ESCS/FEPECS forma 60 novos enfermeiros

A cerimônia de outorga de grau ocorreu nesta quinta-feira (16), no auditório da Fepecs e mais de duas mil pessoas, entre amigos e familiares, acompanharam  ao vivo a solenidade

 

Para encerrar o ano letivo 2021 com chave de ouro, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal formou 60 novos enfermeiros, que fizeram parte da 10º Turma de Enfermagem da ESCS.

Mais de duas mil, entre amigos e familiares dos formandos, assistiram em tempo, através do canal da ESCS no YouTube, a solenidade de outorga de grau, que ocorreu no auditório da FEPECS, nesta quinta-feira (16). Por conta das medidas restritivas contra à covid-19, o auditório comportou os formandos, professores e demais autoridades para a realização da cerimônia.

A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde e presidente da FEPECS, general Manoel Pafiadache, da diretora executiva da Fundação, Inocência Rocha da Cunha, da diretora da ESCS, Marta David Rocha, além de coordenadores e professores que compõem o corpo discente da ESCS. O secretário saudou os futuros enfermeiros.

“Foi Deus que escolheu vocês”, disse. “Vocês têm um gene humanitário diferenciado, não tenho dúvida disso. Vocês se destinam agora àquilo que escolheram. Com o dedo de Deus, logo estarão dando o melhor nos nossos hospitais da rede ou em outros estabelecimentos de saúde. Desejo a todos os formandos uma bela vida pela frente. Com seus familiares, seus maridos, esposas, filhos e com seus pacientes. Que Deus os proteja sempre. Um feliz Natal e uma grande entrada de ano para vocês”, disse o secretário de Saúde.”

A formanda Letícia Guiomar Silva Monteiro representou a 10º turma durante a cerimônia e destacou o sentimento de dever cumprido, apesar de todos os desafios.

A caminhada para nós foi dura, mas seguir, apesar das incertezas, é o que temos feito com maestria durante esses quatro anos”, declarou ela. “E finalmente aqui chegamos, com muita luta e resiliência.”

O Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) iniciou suas atividades em setembro de 2008  adotando uma proposta metodológica inovadora, voltada para a formação do perfil profissional desejado para o fortalecimento do SUS.

No país, as escolas de enfermagem nos moldes tradicionais não têm conseguido inserir em suas estruturas as mudanças necessárias para formar um profissional com perfil adequado. Portanto, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal apresenta uma proposta de formação de enfermeiros inovadora, com profissionais capacitados para resolverem os problemas de saúde peculiares à população do Distrito Federal/Entorno/Região Centro-Oeste.

O modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: aprendizagem centrada no estudante, ensino baseado em problemas, e orientado à comunidade. A organização dos conteúdos está sustentada na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade e tem como eixos transversais, a ética, o processo saúde – doença, a comunicação e o trabalho de equipe. São quatro anos de formação sendo os estudantes inseridos precocemente em atividades práticas sob supervisão. Hoje já são mais de 500 enfermeiros formados na ESCS/FEPECS com uma visão do humanista voltada ao SUS.

A ESCS completou 20 anos de história em 10 de setembro deste ano. Nestes 20 anos de existência, a ESCS já graduou 1.104 médicos mais de 500 enfermeiros, além de 134 mestres e 12 doutores e mais de 6 mil especialistas nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, 127 mestres e 07 doutores na Pós-Graduação Stricto Sensu. É a única escola do país que tem cursos de medicina e enfermagem ligados a uma secretária de saúde. Uma Escola Pública do SUS e para o SUS.

Pular para o conteúdo