Divulgado processo seletivo de bolsa monitoria para estudantes de enfermagem

São 20 bolsas remuneradas e dez para monitoria voluntária

Natalia Oliveira, da Fepecs

Publicado anualmente, o edital recém-divulgado para bolsas monitoria da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), oferece 20 vagas remuneradas e dez para monitoria voluntária- todas destinadas a estudantes da graduação em enfermagem, que estejam cursando a 2ª, 3ª ou 4ª série. O processo seletivo será realizado por meio de prova teórica e os estudantes classificados podem ser designados para atuar nos programas educacionais “habilidades profissionais em enfermagem” ou “módulos temáticos”, conforme sua disponibilidade na semana padrão e a necessidade de cada programa.

Dentre as atribuições do monitor estão o auxílio aos docentes nas atividades didáticas; colaboração aos estudantes nas atividades educacionais; promoção do relacionamento entre estudantes e docentes, visando facilitar o processo de aprendizagem, e o registro da realização das atividades desenvolvidas com o respectivo controle de frequência dos estudantes. O valor da bolsa remunerada é de R$ 240, vedada a acumulação com outro auxílio financeiro, exceto a bolsa permanência.

A diretora da Escs, Marta Davi Rocha esclarece que “o processo para bolsas visa estimular os estudantes de séries mais avançadas a apoiarem os que estão iniciando o curso”. Segundo a gestora, esse incentivo também ajuda a descobrir talentos para a docência, “já que durante a monitoria, eles encontram novas formas de ensinar, cooperando para a construção do conhecimento do outro”.

Inscrição e seleção

Para se inscrever, o estudante deve estar regularmente matriculado no curso, além de observar os anexos do edital, disponível no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). É responsabilidade do candidato preencher e anexar corretamente os documentos exigidos, que não podem ser substituídos após envio.

A seleção será constituída de avaliação teórica, de caráter eliminatório e classificatório, em que os estudantes vão se deparar com problemas que contemplem conteúdos relacionados às unidades educacionais da matriz curricular, divididos entre básicos e específicos, correspondentes às séries na qual se encontram. O estudante que tiver interesse em vaga de monitoria não remunerada também será submetido à prova teórica, prevista para ocorrer no dia 15 de março.

Sobre a importância das atividades de monitoria, a diretora destaca “o fortalecimento curricular, além da garantia de pontuação para os programas de residência lá na frente”.

Inscrições: 6 a 10 de março

Prova teórica: 15/3