Processo seletivo abre vagas para preceptoria nos cursos de graduação da Escs

São 256 oportunidades divididas entre unidades e regiões de saúde do DF

Natalia Oliveira, da Fepecs

Na próxima semana inicia o prazo para inscrições no processo seletivo para preceptoria nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). Ao todo, são 256 vagas destinadas aos servidores do quadro efetivo da Secretaria de Saúde (SES) e que estão distribuídas entre hospitais, superintendências e regiões de saúde do Distrito Federal.

A atividade de preceptoria é exercida pelo servidor dentro da sua carga horária e em sua unidade de lotação, por isso, não existe vínculo empregatício do profissional com a Escs ou com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), mantenedora da Escola. A preceptoria de graduação funciona como suporte das atividades de ensino e de práticas de unidades educacionais dos cursos de enfermagem e medicina.

O diretor substituto da Escs, Thiago Blanco, explica que os preceptores de ensino são essenciais no modelo pedagógico da Escola, pois “representam pontos de apoio e de mediação do importante vínculo da teoria com a prática”. Segundo ele, “a complementaridade dos preceptores ao trabalho dos docentes é o que garante na prática que nossa missão de formar profissionais no SUS para o SUS seja alcançada”.

O processo seletivo para preceptoria é anual e segue a distribuição dos cenários de prática que são pactuados e autorizados para atividades de ensino pela Escs, junto à Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus). Dentre as atribuições dos preceptores está a recepção dos estudantes durante seu horário de atividade profissional, de forma que possam demonstrar e ensinar esses alunos por meio da própria experiência.

Vagas e benefícios

A distribuição das 256 vagas consta no Anexo II do edital, e deve ser observada com atenção pelo candidato que, no ato de inscrição, precisa indicar a vaga que pretende concorrer. Também é necessário se atentar à documentação exigida para prova de títulos, estabelecida no formulário de pontuação. Serão avaliados e pontuados títulos acadêmicos; atividade educacional em ensino superior na área de saúde ou educação; produção científica na área de saúde ou educação nos últimos cinco anos, e compatibilidade da escala de serviço com o horário da preceptoria da vaga concorrida.

“Há uma grande procura por essas vagas”, afirma Thiago. Para ter êxito no processo seletivo, ele recomenda “atenção ao edital, ao número da vaga a que o candidato está se inscrevendo, à compatibilidade do local de exercício das atividades e à documentação que precisa ser anexada no ato de inscrição”.

Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo, farão jus à gratificação pela atividade de preceptoria (GAP), que não poderá ser cumulativa pelo exercício simultâneo de mais de uma atividade de preceptoria em qualquer de suas modalidades.

Cronograma

O período de inscrição começa na próxima segunda-feira (13), no site da Fepecs, e segue até o dia 19 de novembro. A data provável para homologação do resultado final é dia 19 de dezembro. Já a publicação da portaria de designação está prevista para 22 de dezembro.

Sobre a importância desse processo, Thiago ressalta que “o preceptor é a ponte entre a academia e a vida profissional real”. Para ele, “a experiência e o valor de ensinar e aprender com os mais jovens são muito recompensadores”.

Pular para o conteúdo