno grupo de estudantes, orientado por um tutor deve apresentar soluções para os casos específicos. Os alunos vão em busca de informações nas diversas fontes de pesquisa existentes (livros, Internet, consultores, e etc) para construir seu conhecimento. O das Habilidades e Atitudes, em que os alunos aprendem procedimentos clínicos e cirúrgicos mais freqüentes e também treinam a abordagem que deve ser feita ao doente e sua família. Da Interação Ensino-Serviços-Comunidade, em cuja programação o estudante aprende a trabalhar com sua comunidade e a valorizar a rede básica de saúde onde está inserido. Estão definidos como campos de práticas de ensino-aprendizagem do curso, as Regionais de Saúde e Unidades Hospitalares da SES-DF.

Graduação Medicina Read More »

Coordenadores

Gerentes

Cláudia Regina ZaramellaGerente de Avaliação
Vanessa Viana Cardoso Gerente de Desenvolvimento Docente e Discente
Ana Lúcia Quirino de OliveiraGerente de Educação

Coordenadores de Séries

André Luiz Afonso de Almeida1ª Série
Getúlio Bernardo Morato Filho2ª Série
José Ricardo Fontes Laranjeira3ª Série
Adriana Domingues Graziano4ª Série
Flávia Kanitz5ª Série
Camila Viana Costa Lueneberg6ª Série

Coordenação de Programa Educacional

Módulos Temáticos: SULANI SILVA DE SOUZA

Coordenadores Read More »

Requerimentos Secretaria de Medicina

Requerimentos Secretaria de Medicina Read More »

Facultativa

Transferência Facultativa

A ESCS, na hipótese de existência de vagas remanescentes, desligamentos e transferências, aceita a transferência de estudantes regulares de cursos de graduação em Medicina e Enfermagem de outra Instituição de Ensino Superior (IES), mediante aprovação em processo seletivo específico.

Quando ocorre?
No 2º semestre letivo de cada ano, caso existam vagas. 

Quem pode participar?
Estudantes regulares de outras IES nacionais cursando Medicina e Enfermagem.

Como participar?
Havendo vagas disponíveis, a Transferência Facultativa se dará por meio de processo seletivo específico.

Resolução nº 19/2014

Facultativa Read More »

TRANSFERÊNCIA OBRIGATÓRIA

Transferência Obrigatória (Ex-Officio)

Forma de ingresso de aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES), de origem congênere com a Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, a qualquer tempo e independentemente de vaga, concedida nos termos da lei a servidores públicos, civis e militares, removidos ex-ofício para o Distrito Federal.

Para participar: o interessado deve estar, à data da publicação do ato de remoção ou transferência, registrado como aluno regular em IES congênere a ESCS, isto é, pública nos termos da Lei nº 9.394, art. 19, alínea I, legalmente reconhecida ou autorizada a funcionar. Também deve comprovar, por documento público, que foi removido ou transferido ex-ofício e em caráter compulsório, com mudança de domicílio para o Distrito Federal, ter permanecido no domicílio de origem e vir a permanecer no de destino em caráter não-temporário por tempo superior a 6(seis) meses.
O interessado deve preencher o formulário “Solicitação para Admissão – Transferência Obrigatória” e apresentar, original e cópia ou cópia autenticada da seguinte documentação:

• Documento de identidade;
• Certidão de quitação eleitoral (site: www.tse.gov.br);
• Certificado de alistamento militar para interessados do sexo masculino;
• Documento oficial de publicação de remoção ou transferência (Boletim Interno ou Diário Oficial da União);
• Declaração do órgão competente que informe a data em que o servidor assumiu o cargo no Distrito Federal;
• Documento oficial que comprove a dependência econômica, se for o caso;
• Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• Histórico escolar do ensino médio;
• Histórico escolar da instituição de ensino superior (IES) de origem, atualizado e autenticado pela própria instituição contendo o número de horas-aula de cada disciplina cursada, as notas ou menções obtidas e o total de créditos exigidos e obtidos no curso de origem;
• Declaração de forma de acesso e data de ingresso na IES de origem, caso não conste no histórico escolar;
• Declaração de regularidade da instituição de ensino superior (IES) e do curso de origem do interessado, caso não conste no histórico escolar.

