Escs promove I Encontro sobre Elaboração de Programas de Residência baseados em Atividades Profissionais Confiáveis

O evento foi realizado no auditório da Fepecs e contou a presença de professor da UnB

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), por meio da coordenação de residências multiprofissionais (Coremu), promoveu, nessa quarta-feira (23), o “I Encontro sobre Elaboração de Programas de Residência baseados em Atividades Profissionais Confiáveis (Epas)”. O evento é uma atividade de extensão voltada para coordenadores, tutores e preceptores dos programas de residência ofertados pela Escola, a fim de atualizar os instrumentos de avaliação prática dos residentes.

As coordenadoras do programa, Nayara Lisboa e Helicínia Espíndola foram as responsáveis pela abertura, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), dando as boas vindas aos participantes e ao professor da Universidade de Brasília (UnB), Hervaldo Sampaio de Carvalho, convidado para palestrar sobre o assunto.

Com o objetivo de desenvolver competências de coordenadores e preceptores para trabalhar com Epas, foi discutido também o escopo de atuação profissional do programa de treinamento e as atividades profissionais relacionadas ao escopo de atuação profissional; a identificação e diversos tipos de processo de ensino aprendizagem em saúde; além de aplicar conceitos de curva de aprendizagem em saúde e estruturar a avaliação de 360º de estudantes, preceptores, coordenadores e serviços.

Para a vice-coordenadora, Helicínia Espíndola, “devido à complexidade do assunto, serão necessários outros encontros como esse para melhorar nossos processos avaliativos baseados em Epas”.

A metodologia utilizada é um ensino baseado em métodos ativos considerando grupos de trabalho, processos reflexivos individuais e coletivos e produção de texto em equipe de estudantes com as mesmas profissões ou com atuação interprofissional.

Já o produto de extensão, propõe atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades sociais da população, de forma que haja contribuição à inclusão de grupos sociais e ampliação de oportunidades educacionais.

O encontro teve duração de quatro horas e reuniu dezenas de pessoas interessadas em se capacitar, ampliar o conhecimento e multiplicar as discussões em avaliações práticas com os residentes.