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COMUNICADO FEPECS – Alertas e cuidados para o inverno

Prezados servidores, docentes e discentes!
O inverno já chegou e com as baixas temperaturas observamos um aumento da incidência de doenças respiratórias, inclusive da Covid-19. Então devemos manter medidas simples:

  • Higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
  • Evitar tocar mucosas dos olhos, do nariz e da boca;
  • Manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações, mantendo distanciamento físico e social;
  • Recomendamos o uso de máscara (cobrindo boca e nariz) nos ambientes fechados, laboratórios, salas de tutoria e habilidades;
  • Manter a ingestão reforçada de líquidos uma vez que estamos também entrando na estação de seca do DF.

Fiquem atentos ao seu calendário vacinal!
A vacina é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela influenza e a Covid – 19!
Siga as recomendações da SES-DF e verifique os postos de vacinação pelo link abaixo:
https://www.saude.df.gov.br/vacinadf

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Curso on-line: Medicina Diagnostica – Interação Clínico-Laboratorial

O laboratório SABIN oferece curso online e gratuito de Interação Clínico-Laboratorial, o objetivo desse curso é auxiliar aos estudantes, residentes e novos médicos a realizar um bom uso do arsenal de exames. O curso contará com interação com os palestrantes e emissão de certificado*.

Os tópicos das seguintes áreas serão abordados:

  • Alergia e Imunologia
  • Cardiologia
  • Endocrinologia
  • Genética
  • Hematologia
  • Infectologia
  • Nefrologia
  • Oncologia
  • Patologia Clínica
  • Pediatria
  • Reumatologia

Público – Alvo:

  • Estudantes de Medicina
  • Médicos
  • Residentes

Período do curso:

  • Todas as terças e quintas, de 19h à 21h, no período de 02/08 a 06/09. 

Para inscrições e mais informações Clique Aqui

*Será necessário frequência mínima de 75% para realizar a emissão do certificado

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ESCS em parceria com a UNB teve os seus projetos aprovados na 10ª edição do PET Saúde – ACESSE O RESULTADO

ESCS em parceria com a UNB teve os seus projetos aprovados na 10ª edição do PET Saúde

 

Prezados, discentes!

A ESCS em parceria com a UNB teve os seus projetos aprovados na 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que este ano aborda o tema “Gestão e Assistência”.

A iniciativa, dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação da área.

Nesta edição, os projetos devem cumprir o apoio interprofissional para a saúde, ações de gestão e de assistência, em todos os níveis de Atenção à Saúde.

Acesse o resultado PET-Saúde 2022

Para outras informações CLIQUE AQUI

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Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) formou 60 novos enfermeiros

ESCS/FEPECS forma 60 novos enfermeiros

A cerimônia de outorga de grau ocorreu nesta quinta-feira (16), no auditório da Fepecs e mais de duas mil pessoas, entre amigos e familiares, acompanharam  ao vivo a solenidade

 

Para encerrar o ano letivo 2021 com chave de ouro, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal formou 60 novos enfermeiros, que fizeram parte da 10º Turma de Enfermagem da ESCS.

Mais de duas mil, entre amigos e familiares dos formandos, assistiram em tempo, através do canal da ESCS no YouTube, a solenidade de outorga de grau, que ocorreu no auditório da FEPECS, nesta quinta-feira (16). Por conta das medidas restritivas contra à covid-19, o auditório comportou os formandos, professores e demais autoridades para a realização da cerimônia.

A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde e presidente da FEPECS, general Manoel Pafiadache, da diretora executiva da Fundação, Inocência Rocha da Cunha, da diretora da ESCS, Marta David Rocha, além de coordenadores e professores que compõem o corpo discente da ESCS. O secretário saudou os futuros enfermeiros.

“Foi Deus que escolheu vocês”, disse. “Vocês têm um gene humanitário diferenciado, não tenho dúvida disso. Vocês se destinam agora àquilo que escolheram. Com o dedo de Deus, logo estarão dando o melhor nos nossos hospitais da rede ou em outros estabelecimentos de saúde. Desejo a todos os formandos uma bela vida pela frente. Com seus familiares, seus maridos, esposas, filhos e com seus pacientes. Que Deus os proteja sempre. Um feliz Natal e uma grande entrada de ano para vocês”, disse o secretário de Saúde.”