Resolução nº  01/2019

TRANSFERÊNCIA OBRIGATÓRIA Read More »

Graduação Enfermagem

Enfermagem é uma ciência, arte e prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde; tem como responsabilidades a promoção e a restauração da saúde, a prevenção de agravos e doenças e o alívio do sofrimento; proporciona cuidados à pessoa, à família e à coletividade; organiza suas ações e intervenções de modo autônomo, ou em colaboração com outros profissionais da área.
A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.

Qual a missão do curso de Enfermagem da ESCS?
Formar enfermeiros com excelência para a produção do cuidado, educação, pesquisa e gestão em saúde, em consonância com as políticas públicas.

Qual a visão do curso de Enfermagem da ESCS?
Ser referência da formação superior em enfermagem no Brasil.

Como é a metodologia de ensino e aprendizagem da ESCS?
Em consonância com as novas tendências educacionais e os novos marcos regulatórios nacionais, a ESCS valoriza não somente a dimensão do ensino, como também a da pesquisa e extensão, considerando igualmente aspectos éticos e humanistas envolvidos na formação de profissionais de excelência.
A ESCS operacionaliza o currículo do Curso de Graduação em Enfermagem, por meio das Metodologias Ativas de Ensino, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas-ABP e a Metodologia da Problematização-MP. Estas se alicerçam na compreensão de que a diversidade dos cenários de aprendizagem favorece sua maior significação e que a realidade é campo privilegiado de aprendizagem. Trata-se de concepções pedagógicas crítico-reflexivas, centradas no discente, comprometidas com o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo destes no processo de aprendizagem, considerando imprescindíveis a integração entre teoria e prática e entre as instâncias do ensino, do serviço e da comunidade.
São, ainda, concepções de ensino, a formação por competências, valorizando-se as dimensões cognitiva, psicomotora e atitudinal do conhecimento, investindo-se no aprender a aprender, aprender a fazer, a ser e a viver juntos.

Como é o currículo do curso de Enfermagem da ESCS?
O currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS tem como premissa básica o deslocamento do eixo da formação centrada na assistência hospitalocêntrica para um processo sintonizado com o SUS, levando em consideração as dimensões sociais, econômicas e culturais da população nas esferas individual, familiar e comunitária.
Apresenta-se fundamentado na concepção pedagógica crítico-reflexiva, considerando os conhecimentos prévios do discente adulto, seus esquemas de assimilação, os determinantes histórico-sociais e a influência dos padrões culturais no processo de ensino aprendizagem.

A matriz curricular do Curso está organizada de maneira a propiciar a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço. A organização dos conteúdos inseridos nos módulos está sustentada na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade e tem como eixos transversais, a ética, o processo saúde – doença, a comunicação e o trabalho em equipe.

A matriz curricular está organizada em: Unidades Educacionais/Módulos Temáticos, Unidades Eletivas e Unidades de práticas/Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) e Unidades de Estágio Curricular Obrigatório – ECO (internato).

As Unidades Educacionais associam os conteúdos das áreas do conhecimento das ciências biológicas, ciências humanas e sociais, ciências da Enfermagem e outras, indispensáveis para a construção das competências, habilidades e atitudes esperadas no processo de formação do Enfermeiro.
As atividades práticas encontram-se inseridas nas quatro séries, possibilitando ao discente vivenciar a realidade dos serviços de saúde do SUS/DF, que têm por finalidade contribuir para a construção das competências, habilidades e atitudes profissionais.

Na quarta série, é oportunizado ao discente, por meio do ECO (internato), o exercício da prática da Enfermagem nos serviços de saúde, analisando os problemas reais e propondo soluções para a transformação da realidade.

O Trabalho de Conclusão de Curso-TCC é uma atividade obrigatória de integração do conhecimento construído ao longo do processo de formação, consiste na formulação e apresentação de um estudo de natureza científica nas áreas de enfermagem, saúde ou afins, sob orientação de um docente da ESCS.

Espera-se, com esse currículo, que o discente seja de fato o construtor de seu conhecimento, a partir da reflexão e indagação da sua prática. O docente colocar-se-á como orientador coadjuvante que organiza as atividades buscando facilitar a construção do conhecimento.

Onde funciona o curso de Enfermagem da ESCS?
O Curso de Enfermagem tem suas instalações físicas para atividades educacionais em Samambaia Sul, na QR 301 Conj. 04 Lote 01 – Centro Urbano de Samambaia – DF.

Em que áreas o enfermeiro pode atuar?
No cuidado à pessoa, família e comunidade, na educação em saúde, na pesquisa em saúde, e na gestão dos serviços de saúde.

