Estudantes da Escs produzem relato de experiência a partir de atividade em escola na Estrutural

Durante a ação, discentes realizaram testes de triagem sensorial

Sanmya Meneses, da Fepecs| Edição: Natalia Oliveira

Discentes e docentes da 4ª série do curso de medicina da Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs) produziram um relato de experiência a partir de atividades realizadas em uma escola localizada na Cidade Estrutural. A iniciativa faz parte do projeto Escola Promotora de Saúde e é desenvolvida em ambientes de ensino.

Durante a atividade, os estudantes atuaram em três estações para a realização de testes de triagem sensorial. Dentre eles, foram feitos teste visual (Snellen, astigmatismo e daltonismo), teste audiométrico e teste gustativo- sempre com o objetivo de identificar condições de saúde que interfiram no desenvolvimento infantil.

Após o término da ação junto aos escolares, discentes e docentes de medicina receberam um questionário com perguntas discursivas que tinham a finalidade de identificar os acontecimentos marcantes, a aplicabilidade e as limitações do projeto. Depois disso, ocorreu uma roda de conversa para leitura conjunta dos questionários e avaliação das dinâmicas.

Para a docente da Escs e orientadora do projeto de extensão, Fernanda Canuto, o trabalho produzido foca na importância do eixo Interação, Ensino, Serviço e Comunidade no curso de medicina. “Esse eixo aproxima o estudante da comunidade, e, a partir dessa interação, o aluno consegue desenvolver habilidades necessárias para a competência da atividade médica e, ao mesmo tempo, proporciona ações voltadas para a sociedade”, destaca.

A docente ressalta que, com a realização da atividade no ambiente escolar, foi possível identificar crianças com patologias e comorbidades que merecem o encaminhamento para serviços especializados. “Os alunos desenvolvem competências com a sociedade e as crianças também ganham com essa parceria, já que poderão ter patologias mapeadas e encaminhadas para serviços de referência”, afirma. A atividade também contou com a participação de outra docente da Escs,  Beatriz Amorim.

Projeto

O projeto Escola Promotora de Saúde é uma estratégia de desenvolvimento de ações e de reflexões dentro do ambiente escolar e tem como objetivo a realização de atividades para toda a comunidade escolar e seu entorno.

No caso desse projeto, a escolha da unidade de ensino da Estrutural foi justificada por ela ser localizada em umas das regiões administrativas do Distrito Federal com menor renda per capita e com população jovem, em idade escolar e sem plano de saúde.

O trabalho foi apresentado como uma experiência exitosa na 62ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), que aconteceu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 12 e 15 de setembro.

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