Escs realiza sessão solene para dar início ao ano acadêmico

A aula inaugural ocorre anualmente para recepcionar estudantes de enfermagem e medicina

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (11) para dar início às atividades do ano letivo acadêmico. O evento, que lotou o auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi organizado para recepcionar os estudantes de enfermagem e medicina, muitos deles calouros na Escola.

A aula inaugural ocorre anualmente, mas estava sendo feita de maneira virtual nos últimos anos, devido à pandemia. Este ano, sem as restrições impostas pela covid-19, a direção da Escola optou por um encontro presencial, a fim de oferecer aos estudantes momentos de interação e acolhimento.

Durante a abertura da solenidade, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes deu as boas vindas aos estudantes, especialmente aos calouros, e falou sobre o papel da Fundação e seu “compromisso com a saúde e educação do Distrito Federal”. Aos futuros médicos e enfermeiros, a diretora pediu que “sejam sempre profissionais capazes de acolher e tratar com cuidado e carinho cada paciente”.

Na ocasião, docentes da Escola, além de coordenadores dos cursos e presidentes dos centros acadêmicos manifestaram sua alegria com a reunião presencial há muito esperada e também ressaltaram o privilégio e os desafios de um ensino superior público e de qualidade. Dados apresentados pela coordenadora da graduação em enfermagem, Teresa Christine Morais, demonstram que 17,7% da população têm acesso ao ensino superior no país, mas apenas 10% conclui o curso. Ela parabenizou os novos estudantes e disse que “além de cuidar de vidas, vão precisar cuidar das suas vidas também”.

Após os discursos e festejos iniciais, atentos, todos assistiram à aula magna da professora convidada Carla Domingues, que falou sobre “Os principais desafios da vacinação no Brasil”. A escolha do tema foi pensada para atender às áreas de enfermagem e medicina e demonstrar as conseqüências do assunto em cada profissão.

A diretora da Escs, Marta David Rocha considera o evento “fundamental para receber os estudantes e orientar sobre a metodologia da Escola”. Segundo a gestora, “este é um momento para que eles conheçam a Escs e já comecem a se ambientar no local onde vão passar a maior parte dos seus dias”.

Programa de Acolhimento ao Calouro (PAC)

Os presidentes dos centros acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina também estiveram presentes à solenidade e destacaram o papel do movimento estudantil durante a formação, além de dar as boas vindas aos novos colegas de curso.

Ronald Turetta, representante da medicina, afirmou que “esse dia é um marco que oficializa a vitória e conquista de vocês pelo direito fundamental e social à educação pública de qualidade e de excelência, que eu tenho certeza que vocês vão encontrar aqui”.

Já a representante da enfermagem, Laura Gonçalves, destacou que “essa profissão é linda, e nós, do centro acadêmico, estamos aqui para integrar vocês e representar a luta, o direito e toda conquista que o estudante merece ter”.

Em seguida ao evento no auditório, os veteranos guiaram os calouros por uma espécie de city tour para apresentar as instalações da Escola, que conta com laboratório morfofuncional; de habilidades cirúrgicas e de simulação realística, desenvolvidos para as aulas práticas.

Ao longo de toda semana haverá atividades para os estudantes novatos, com divisão dos cursos de enfermagem e medicina. Esses momentos foram estabelecidos pelo Programa de Acolhimento ao Calouro (PAC), que reúne uma série de práticas, como: trote solidário, apresentação das ligas acadêmicas, atividades voluntárias, cerimônia do jaleco e happy hour com a calourada.

A Escs foi inaugurada em 2001, e, em 2021, passou a integrar a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), que, além dos cursos de enfermagem e medicina conta com outras nove graduações.