Qual a duração do curso de Graduação em Enfermagem?
São quatro anos, sendo três anos de teoria na ESCS e as práticas (HPE) nos serviços de Saúde do Distrito Federal, e o quarto ano em Estágio Curricular Obrigatório – ECO (internato).

Como é o sistema de avaliação do curso de Graduação em Enfermagem?
Avaliação programática é o nome dado a um conjunto de métodos avaliativos planejados com o objetivo de otimizar a qualidade da avaliação como um todo. Sua estrutura é organizada em torno dos objetivos da avaliação, que, por sua vez, devem estar alinhados à missão e objetivos educacionais da instituição.

Promover o aprendizado, melhorar as práticas educacionais e dar suporte efetivo às decisões envolvidas no currículo figuram entre os principais objetivos da avaliação. Os conceitos de avaliação formativa e somativa estão diretamente atrelados a esses objetivos e constituem aspectos fundamentais no planejamento e desenvolvimento dos programas educacionais.

A avaliação formativa está a serviço da aprendizagem. Toda intervenção educacional, em maior ou menor grau, é feita com base em informações colhidas em procedimentos avaliativos de natureza formativa. Assim sendo, as principais funções da avaliação formativa são: permitir que o estudante monitore seu próprio aprendizado; prover informações relativas ao seu nível de desenvolvimento e identificar possíveis fortalezas e fragilidades no seu processo de aprendizagem.

A avaliação somativa está a serviço da seleção. No processo somativo, avaliamos com o objetivo de tomar decisões relativas à certificação, seleção e ao progresso do estudante. Assim sendo, as principais funções da avaliação somativa são: assegurar que os indivíduos atingiram qualificações mínimas exigidas; identificar indivíduos que alcançaram o nível requerido para progredir para o nível seguinte; selecionar os melhores candidatos para o determinado programa. Nos cursos de graduação, o processo somativo serão sempre permeados por procedimentos formativos. A combinação de ambas formas de avaliação guiará a seleção dos instrumentos, as estratégias de aplicação das avaliações, a interpretação dos escores e análise dos resultados.
Promover o aprendizado, melhorar as práticas educacionais e dar suporte efetivo às decisões envolvidas no currículo figuram entre os três principais objetivos da avaliação.

Graduação Enfermagem Read More »

Docentes Enfermagem

Docentes Enfermagem

Docente                                                                       Currículo Lattes

ADRIANA SIMÃO MAGALHÃES – Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5924260710128890

ADRIANO LIMÍRIO DA SILVA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5609302517757171

ADRIANO MACHADO FACIOLI – Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5926392808532192

AGEU PROCÓPIO ALMEIDA DE ALBUQUERQUE – Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2227175702437146

ANA CAROLINE RAMIREZ DE ANDRADE – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4572870958936078

ANA CRISTINA ALVES CARDOSO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9960241805474054

ANA CRISTINA CARVALHO DA COSTA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8092466769303047

ANA CRISTINA DOS SANTOS – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7803129922330694

ANDRÉ NUNES GOMES DE ALMEIDA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2573022865151401

ÂNGELA FERREIRA BARROS – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6421133707843302

ÂNGELA MARIA ROSAS CARDOSO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0016458512922999

ARLETE RODRIGUES CHAGAS DA COSTA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1900551177322368

CARLA CRISTINA SILVEIRA DOS REIS – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6194285952247134

CÍNTIA FERREIRA LIMA – Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3142958071049687

CLÁUDIA CARDOZO DA SILVA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3647131788950518

CLÁUDIA LUIZA DA SILVA CABRAL – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0148831231361511

CRETO VALDIVINO E SILVA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5105720027140211

CRISTIANE MACEDO TABOSA DA CRUZ – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0446130016091551

DANIELA MARTINS MACHADO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7723966446232074

DANYELLE LORRANE CARNEIRO VELOSO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8396568855274675

DAYANE LETÍCIA FAUSTINO REIMÃO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4532911065287966

DÉBORA CRISTINA CHARALLO CARVALHO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3236496708303309

DJALMA TICIANI COUTO – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8042166636861223

DOMITÍLIA BONFIM DE MACÊDO MIHALIUC – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7569263986884317

ELISANGELA ANDRADE SILVA MOTTA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1214691601847378

EDNA BRAZ ROCHA DE SANTANA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7758102049778106

FABIANA DO NASCIMENTO DE SOUZA – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5251276966643231

FERNANDA ANGELA RODRIGUES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799307605512129