A formanda Letícia Guiomar Silva Monteiro representou a 10º turma durante a cerimônia e destacou o sentimento de dever cumprido, apesar de todos os desafios.

A caminhada para nós foi dura, mas seguir, apesar das incertezas, é o que temos feito com maestria durante esses quatro anos”, declarou ela. “E finalmente aqui chegamos, com muita luta e resiliência.”

O Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) iniciou suas atividades em setembro de 2008  adotando uma proposta metodológica inovadora, voltada para a formação do perfil profissional desejado para o fortalecimento do SUS.

No país, as escolas de enfermagem nos moldes tradicionais não têm conseguido inserir em suas estruturas as mudanças necessárias para formar um profissional com perfil adequado. Portanto, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal apresenta uma proposta de formação de enfermeiros inovadora, com profissionais capacitados para resolverem os problemas de saúde peculiares à população do Distrito Federal/Entorno/Região Centro-Oeste.

O modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: aprendizagem centrada no estudante, ensino baseado em problemas, e orientado à comunidade. A organização dos conteúdos está sustentada na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade e tem como eixos transversais, a ética, o processo saúde – doença, a comunicação e o trabalho de equipe. São quatro anos de formação sendo os estudantes inseridos precocemente em atividades práticas sob supervisão. Hoje já são mais de 500 enfermeiros formados na ESCS/FEPECS com uma visão do humanista voltada ao SUS.

A ESCS completou 20 anos de história em 10 de setembro deste ano. Nestes 20 anos de existência, a ESCS já graduou 1.104 médicos mais de 500 enfermeiros, além de 134 mestres e 12 doutores e mais de 6 mil especialistas nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, 127 mestres e 07 doutores na Pós-Graduação Stricto Sensu. É a única escola do país que tem cursos de medicina e enfermagem ligados a uma secretária de saúde. Uma Escola Pública do SUS e para o SUS.

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Estudantes de Enfermagem do Estágio Curricular Obrigatório da ESCS/FEPECS criaram o Calendário Pedagógico para o ano letivo 2022

Estudantes de Enfermagem criaram o Calendário Pedagógico para o ano letivo 2022

Os estudantes fazem parte do  Estágio Curricular Obrigatório da ESCS/FEPECS

Com o início do ano letivo 2022, os estudantes de Enfermagem do Estágio Curricular obrigatório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) tiveram a iniciativa de criar o calendário pedagógico. O trabalho foi resultado do Arco de Maguerez das estudantes Débora e Crislaine. A ideia foi unir o calendário de mesa com fluxogramas de atendimento à demanda espontânea na atenção primária. Os fluxogramas foram inovados a partir dos protocolos locais, contendo o escopo de atuação do Enfermeiro.

Os calendários foram distribuídos no colegiado, coordenação e Estágio Curricular Obrigatório da ESCS/FEPECS, na Associação Brasileira de Enfermagem (Abem-DF) e no sindicato dos enfermeiros.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-DF) apoiou a ideia com a impressão para distribuir aos seus associados. A versão digital foi disponibilizada gratuitamente como infoproduto no site da instituição. A atividade foi supervisionada pela docente Domitilia Bonfim e contou com a contribuição do egresso Virgilio Macedo e da ex-docente Simone Fidélis.

A docente Domitilia ressaltou a importância da ação acadêmica feita pelos estudantes.

“Tenho certeza que qualquer Enfermeiro da atenção primária gostaria de ter o calendário em sua mesa. Com a pandemia, o atendimento à demanda espontânea aumentou muito, os estudantes precisam conhecer os protocolos locais para realizar o atendimento adequadamente. Muito feliz por mais uma contribuição acadêmica para o serviço”, disse a docente Domitilia Bonfim.

A estudante Débora Alves Monteiro participou do projeto e destacou que o calendário tem o objetivo facilitar o atendimento do enfermeiro na demanda espontânea em atenção primária à saúde.

“Foi realmente uma ótima experiência construir esse projeto, que começou como trabalhou acadêmico e pôde tomar uma proporção muito maior graças à parceria com a ABEN-DF. Elaboramos um material acessível, organizado, objetivo e resolutivo que visa facilitar o atendimento do enfermeiro na Demanda Espontânea em Atenção Primária à Saúde. É gratificante vivenciar essa experiência ainda na faculdade, uma vez que a ESCS proporciona a real inserção no SUS e nos permite entender a realidade e, assim, desenvolver projetos promotores de mudanças e melhorias”, destacou a estudante de Enfermagem.

