Escs promove oficina de primeiros socorros em escola de Vicente Pires

A ação desenvolvida por estudantes faz parte dos projetos de extensão do curso de medicina

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) promove, nessa quarta-feira (30), uma oficina de primeiros socorros na Escola Colônia Agrícola Vicente Pires. A ação faz parte do projeto de extensão desenvolvido por alunos da 3ª série do curso de medicina e atende à Lei Distrital 6.821/21, que prevê esse tipo de treinamento na rede pública de ensino por meio do “Programa Socorro nas Escolas”.

Com o objetivo de treinar educadores da escola para agir em situações de emergência, 11 estudantes de medicina divididos em três grupos posicionados em estações práticas vão abordar temas como reanimação cardíaca; engasgo e convulsões, e ferimentos leves e hemorragia. Durante o treinamento, também serão demonstradas técnicas de desobstrução de vias aéreas, manejo de convulsões e de ferimentos e traumas, além de ressuscitação cardiopulmonar.

Os participantes da oficina foram indicados pela direção da escola e terão cerca de 4h em cada turno (matutino e vespertino) para passar pelas três estações em sistemas de rodízio, a fim de que recebam o treinamento completo e obtenham noções básicas de primeiros socorros.

A docente da 3ª série do curso de medicina, Rafaela de Souza Moura conta que essa é a segunda escola visitada pelo projeto e a primeira experiência “foi realizada com sucesso”. Para ela, “esse projeto é de suma importância para a segurança da comunidade escolar, tendo em vista que os profissionais se capacitam para realizar o atendimento inicial de uma vítima, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma criança”.

O treinamento nas escolas é um curso prático com bonecos, que possibilita demonstrar as manobras corretas em um atendimento de socorro e simula a reação dos atores envolvidos na ocorrência. Segundo a docente, “como todo projeto de extensão universitária, essa atividade é um meio de aproximar os estudantes da comunidade onde vivem e utilizar seu conhecimento científico em benefício da sociedade”.

No encontro, também são promovidas palestras sobre a importância de ter alguém apto a realizar os primeiros socorros, até que sejam acionados órgãos como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Atuação da Escs

Os estudantes da Escs presentes na oficina realizam atividades práticas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vicente Pires, cenário de ensino onde eles recebem orientação de preceptores e conhecem um pouco mais sobre a população local e as necessidades da região.

A Escs adota uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, o que viabiliza a inserção dos estudantes nas atividades práticas dos serviços da Secretaria de Saúde (SES) desde o 1º ano.

Em setembro deste ano, o curso de medicina da Escs completa 22 anos e já formou mais de 1.100 médicos.