FLÁVIA DA COSTA RODRIGUES LIMA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4550486097543961

FRANCIELLE PAULA DE FREITAS MORAIS  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1461612554075089

FRANCILISI BRITO GUIMARÃES VALENTE  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7613962931802184

GABRIELA JACARANDÁ ALVES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2027371917325410

GEISA CRISTINA MODESTO VILARINS  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5694369683113710

GEISA SANT’ANA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7393794593858556

HUARA PAIVA CASTELO BRANCO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138021940405313

KARINE CARDOSO LEMOS  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7059637191663551

KARINE MARQUES COSTA DOS REIS  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5425111856697259

KÁTIA RODRIGUES MENEZES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4002650797085467

KELLY APARECIDA PALMA ALVES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8819956856983102

KELLY CRISTIANE BARBALHO MOREIRA –

KLECIA OLIVEIRA MEDEIROS –

LÚCIA DA CONCEIÇÃO BARREIRAS MANSO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6632784252406449

LÚCIA HELENA BUENO DA FONSECA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5652446770447409

LUCIANA PEREIRA DINIZ –

LUCIENE DE MORAES LACORT NATIVIDADE  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0754063509934393

MANUELA COSTA MELO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2835345280702438

MARCELA VILARIM MUNIZ  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293692124859547

MARIA AURENI DE LAVOR MIRANDA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5683139974953646

MARIA LAUDELINA DE ASSIS MARQUES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5361826769832378

MARTA PAZOS PERALBA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1678736738911128

MELINA MAFRA TOLEDO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6305631513961850

MOISÉS WESLEY DE MACEDO PEREIRA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5134791084896009

NADIA GISLENE GOMES CARNEIRO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2771882365124844

NOEME PEREIRA DA SILVA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5336139185327835

OLÍVIA SOUSA SILVA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8910017537482531

PAÔLA CARVALHO SILVA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4263128004832719

PAULA TALITA ALVES GONÇALVES DA SILVA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7322931159642385

PATRÍCIA ARCHANJO LOPES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2086045493837836

PETRUZA DAMACENO DE BRITO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2565234214430872

REGINA DE SOUZA BARROS  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4859700200273827

REJANE LÚCIA DE ARAÚJO GONÇALVES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0038223581983552

RINALDO DE SOUZA NEVES  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0568217073992173

ROBERTO ANDRADE MONÇÃO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8355045866012043

ROSELANE CRISTINA PASSOS DE OLIVEIRA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3532589107754726

SIMONE LUZIA FIDELIS DE OLIVEIRA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1913145269673281

SIMONE SOUZA NASCIMENTO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7767388257884114

SOLANGE DE PAIVA PINTO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2324316088683143

SUDERLAN SABINO LEANDRO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2211647164496393

TATIANA COSTA PINTO  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4831503334259309

TATIANE HELENA SPOTORNO DE CARVALHO DUARTE  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8033142332330210

TERESA CHRISTINE PEREIRA MORAIS  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4343171601276368

THAÍS FERNANDES DE OLIVEIRA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1423982379122658

VALDENISIA APOLINARIO ALENCAR  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4345858751605627

VINÍCIUS ZACARIAS MALDANER DA SILVA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8142835752538621

VIRGÍNIA CUNHA DE ALMEIDA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1678687453852220

VICTOR ROBERTO SANTOS COSTA  – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6234119997634536

Docentes Enfermagem Read More »

