Escs terá estande em Feira de Profissões

O evento acontece no dia 20 de maio no colégio Marista Asa Sul, de 8h às14h, e será aberto para o público em geral

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) foi convidada para participar de uma Feira de Profissões, promovida pelo colégio Marista Asa Sul para estudantes do 8º ano e Ensino Médio. O evento, que ocorre no próximo sábado (20), tem o objetivo de orientar sobre as formas de ingresso em cursos de graduação de instituições públicas e privadas do Distrito Federal.

A direção do colégio notou o interesse dos alunos acerca dos cursos ofertados pela Escs (enfermagem e medicina) e algumas dúvidas sobre as formas de ingresso na instituição. A partir disso, surgiu o convite para que fosse montado um estande durante a Feira, com representantes da Escola Superior que pudessem orientar e esclarecer esses alunos e seus familiares.

Para a diretora da Escs, Marta David Rocha, que estará presente no dia do evento, “é muito importante mostrar aos estudantes que a nossa Escola é pública e uma possibilidade de excelência no ramo de estudo de ciências da Saúde”.

A diretora ressalta que no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2019, o curso de Enfermagem da Escs recebeu nota cinco, que é a avaliação máxima. Já o curso de Medicina, recebeu nota quatro.

Para a diretora, “ambos tiveram notas ótimas, que caracterizam muito bem o ensino ofertado aos discentes. Um ensino que é do SUS e voltado para o SUS, tendo a Secretaria de Saúde como seu grande campo de ensino e formação”.

Durante o evento, que será aberto ao público, os estudantes poderão tirar dúvidas no estande da Escs com representantes das gerências de educação médica e em enfermagem, centros acadêmicos, além da diretora da Escola.

Sobre a Escs

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) é uma instituição de Ensino Superior pública, do Governo do Distrito Federal, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).

A Escs adota em seus cursos de graduação em enfermagem e medicina uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, o que viabiliza a inserção dos estudantes nas atividades práticas dos serviços da SES/DF desde o 1º ano. Isso oportuniza que os estudantes tenham um contato prévio com os pacientes e, desta forma, realizem atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Os estudantes são admitidos em regime seriado e anual, diferentemente do ensino tradicional, em que a admissão é semestral.

Vagas, formas de ingresso e formação de profissionais

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece, anualmente, 80 vagas para o curso de enfermagem e 80 vagas para o curso de medicina. Desse total, 48 vagas são para ampla concorrência e 32 para o sistema de cotas, que são destinadas aos estudantes oriundos da rede de ensino pública.

Existem três formas de ingresso na Escs: por meio do Sisu/Enem, transferência ex-offício e transferência facultativa.

Para acesso às vagas iniciais nos cursos de graduação da Escs (que ocorre uma vez ao ano), o candidato deverá participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são utilizadas integralmente para os cursos de graduação e os candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já a transferência ex-offício, ocorre entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal, civil ou militar, que seja removido ou transferido para o Distrito Federal, de acordo com a legislação que regulamenta a matéria.

As vagas provenientes de transferência facultativa são aquelas que não foram preenchidas pelo processo seletivo das vagas iniciais dos cursos de graduação e as vagas geradas por desligamentos, subtraindo-se o número de estudantes recebidos na Escs por meio de transferências obrigatórias.

Em 2023, o curso de medicina da Escs completa 22 anos e já formou 1.100 médicos. O curso de enfermagem, mais atual, existe há 12 anos e formou cerca de 420 enfermeiros.