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A Coordenação do Curso de Enfermagem Convida a Todos Para a 12ª Semana de Enfermagem da ESCS

CONVITE PÚBLICO

O período de 12 a 20 de maio é tempo de Festa da Enfermagem!

 

A Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem tem o prazer de convidá-los para a comemoração da 12ª Semana de Enfermagem ESCS e 83ª Semana Brasileira de Enfermagem.

Destacamos a Abertura da 12ª Semana de Enfermagem da ESCS que acontecerá no dia 18/05 às 13h00 no auditório da FEPECS.

O evento acontecerá, conforme programação abaixo, com atividades presenciais no grande auditório da FEPECS e  remotas com transmissão pelo Canal da ESCS no YouTube.

Data e Horário Programação 12ª Semana de Enfermagem da ESCS

 

12/05 Abertura Oficial da 83ª SBEn – Canal YouTube da ABEn Nacional
16/05

19h30

Reorganização da Atenção Primária de Saúde em

cenário pós-pandêmico – Canal YouTube da ESCS

17/05

19h30

Empreendedorismo em Enfermagem

Canal YouTube da ESCS

 

 

18/05

13 às 18h

(Auditório FEPECS)

Abertura 12ª SBEn  
A escuta do sofrimento nas práticas de saúde
A produção acadêmica em Enfermagem na ESCS
Painel – Perspectivas para a Enfermagem no enfrentamento em cenário pós-pandêmico.
Mesa redonda liderança estudantil – A construção de

 lideranças em tempo de crise

Violência doméstica e o papel da Enfermagem no seu enfrentamento nos tempos atuais

18/05

19h30

Violência doméstica e o papel da Enfermagem no seu enfrentamento nos tempos atuais

Canal YouTube da ESCS

18/05

20h

Pobreza menstrual

Canal YouTube da ESCS

20/05

14 às 17h
(Auditório FEPECS)

Encerramento da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem

Premiação do 17º CEPEN

A 12ª Semana de Enfermagem oferecerá certificação de Evento de Extensão, conforme a participação em cada atividade. Para isso haverá inscrição prévia e registro de participação nas atividades, por meio de plataforma de evento https://www.sympla.com.br/evento/12-semana-de-enfermagem-escs/1568316

Como parte integrante da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem, a ABEn-DF promove o 17ª Prêmio CEPEN. Visite o site https://www.aben-df.com.br/ e participe https://www.aben-df.com.br/cursos_e_eventos/2022/17_premio_cepen/17premiocepen_regulamento

Depois de dois anos sem evento presencial, teremos a alegria de nos encontrar e comemorarmos a vida e algumas boas conquistas que tivemos na profissão! A luta por melhores condições… Isso faremos sempre! Inclusive para ser exemplo para os nossos estudantes!

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ENFERMEIRAS FORMADAS NA ESCS/FEPECS CRIARAM O GUIA DE ENFERMAGEM DA FAMÍLIA E COMUNIDADE VOLTADO À ATENÇÃO PRIMÁRIA

ENFERMEIRAS FORMADAS NA ESCS/FEPECS CRIARAM O GUIA DE ENFERMAGEM DA FAMÍLIA E COMUNIDADE VOLTADO À ATENÇÃO PRIMÁRIA

 

Diante do aprimoramento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), enfermeiras formadas na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) criaram o Guia de Enfermagem da Família e Comunidade, que a princípio era um trabalho acadêmico e se tornou um guia essencial para o fortalecimento da atuação da enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Enfermeiros DF e em dezembro de 2020, o Guia foi selecionado laboratório de inovação da OPAS. O Guia de Enfermagem da Família e Comunidade é um material de acesso digital voltado para os estudantes e profissionais da Atenção Primária à Saúde, que tem como objetivo condensar diversos tópicos da linha de cuidado primários ao paciente.

A ESCS/FEPECS parabeniza enfermeiras envolvidas pela iniciativa tão importante e essencial.

Para acessar o Ebook CLIQUE AQUI 

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ESCS/FEPECS realiza projetos voltados ao Maio Laranja

ESCS/FEPECS realiza projetos voltados ao Maio Laranja

 

Você sabia que o Maio Laranja é uma iniciativa nacional que visa promover a conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes? De acordo com os dados da organização (www.maiolaranja.org.br), a cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre um a cinco anos de idade.

Diante desses dados alarmantes, os alunos do terceiro ano de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) desenvolverão um projeto de extensão curricular do eixo IESC (interação ensino-serviço-comunidade) com orientação da docente de medicina Ana Beatriz Schmitt Silva. Serão realizadas diversas atividades referentes à Campanha Maio Laranja, em conjunto com o Serviço de Orientação Educacional da Escola Classe 410 de Samambaia Sul.   Os objetivos esperados com o projeto serão promover maior visibilidade ao tema e sensibilização da população por meio de ampla discussão sobre o assunto e, sobretudo, prevenção, reconhecimento de situações de risco, identificação da rede de apoio, além dos canais de denúncia de casos de violência.

Inicialmente haverá uma palestra dialogada a ser realizada pelos discentes de medicina da ESCS/FEPECS para o corpo docente da EC 410 de Samambaia e pais de alunos, para apresentação do projeto “Meu corpo, meu tesouro!” A proposta será desenvolvida com os alunos do ensino fundamental 1 da escola. Além das explicações sobre a campanha do Maio Laranja, será alertado sobre o uso abusivo das redes sociais pelas crianças e adolescentes. No Brasil um a três internautas são crianças e adolescentes, sendo que cerca de 33% deles escondem o que estão fazendo na internet. O tempo médio diário das crianças brasileiras na internet varia de 2 a 5 horas por meio de vídeos, mídias sociais e troca de mensagens.

A proposta visa alertar aos pais acerca dos impactos negativos do uso abusivo e sem supervisão dos responsáveis das redes sociais na faixa etária pediátrica, tais como contato com pessoas mal-intencionadas, acesso à conteúdo impróprio para idade, além de afetar o desenvolvimento cerebral e mental e atrapalhar a rotina de sono infantil. Muitas das formas de violência e abuso sexual infantil são realizadas de forma online. Será debatido sobre o papel dos pais, responsáveis e da escola quanto à prevenção da violência online, a necessidade de supervisão e maneiras de utilizar filtros com a criação de perfis em aplicativos específicos para crianças, além do bloqueio por senha de conteúdo impróprio para cada faixa etária. Por fim, será abordada a importância de estimular a autonomia da criança na realização da higiene corporal e íntima, estimulando o senso de autocuidado, autonomia e consciência corporal. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores. No Distrito Federal, no período de 2011 a 2020 foram notificados no Sinan/DF 20.100 casos de violências interpessoais.

O número de notificações em Brasília referentes ao ciclo de vida das crianças é de 6.637 notificações (33,0%), sendo a média de ocorrências entre 2011 e 2020 de 664 notificações ao ano. Na divisão por faixa etária as crianças menores de um ano detêm 12,9% das notificações, crianças com idade de 1 a 4 anos 37,1% e crianças com idade de 5 a 9 anos de idade 50% das notificações de violência. O aumento no total de notificações de violência contra as crianças no Distrito Federal entre 2011 e 2020 foi de 59,8%.Em relação à concepção da educação integral, a educação sexual ou educação em sexualidade engloba uma série de conhecimentos sobre saúde, corpo humano, identidade, sentimentos, bem-estar, consentimento, responsabilidade, autoproteção e tipos de toques que os outros estão autorizados ou não em relação ao corpo da criança e do adolescente, como forma de prevenção à violência sexual.

Para a educação integral, a responsabilidade pela educação sexual de crianças e adolescentes é compartilhada entre famílias e escolas e se mostra como alternativa de fonte mais segura de informações do que a internet ou outros meios afins. Neste quesito, os estudantes de medicina da ESCS/FEPECS, em conjunto com o Serviço de Orientação Educacional da Escola Classe 401 de Samambaia promoverão atividades lúdicas ao longo do mês de maio para todos os alunos do ensino fundamental 1, com a temática “Meu corpo, meu tesouro” com a finalidade de autoconhecimento e prevenção da violência sexual em crianças.

As atividades lúdicas serão ajustadas para cada faixa etária e grau de maturidade da criança. As práticas ocorrerão por meio de contação de histórias, teatro com fantoches, desenhos, gincana com jogos educativos e construção em conjunto de um corpo humano para sinalizar a importância do respeito e autoproteção e identificação dos tipos de toques que outras pessoas estão autorizadas ou não em relação ao corpo da criança, além da identificação da rede de apoio das crianças.