Docentes Medicina

Docentes Medicina

  Docente

     Titulação

                  Currículo Lattes

1. ADRIANA DE JESUS BENEVIDES DE ALMEIDA GUIMARÃES

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/9224774388388029

2. ADRIANA DOMINGUES GRAZIANO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/1320740546861212

3. ADRIANA FERREIRA BARROS AREAL

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/6330362403819604

4. ADRIANA MENDONÇA ALEXANDRINO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/4791346973316742

5. ADRIANA SOBRAL LOURENÇO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/6142762517575620

6. ALÉCIO DE OLIVEIRA E SILVA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/1428621813052964

7. ALESSANDRA DE CÁSSIA GONÇALVES MOREIRA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/7374767394959727

8. ALESSANDRA GELANDE DE SOUZA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/2804482520913244

9. ANA BEATRIZ SCHMITT SILVA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/8415928886394355

10. ANA CAROLINA TARDIN MARTINS

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/1112554859285954

11. ANA CLÁUDIA CAVALCANTE NOGUEIRA

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/9033112298206796

12. ANA CRISTINA ARAUJO DANTAS

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/4031550403845466

13. ANA LÚCIA QUIRINO DE OLIVEIRA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/8496485206536376

14. ANA MEDEIROS FARIAS DA MATA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/4346355676490189

15. ANA RACHEL TEIXEIRA BATISTA CARVALHO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/1538967587202621

16. ANA RAQUEL MACEDO FRANCO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/7938474757709371

17. ANDRÉ LUIZ AFONSO DE ALMEIDA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/0021671250979762

18. ANDRÉ NEVES MASCARENHAS

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/8550637379428294

19. BIANCA RODRIGUES SILVA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/8931086789717145

20. BRENO CÉSAR ABREU SENA

ESPECIALIZAÇÃO

 –

21. BRUNO VAZ DA COSTA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/3543507199256825

22. CAMILA VIANA COSTA LUENEBERG

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/7946113803303314

23. CARLOS DARWIN GOMES DA SILVEIRA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/2565721708179084

24. CINTHYA GONÇALVES

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/1069996612616466

25. CLÁUDIA MARIA FERREIRA DE MACEDO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/4578644006500535

26. CLÁUDIA REGINA ZARAMELLA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/3139947568668162

27. CLÁUDIA SIMONE SOUZA GUIMARÃES

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/5297814605482081

28. CLAYTON BARBIERI DE CARVALHO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/2203957260034124

29. CRISTIANE PAIVA GADELHA DE ANDRADE

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/6708767239669435

30. CYNTHIA BETTINI LINS DE CASTRO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/9331482912591423

31. DALTON DOMINGUES CORDEIRO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/5408232512770833

32. DEICULO ALVES DA SILVA JUNIOR

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/7081694876789929

33. DEMÉTRIO ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA GOMES

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/7220320467226197

34. DENIZE BOMFIM SOUZA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/0119960302446135

35. DILSON PALHARES FERREIRA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/8000913637555248

36. EDMILSON LEAL BASTOS DE MOURA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/5558271137081157

37. ELIANE BARBOSA DE SOUZA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/2273044961104467

38 ELIELSON ALEXANDRE DOS SANTOS

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/4914016310836354

39. ELIZIANE BRANDAO LEITE

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/0244493335350834

40. EMANUELE SOEMA SANTANA LESSA

ESPECIALIZAÇÃO

 –

41. ESTELA RIBEIRO VERSIANI

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/0464484998291741

42. ESTEVÃO LIMA DOS SANTOS XAVIER

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/2694081303051460

43. EVELINE FERNANDES NASCIMENTO VALE

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/4207183870036894

44. FÁBIO FERREIRA AMORIM

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/2530512413164731

45. FABIO HUMBERTO RIBEIRO PAES FERRAZ

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/5641778255706942

46. FÁBIO MONTE CARNAÚBA

ESPECIALIZAÇÃO

 –

47. FELIPE TEIXEIRA DE MELLO FREITAS

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/4841385075910094

48. FERNANDA SALUSTIANO COSTA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/8874197222931816

49. FERNANDA VIEIRA DE SOUZA CANUTO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/3923633284397110

50. FERNANDO DE VELASCO LINO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/6947266565311980

51. FERNANDO FERREIRA NATAL

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/1542211161614755

52. FERNANDO MARCUS FELIPPE JORGE

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/6519971420522302

53. FILIPE LACERDA DE VASCONCELOS

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/4982115543364403

54. FLÁVIA KANITZ

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/6092896347679886

55. FRANCISCO JOB NETO

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/6199697836186159

56. GEORGIANA PONTES PAULO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/7199286552130637

