Publicado processo seletivo para pós-graduação em cirurgia de coluna

A especialização será realizada em 12 meses, com carga horária de 2.880 horas  

Natalia Oliveira, da Fepecs

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) divulgou processo seletivo com oportunidade para ortopedistas que tenham interesse na área cirúrgica. Em sua segunda edição, o edital especifica que, para se candidatar, é necessário que o especialista tenha feito um ano adicional de residência médica em ortopedia e traumatologia, ênfase na coluna.

Com apenas uma vaga, a especialização será realizada no cenário de prática do Hospital da Região Leste (HRL), referência em cirurgia de coluna na rede pública do Distrito Federal. O treinamento em serviço é constituído de 60h semanais, com duração de 12 meses, que totalizam 2.880h para garantir o título de pós-graduação lato sensu e extensão.

Considerada uma área sensível, a cirurgia de coluna requer que o profissional esteja preparado para as mais diversas situações, desde um problema de saúde que acomete grande parte da população, até um acidente sofrido, que necessita de intervenção cirúrgica de urgência.

A coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu e extensão da Escs, Vanessa Dalva Guimarães explica que “é uma única vaga porque é uma área muito especializada e o número de procedimentos é limitado”. Segundo ela, “após concluir a especialização, os profissionais estão aptos a realizar qualquer procedimento, pois adquirem uma técnica operatória acurada e apurada para que não ocorra nenhum dano ao paciente”.

Inscrição e seleção

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e observar a exigência de documentos como: cópia do diploma de graduação e cópia do certificado de residência médica- ano adicional em ortopedia e traumatologia, além de documentos pessoais.

O processo seletivo terá apenas uma etapa, com prova teórica de 50 questões, que será aplicada no dia 20 de março. Será considerado classificado o candidato que obtiver nota maior ou igual a 20. A coordenadora conta que, apesar de se uma única vaga, “a procura tem aumentado a cada ano, com pessoas do Brasil inteiro vindo ao DF, por conta do nível de especialização dos nossos programas”.

Cronograma

Inscrições: 13 e 14 de março

Prova teórica: 20/3

Resultado final: 26/3

Matrícula: 27/3

Início das atividades: 28/3

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo