Estudantes de enfermagem promovem ação para conscientizar sobre o Outubro Rosa

O grupo orientou pacientes atendidos na UBS 4 de Ceilândia Sul

Natalia Oliveira, da Fepecs

Estudantes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participaram na última quarta-feira (11), de uma ação para conscientizar sobre a importância do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A atividade faz parte da metodologia ativa utilizada na Escola, que proporciona aos alunos atuarem em cenários de prática junto aos pacientes desde o início do curso, com supervisão de tutores ou enfermeiros.

O grupo de habilidades profissionais em enfermagem (HPE), constituído por alunos da 1ª série do curso, confeccionou banner e panfletos com orientações sobre a doença, a fim de facilitar o entendimento de pacientes e usuários dos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, de Ceilândia Sul. Além do material distribuído, os estudantes também puderam tirar dúvidas e ressaltar a necessidade do autoexame, que, inclusive, pode auxiliar em um diagnóstico precoce.

Essa á apenas uma das ações em que os alunos atuam junto à comunidade local. Outras atividades são desenvolvidas mensalmente em formato de rodas de conversa para orientar sobre alimentação saudável, com foco no público-alvo de pessoas com hipertensão e diabetes.

Durante a ação promovida em alusão ao outubro rosa, os alunos foram acompanhados pela docente da Escs, Maria Madalena de Sousa e Silva, que supervisionou o desempenho dos estudantes.  O aluno Caio Felipe de Sousa, que participou da prática na UBS, considera o trabalho fundamental, pois “esse tipo de projeto nos aproxima da comunidade, onde buscamos entender suas necessidades e como intervir em certos problemas”. Para ele, esses momentos proporcionam um leque de aprendizados “como conversar com o público, desenvolvendo habilidades para uma melhor formação”.

Para participar dessas atividades, os alunos precisam pesquisar sobre o tema proposto, além de buscar informações que simplifiquem o entendimento da população em geral, de forma que não seja apenas mais um panfleto distribuído, mas que contenha, acima de tudo, dados confiáveis e que façam o paciente identificar possíveis sintomas de uma doença que, muitas vezes, desconhece.

Na próxima quinta-feira (19), na mesma UBS, o grupo vai participar de mais uma atividade de conscientização sobre o outubro rosa, ocasião em que pacientes vão ter a oportunidade de coletar o exame preventivo e se submeter ao procedimento de inserção do dispositivo intrauterino (DIU). Para ser atendido, não é necessário que o paciente faça um pré-agendamento, basta levar a identidade e o cartão SUS para ter acesso aos serviços ofertados no dia.

Sobre a relevância de ações como essa, o estudante Caio ressalta que ajuda a “desenvolver uma empatia com o próximo, algo que é essencial para a formação de um bom enfermeiro”. Segundo ele, “a Escs acerta em cheio ao proporcionar esse tipo de experiência ao aluno desde o início do curso. É a importância da arte do cuidar”.

Pular para o conteúdo