57. GETÚLIO BERNARDO MORATO FILHO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/9792690277110334

58. GISELLE MARIA ARAÚJO FÉLIX ADJUTO

ESPECIALIZAÇÃO

59. GUSTAVO CARVALHO DE OLIVEIRA

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/0039481809200600

60. GUSTAVO VEIRA ÁVILA

ESPECIALIZAÇÃO

 –

61. HELGA MOURA KEHRLE

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/2788919192722940

62.HELOISA GLASS

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/4105916163730765

63. INÊS CATÃO HENRIQUES FERREIRA

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/4103084232737891

64. IRNA KADEN DE SOUSA DANTAS MASCENA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/3767607150137007

65. JANAÍNA DE FREITAS LÁZARO MUNDIM

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/4753947112973040

66. JEFFERSON AUGUSTO PIEMONTE PINHEIRO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/0546201933493489

67. JEFFERSON LESSA SOARES DE MACEDO

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/7373019917066117

68. JOSE ANTONIO BARBOSA FILHO

ESPECIALIZAÇÃO

 –

69. JOSÉ RICARDO FONTES LARANJEIRA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/6181334751452310

70. JULIANA ASCENÇÃO DE SOUZA

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/7443518557010705

71. JULIANA DE VASCONCELLOS THOMAS

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/5168509132901257

72. KALLIANNA PAULA DUARTE GAMELEIRA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/1017220621849650

73. KÁTIA CRYS MOURA OGLIARI

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/6219807918666728

74. KATIANNY PEREIRA DE ARAÚJO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/6178577210041588

75. LEILA VILLAS BOAS ROSSET

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/3700041819210277

76. LEONARDO SANTOS ROCHA PITTA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/3085077449936070

77. LIA NOGUEIRA LIMA

ESPECIALIZAÇÃO

 –

78. LILIAN SILVA DA FRANÇA

MESTRADO

79. LUCIANA SEGURADO CORTÊS

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/9149747890848794

80. LUIS CARLOS VIEIRA MATOS

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/3029173882526121

81. MÁRCIA CARDOSO RODRIGUES

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/1664272859250984

82. MARCOS DORIVAL ZAGO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/9406278572002859

83. MARIA DOS SANTOS BARCELOS

ESPECIALIZAÇÃO

 –

84. MARTA DAVID ROCHA DE MOURA

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/572228090220818

85. MIRNA GABRIELA BARBOSA DE QUEIROZ

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/6336064142908734

86. OTÁVIO MARHOFER DUTRA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/5194948364783302

87. PAMELLA CRISTINA PEIXOTO DE MENDONÇA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/4001452526338049

88. PATRÍCIA APARECIDA CARDOSO VASCONCELOS

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/5038738631405298

89. PAULA CRISTINA NOGUEIRA SILVA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/0680058930558979

90. PAULA MARTINS BALBUINO CARRIJO

MESTRADO

91. PAULO LISBÃO DE CARVALHO ESTEVES

ESPECIALIZAÇÃO

92. PEDRO ALESSANDRO LEITE DE OLIVEIRA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/6351297333243980

93. RAFAEL BAGUSTTI

ESPECIALIZAÇÃO

 –

94. RAFAELA DO SOCORRO DE SOUZA E SILVA MOURA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/1203795744527396

95. RAISSA MAYA DE SANTANA DOS SANTOS

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/3365823437584777

96. REGINALDO COSTA PORTO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/7594207489745764

97. RENATA ORLANDI RUBIM

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/1163040056233231

98. RICARDO ANDRÉ VIANA BARROS

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/3768100727210251

99. RICARDO GAMARSKI

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/9246587846065057

100. RITA DE CÁSSIA PINTO CAMIÁ LARANJEIRA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/1122760786862398

101. RODRIGO AIRES CORREA LIMA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/7525850563556253

102. RONALDO CAMPOS GRANJEIRO

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/4551755988796601

103. ROSA CHRISTIANE KILL LEAL MARTINS

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/3149764273909475

104. ROSANA ZABULON FEIJÓ BELLUCO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/5742077278961115

105. RUBENS RICARDO BRITTO COIMBRA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/5007868107420910

106. RUTH HELENA GUTIERREZ ABEN ATHAR

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/0968349661796941

107. SÉRGIO EDUARDO SOARES FERNANDES

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/9797758799188189

108. TACIANA ALBUQUERQUE SAMPAIO CARVALHO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/3937324403067399

109. TALLES BORGES PEREIRA

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/9823314022517924

110. THIAGO BLANCO VIEIRA

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/7302917773711900

111. VANESSA VIANA CARDOSO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/6189710262185022

112. VERONICA MARIA GONÇALVES FURTADO

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/3706749450034453

113. VINICIUS SILVEIRA AMARAL

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/7374059265049478

114. VINICIUS TEIXEIRA DE MACEDO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/5275147938134869

115. VIVIANE BUENO DE CARVALHO

ESPECIALIZAÇÃO

http://lattes.cnpq.br/4586057060135404

116. VIVIANE CRISTINA ULIANA PETERLE

DOUTORADO

http://lattes.cnpq.br/0938322528134819

117. WALDEMIR DE ALBUQUERQUE COSTA

MESTRADO

http://lattes.cnpq.br/3879299162665193

Docentes Medicina Read More »

Pular para o conteúdo