Para maiores informações sobre o projeto e parceria para a iniciativa Maio Laranja basta entrar em contato com a docente de medicina da ESCS/FEPECS, Ana Beatriz, pelo email: ana.beatriz@escs.edu.br

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ESCS/FEPECS DÁ INÍCIO AO PROJETO DE MENTORIA

ESCS/FEPECS DÁ INÍCIO AO PROJETO DE MENTORIA

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), com apoio do Serviço de Apoio Discente (SAD), iniciou nesta semana o Projeto de Mentoria ESCS/FEPECS.

A solenidade ocorreu de forma remota nesta segunda-feira (30) e foi conduzida pelas professoras Estela Ribeiro Versiani e Claudia Cardoso. Mentores e mentorados da ESCS/FEPECS e da Universidade de Brasília marcaram presença no evento virtual.

A proposta do projeto tem como essência o acolhimento e apoio mútuo entre estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS/FEPECS, contando com a parceria do Programa de Mentoria da Enfermagem da Universidade de Brasília.

O principal objetivo do programa é favorecer a transição e adaptação dos estudantes para a vida acadêmica por meio da estratégia de mentoria em prol do desenvolvimento pessoal e profissional.

Para eventuais dúvidas enviar e-mail para: sad@escs.edu.br

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Estudantes de Medicina da Liga de Emergência e Trauma da ESCS/FEPECS criam o Manual de Queimaduras para Estudantes

Estudantes de Medicina da Liga de Emergência e Trauma da ESCS/FEPECS criam o Manual de Queimaduras para Estudantes

O manual é um material de acesso digital que oferece orientações sobre a assistência em situações de urgência e emergência para o tratamento a pacientes com os mais variados graus de queimaduras

 

Diante do alto índice de acidentes ocorridos por queimaduras todos os anos no Brasil, os estudantes de medicina, que fazem parte da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) criaram o Manual de Queimaduras para Estudantes. A iniciativa contou com o apoio e orientação da Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ).

O Manual de Queimaduras para Estudantes é um material de acesso digital voltado para os alunos e todos os profissionais da assistência da área da saúde, que tem como objetivo condensar diversos tópicos da linha de cuidado ao paciente queimado. O material apresenta pontos que englobam desde a prevenção às sequelas após o acidente por queimaduras, passando pelo manejo pré e intra-hospitalar, aspectos nutricionais e complicações.

Estima-se que por ano, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes por queimaduras no Brasil. Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde e da SBQ, 77% dos casos acontecem em casa e em 40% com crianças de até 10 anos.

As queimaduras podem ser consideradas feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Embora o paciente queimado seja tratado em unidades especializadas, as portas de entrada nos serviços de saúde ocorrem nas unidades básicas, de emergências ou em prontos-socorros.

O estudante de medicina e um dos autores do projeto, Derek Chaves Lopes, falou da importância em ter participado da criação do Manual de Queimaduras.

“O projeto apresenta grande importância, em diversos aspectos, principalmente para os estudantes autores, que tiveram a oportunidade de participar de um trabalho científico com ampla revisão de literatura e contato com especialistas da área. Para os leitores, um manual direto, mas abrangente, de fácil leitura e de acesso digital. Para as instituições envolvidas, a aproximação entre a ESCS/FEPECS e a SBQ, com a possibilidade de futuros projetos”, destacou Derek Chaves Lopes.

A diretora da ESCS/FEPECS e pediatra Dra. Marta Rocha parabenizou a iniciativa dos estudantes envolvidos na criação do manual e destacou a qualidade do material.

“Os estudantes autores do projeto estão de parabéns. Foi uma iniciativa importante e necessária para a sociedade em geral. Com uma linguagem direta e clara, O manual oferece orientações sobre a assistência em situações de urgência e emergência para o tratamento a pacientes com os mais variados graus de queimaduras. Além disso, contou com a revisão cuidadosa de membros da Sociedade Brasileira de Queimaduras, validando o manual como um excelente instrumento de informação segura, centrado nas melhores evidências”, disse a diretora da ESCS/FEPECS.

Para acessar o Manual de Queimadura para Estudantes CLIQUE AQUI

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